Connect with us

DESTAQUES

JAICÓS | Oficina do Centro de Reabilitação beneficiará centenas de pessoas com equipamentos ortopédicos

Publicado

em

O município de Jaicós recebe nesta segunda (20), terça-feira (21) e quarta (22), a Oficina Ortopédica Itinerante do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), que integra o Programa Passo à Frente.

A oficina é uma ação do Ministério da Saúde, através da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), e com administração da Associação Reabilitar, organização social sem fins lucrativos que administra o CEIR.

A ação, que teve início na manhã de hoje, está sendo realizada no Salão Paroquial e beneficiará centenas de pessoas de Jaicós, Padre Marcos, Belém do Piauí, Itainópolis, Vera Mendes, Conceição do Canindé, Geminiano, Patos, Campo Grande e Massapê do Piauí.

Através da oficina, os pacientes atendidos são beneficiados com a produção de órteses e próteses, coletes, botas, palmilhas, sapatos para pé diabético e pé congênito, e meios auxiliares de locomoção, como cadeiras de rodas e de banho, muletas, bengalas e andadores.

Nessa etapa estão sendo tiradas as medidas para que os produtos sejam confeccionados conforme a necessidade de cada pessoa, com moldes específicos e personalizados. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Audeli Coutinho, somente de Jaicós, serão atendidas mais de 200 pessoas.

Publicidade

Em entrevista ao Cidades na Net, Audeli Coutinho disse que através da ação muitas pessoas com deficiência terão acesso aos equipamentos. “É uma ação muito importante, corremos muito atrás, fomos várias vezes no CEIR, na SESAPI, para que pudesse vir o caminhão para Jaicós. Hoje está sendo feita a triagem, onde muitas pessoas que tem deficiência vão conseguir uma órtese, prótese, botas ortopédica e também cadeira de rodas, porque apesar de já termos entregue várias cadeiras, ainda tem muita gente que não tem e essa oficina veio para que essas pessoas tenham acesso a esses equipamentos” falou.

Ele falou também que a equipe de saúde do município realizou a busca ativa, para que todos que necessitam sejam atendidos. “A equipe de saúde fez a busca ativa, pois muitas pessoas estão escondidas e não sabem ao que de fato eles tem direito, alguns sabem que tem direito a uma cadeira de roda, por exemplo, mas alguns ainda não tem esse conhecimento. Essa ação do Passo a Frente veio para prestar essa informação e trazer o pessoal até as equipes. Hoje paramos vários serviços para atender as pessoas, os carros estão indo buscar as pessoas que não conseguem se locomover para vir aqui fazer a consulta, a assistência com o fisioterapeuta e estar conseguindo esse atendimento que para eles é de grande valia, é qualidade de vida” disse.

Kelcileyane Conceição Pereira, Coordenadora dos Direitos da Pessoa com Deficiência no município, disse que a ação é de grande importância, pois grande parte das pessoas com deficiência não possuem os equipamentos. “É uma ação muito importante, pois possuímos em torno de 1200 pessoas com deficiência motora no município, segundo o IBGE de 2010. A maioria dessas pessoas não tem órtese, prótese, então esse programa é muito bom porque facilita o acesso a esses aparelhos de locomoção. Temos em Teresina, mas sabemos que para ir para lá é muito sacrificante para essas pessoas, então o programa é de grande importância para o município” falou.

Marcilene, que reside na zona rural de Jaicós e ganhará uma nova cadeira, disse que a ação é importante. “A ação é muito boa para os cadeirantes e todos que precisam dos equipamentos. Há muito tempo estava precisando do atendimento e não tinha condição, então com certeza foi muito importante para todos” disse.

Ana Sheila, que reside em Jaicós, levou a filha de 1 ano e seis meses para ser atendida. “O atendimento foi bom e a ação é muito importante. Minha filha não tinha equipamento e agora consegui, será produzida uma bota ortopédica para ela. Não tinha condição de adquirir e agora com essa ação consegui” destacou.

Anatália Maria de Carvalho, de Padre Marcos, que levou a avó para receber atendimento, disse que a mesma não tem condição de comprar uma cadeira. “É uma ação muito importante, muito boa. Minha vó usa uma cadeira emprestada porque ela não tem condição de comprar uma cadeira de roda, então a ação é muito importante para todos que precisam. Agora espero que dê tudo certo e com fé em Deus ela consiga a cadeira” disse.

Os atendimentos iniciam a partir das 08 horas da manhã e serão realizados até o fim da tarde da quarta-feira (22). Todos os equipamentos produzidos serão entregues no dia 20 de setembro, em uma solenidade de encerramento do projeto, que será realizada também no município de Jaicós.

Fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS