Connect with us

DESTAQUES

JAICÓS | Projeto AGT desenvolverá curso de sistemas agroflorestais no Pov. Várzea Queimada; Campanha arrecada recursos

Publicado

em

O povoado Várzea Queimada, localizado na zona Rural do município de Jaicós, receberá no mês de janeiro de 2018 mais uma ação viabilizada por meio do projeto A Gente Transforma, que teve início na comunidade no ano de 2012 e é coordenado pelo designer Marcelo Rosenbaum.

O MAIS – Movimento de Agroflorestores de Inclusão Sintrópica, vai realizar um curso gratuito de sistemas agroflorestais para os moradores de Várzea Queimada dos dias 26 a 28 de janeiro de 2018, com o agroflorestor Antonio Gomides.

Para o desenvolvimento do curso, está sendo realizada uma campanha com o objetivo de arrecadar o valor de 2.000 (dois mil reais) para arcar com os custos locomoção, uma corrente para motoserra + gasolina, mudas, sementes e ajuda de custo para equipe de filmagem.

O MAIS, é um movimento de solidariedade e luta pela mudança, que tem como propósito regenerar áreas degradadas pelo homem, através da disseminação da agricultura sintrópica. As campanhas de financiamento coletivo como esta, são feitas para que pequenos produtores rurais, agricultores familiares ou comunidades tradicionais, indicados seguindo critérios sócio econômicos, geográficos e de vínculo interpessoal com os integrantes do movimento, possam se consolidar como multiplicadores da sintropia em suas regiões.

O Movimento de Agroflorestores de Inclusão Sintrópica (MAIS) tem uma ligação umbilical com a comunidade. Um dos moradores de Várzea, Martinho Barbosa, foi aprender sobre agricultura sintrópica no Sítio Semente, em Brasília, no começo de 2016. A história do produtor, que através do financiamento coletivo articulado pelo idealizador do MAIS, Antonio Gomides, foi compartilhada com a turma, e a possibilidade de transformação social, por meio da agrofloresta, tocou os alunos, dando origem ao movimento.

Publicidade

Desde então, foi viabilizada a ida de 2 agricultores de Santana do Cariri – CE, Antonio da Silva e Maria Marilene da Silva. O intuito agora é fortalecer a agrofloresta na região da Chapada do Araripe, com a realização de um curso gratuito para os agricultores de Várzea Queimada, também como uma forma de celebrar os 2 anos de existência do MAIS, criar uma rede de apoio para seu Martinho seguir com seus sonhos e retribuir o povoado que inspirou o movimento com o início de um grande sistema agroflorestal.

 Saiba como contribuir

Fonte: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/curso-de-agrofloresta-em-varzea-queimada-pi

Foto: Tatiana Cardeal

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS