Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Prefeita Waldelina entrega 50 enxovais para gestantes na ‘Semana do Bebê’

Publicado

em

Durante o quarto dia da realização da 1ª Semana do Bebê em Jaicós,  que aconteceu nesta quarta-feira (20/08)  no Centro de Convivência dos Idosos (CCI) a prefeita Waldelina Crisanto entregou 50 kits de enxovais para as mães gestantes do município cadastradas no programa “Meu Bebê, Minha Vida”, criado na atual administração para beneficiar as mães da zonas urbana e rural do município.

O programa – implantado no município pela atual administração e batizado de ““Meu Bebê, Minha Vida” no ano passado – é desenvolvido pelas secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde e consiste em oferecer acompanhamento de pré-natal às mulheres grávidas das zonas rural e urbana do município, durante os nove meses de gestação. Por meio desta ação, elas passam por consultas periódicas com médico nas unidades de Saúde, além de participarem de palestras educativas, que abordam vários temas, como aleitamento materno, saúde bucal do bebê, nutrição, entre outros.

Antes da entrega dos kits de enxovais o enfermeiro, Dr. Nero Francisco, coordenador de Atenção Atençaõ Básica da Saúde, ministrou uma palestra para as mães  e gestantes, onde abordou o tema “Amamentação” .

“Consideramos que o leite materno é o melhor alimento, é o melhor remédio, além de ser a melhor vacina. Indo além da questão de proteção, o ato de amamentar é envolto pela humanização, proporcionando o contato olho no olho, o afago e o aconchego entre mãe e filho” explicou Nero.

Nesta quarta-feira  (20/08) pela manhã, foi realizado no Hospital Florisa Silva como parte integrante da programação da 1ª Semana do Bebê de Jaicós, o Teste do Pezinho- um exame simples, porém de grande importância para garantir o desenvolvimento saudável da criança. Para a sua maior eficácia, a Secretaria Municipal da Saúde alerta que ele deve ser feito entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê. Realizado gratuitamente, é uma ação preventiva que permite fazer o diagnóstico de diversas doenças congênitas complexas que podem não ter sintomas aparentes nos recém-nascidos.

Publicidade

Fechando a programação do 4º dia da Semana do Bebê em Jaicós, foram realizadas na tarde desta quinta-feira (20/08) duas palestras. A primeira direcionada para puerpas (que tiveram filhos recentemente) e gestantes, que teve como tema “Saúde Bucal da Gestante e do Bebê” foi ministrada pelo odontólogo Dr. Marcellus Vinícius.

A segunda palestra ministrada pelo psicólogo Dr. Evilásio Moura, contou com a presença de alunos da Escolinha Pequeno Polegar e Padre David e abordou o “Bullyng” termo da língua inglesa usada para designar atos de acossamento, ameaça, assédio e intimidação.

Segundo o psicólogo “a palestra é importante, pois mostra às crianças a seriedade e o perigo dessa prática, que podem atrapalhar tanto a vida escolar da criança como deixar marcas que seguirão o indivíduo por toda sua vida”.

http://www.portalsaibamais.com/novo/wp-content/uploads/2014/08/DSC_14142.jpg

http://www.portalsaibamais.com/novo/wp-content/uploads/2014/08/DSC_1523.jpg

Ascom/SaibaMais

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS