Connect with us

DESTAQUES

JAICÓS | Prefeitura oferece transporte, hospedagem e alimentação e leva cerca de 120 pacientes todos os meses para Teresina

Publicado

em

O relógio marca 00:00 horas na cidade de Jaicós. É o fim da quarta-feira (10) e início da quinta, 11 de julho. Enquanto muitos dormem, a gestão “Uma Nova História” segue trabalhando. É nesse horário que as vans saem com destino à capital Teresina, levando aqueles que precisam cuidar da saúde.

Mesmo após um longo e cansativo dia de trabalho pela cidade de Jaicós, o prefeito municipal, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, esteve acompanhando a saída das duas vans, que levaram mais de 25 pessoas para realizarem tratamentos de saúde em Teresina.

Os carros saem todas as semanas, na madrugada das quartas e domingos, mas nesse dia, em especial, considerando o grande número de pessoas e para garantir a segurança e o conforto dos pacientes, o gestor autorizou a ida dos dois veículos.

O ponto de partida é o prédio que abriga a Secretaria Municipal de Saúde e a Policlínica Amélia Crisanto, no bairro Serranópolis, que inclusive, está passando por uma ampla reforma, para melhor atender à população de Jaicós.  Antes da saída, o gestor faz questão de orientar os trabalhadores, quanto aos cuidados na estrada e com os pacientes.

Em entrevista, o prefeito Neném de Edite disse que antes havia uma grande dificuldade para transportar os pacientes para a capital. “O transporte desses pacientes é uma coisa nova na nossa gestão, antes havia uma grande dificuldade para os pacientes se locomoverem de Jaicós para Teresina, e agora temos duas vans novas, adquiridas na gestão “Uma Nova História”. Uma van sai do domingo para a segunda e a outra da quarta para a quinta. As vans garantem o conforto para esses cidadãos que vão fazer tratamento em Teresina” disse.

O serviço de transporte de pacientes para tratamento fora do domicílio é realizado desde o início da gestão “Uma Nova História”, mas antes o município fretava uma van para oferecer a ação, tendo assim um custo maior.

Publicidade

Hoje, com as vans conquistadas pela gestão, com o apoio do deputado federal Júlio César, a Secretaria de Saúde consegue oferecer o benefício com maior eficiência, conforto, segurança e mais economia para o município, levando todos os meses, cerca de 120 pacientes para a capital piauiense.

Em entrevista ao Cidades na Net, a secretária de Saúde, Audeli Coutinho, disse que o trabalho gera muitas despesas, mas é gratificante para a gestão poder ajudar as pessoas que realmente precisam. “É um trabalho dispendioso para a gestão, mas é gratificante para a gente porque são pessoas que realmente não tem condições de arcar com essa locomoção. Então, todos os domingos e quartas saem as vans e quando tem uma quantidade grande de pessoas colocamos as duas. E sabemos que não são pessoas que estão indo brincar, passear, mas que vão realmente em busca de uma saúde, de sobrevivência” falou.

Ela informou que há pessoas que precisam ir constantemente para Teresina realizar tratamentos. “Hoje tem pessoas que não passam 20 dias sem ir à Teresina, os que fazem tratamento de CA. São pessoas que em outra época teriam que arrumar um lugar para ficar lá, porque não teria como estar indo e voltando. Hoje a gestão está dando essa comodidade dos pacientes irem e voltarem. Temos depoimento de pessoas que estão fazendo constantemente sessões de Quimioterapia e de Radioterapia, sem precisar ficar lá”.

Audeli também disse que a ação ajuda as pessoas mais carentes. “É uma ação de suma importância, a gente se põe no lugar dos mais carentes, pessoas que não tem condições, não tem um emprego ou as vezes tem um benefício que mal dá para comprar a alimentação e o medicamento. E os custos hoje de passagem são altos” falou.

Ela disse que a secretaria ainda disponibiliza outros veículos, em casos mais urgentes.  “Somente na van normal, são 120 pessoas que transportamos por mês, quando tem a outra ultrapassa, chega a cerca de 145, fora outros veículos que acabamos enviando, dependendo da situação, como em casos de cirurgia. E para quem precisa ir a Teresina deve vir aqui na secretaria e agendar o nome na lista. Já temos pessoas agendadas até para novembro, porque as pessoas agendam conforme a marcação do atendimento” disse.

Além do transporte, a gestão municipal disponibiliza também hospedagem e alimentação. Os pacientes ficam instalados na Pousada Colonial, tendo um local para descanso e acesso às três refeições do dia.

Publicidade

A gestora da Saúde destacou que a secretaria e prefeitura tem se esforçado para oferecer todo o suporte necessário. “Tem também a pensão. A gente direciona, leva para a pensão, pega na pensão, ou seja, essas pessoas não tem custo nenhum. Elas sem daqui no transporte do município e vão direto para a pensão, tomam o primeiro café lá, voltam para almoçar na pensão, voltam a tardinha já após terem jantado. A secretaria, juntamente com a prefeitura, tem feito de tudo para dar esse suporte aos pacientes”.

Ela ainda falou que a demanda aumentou significativamente, e consequentemente, também o investimento. “A nossa demanda de pessoas é grande. Se você ver no portal da transparência, o que a gente pagava de pensão era 7, 8, 10 mil, e hoje estamos pagando de 20 a 23 mil reais, o que mostra a quantidade de pessoas que estão sendo beneficiadas. E nós não fazemos discriminação de ninguém, se a pessoa precisou e o carro tem vaga a gente coloca o nome” disse.

A população agradece

Joclivan Costa, que trabalha realizando o transporte dos pacientes de Jaicós a Teresina há mais de 2 anos, disse que Deus tem usado o gestor para ajudar as pessoas que necessitam. “Agradeço a Deus pelo privilégio de trabalhar na gestão e agradeço porque Deus tem usado Neném para beneficiar muitas pessoas que vemos no dia a dia que não tem condição financeira. Em todas as viagens a van vem lotada com pessoas que vemos que tem grande necessidade. E eu vejo essas pessoas sendo gratas ao prefeito Neném de Edite” falou.

Ele também falou que a cidade ganhou muito ao eleger Neném de Edite. “Jaicós está de parabéns porque hoje tem um prefeito de uma gestão boa, que cuida dos necessitados. Jaicós só tem a agradecer, pois ganhou muito elegendo Neném de Edite como prefeito” disse.

Joclivan ainda explicou como funciona o transporte dos pacientes. “Na nossa rotina geralmente saímos de Jaicós à meia noite e chegamos em Teresina por volta das 5 da manhã. Nós distribuímos o pessoal nas clínicas para fazerem seus exames, cirurgias, e no final da tarde, depois que todos resolvem o que tem para resolver, a gente retorna para Jaicós” explicou.

Publicidade

Elielton de Sousa Costa, que também trabalha na saúde de Jaicós, disse que o intuito é ajudar as pessoas e contribuir sempre para a saúde do município. “Nosso trabalho é diário, não cessa, graças a Deus. Nossa rotina é de estar levando o pessoal para Teresina, trazendo, encaminhar cirurgias, exames, buscando ajudar as pessoas de todas as formas. Nossa rotina diária é de receber nossos jaicoenses e cuidar deles. E nós cuidamos com vontade, estamos sempre a disposição de todos, no intuito de estar sempre contribuindo para a saúde do nosso município” falou.

Marinalva Maria Lopes, 35 anos, que reside no povoado Umburanal, e viajou no domingo (14) para Teresina, disse que o transporte tem ajudado muitas pessoas. “Para mim é muito importante esse transporte, porque tinha muitas pessoas que não tinha condições de ir para Teresina fazer uma consulta, às vezes tinha que ir pagando e é com muito sacrifício para ir em Teresina e voltar pagando passagem, eu que já fui muitas vezes sei o quanto custa. Graças a Deus que agora tem esse transporte que ajuda muita gente” disse.

Ela ainda disse que já viajou várias vezes, ficou hospedada na pensão e sempre foi bem tratada. “Já viajei várias vezes e em todas, a viagem foi tranquila, sempre somos bem tratados. Já fiquei na pensão também, lá é bom, sossegado, todos são bem recebidos, tem cama para todo mundo, banheiro, café da manhã, almoço. É muito bom porque muita gente não tem condição de ir para lá, pagar almoço, pensão, então tem ajudado muito a várias pessoas” falou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS