Connect with us

Jaicós

Jaicós realiza II Fórum Comunitário, mostra conquistas em grande feira e é elogiado; veja fotos

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Jaicós, articulada com as Secretárias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente, Comissão Intersetorial pró-Selo e Conselho Tutelar, promoveu na manhã desta quarta-feira, 15, o II Fórum Comunitário do Selo Unicef – Município Aprovado, edição 2013-2016.

Com o tema “Eu e meu Município crescendo juntos”, o II Fórum teve como objetivo  apresentar os avanços dentro do Plano de Ação Municipal, que havia sido elaborado no 1º Fórum, realizado em agosto de 2014. Ou seja, o município compartilhou com a população os bons resultados e apresentou o que de concreto aconteceu com relação às Ações Estratégicas de Políticas Públicas e Participação Social.

DSC_6507

O 2º Fórum aconteceu em dois momentos, a Feira das ações estratégicas e a plenária. A Feira foi realizada na quadra poliesportiva do Centro, onde o município  expôs os avanços, as conquistas e os desafios na área da educação, saúde, assistência social, esportes e obras.  A Feira foi um grande sucesso, tanto em participação, como na exposição das conquistas nas áreas planejadas, mostrando, ainda, as grandes potencialidades e a cultura do município Jaicós.

O evento  contou, ainda, com apresentações de capoeira com grupo Cordão de Ouro, apresentações  de dança com Grupo Icós, do Ponto de Cultura, além Capoterapia,  que envolveu membros  da ABAE – Associação Beneficente Anjos da Esperança, e, também, dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

DSC_6630

Na abertura na plenária, a prefeita Waldelina Crisanto agradeceu o empenho e a dedicação das secretarias e demais envolvidos na realização das ações propostas pelo Unicef. “Estão todos de parabéns. Um belíssimo trabalho foi feito desde o primeiro Fórum. Essas ações são importantíssimas em prol da melhoria na qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes, por quem tenho um carinho muito grande. Muito do que foi feito as vezes passa por despercebido aos olhos da sociedade, mas esse evento tornou público todo o nosso esforço. Aqui está o fruto do nosso trabalho, uma mostra que as nossas crianças estão tendo seus direitos efetivados”, disse.

Publicidade

DSC_6631

O secretário de Obras, Dr. Crisanto Neto, falou da satisfação em participar da realização de mais um Fórum. “É uma alegria estar presenciando e participando este II Fórum, um momento de grande interesse para o nosso município. Esse evento é uma espécie de prestação de contas da gestão com a população, com a sociedade civil, uma oportunidade de apresentar todas as ações que foram empreendidas pelo município com o objetivo de garantir os diretos das nossas crianças e adolescentes. Toda a gestão se empenhou para a efetivação das políticas públicas e vai continuar trabalhando para superar também os desafios, de forma que nossas crianças continuem sendo assistidas”, disse.

DSC_6574

Para Arlete Dias, presidente do CMDCA, todo esforço para desenvolver as ações com excelência valeu apena.  “O Fórum foi positivo, um grande sucesso. Hoje mostrarmos para população como avançamos e evoluímos, o que fizemos em prol das crianças e adolescentes do município de Jaicós”, disse.

DSC_6588

A articuladora do Selo Unicef Aylane Luz, que apresentou o  diagnóstico atualizado e o Plano de Ação do Selo Unicef, salientou que o momento é de satisfação pelo trabalho que foi desenvolvido.  “O sentimento é de muita alegria, de gratidão e dever cumprido, pois foram muitas as etapas vencidas até chegar aqui, e essas conquistas não são minhas, e sim, do nosso município. Espero que consigamos a provação do Selo para engrandecer ainda mais as políticas públicas  do nosso município”, pontuou.

DSC_6650

A mediadora Lucileide Rodrigues, que representou o Unicef, parabenizou o município pelas ações desenvolvidas. “Estou aqui para avaliar as ações e ver se o município está realizando o Fórum de acordo com a proposta do Selo Unicef. Percebe-se que o município se  empenhou  em fazer acontecer, para realmente garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. Isso é nítido. Gostaria de parabenizar pela Feira, que foi brilhante, a participação da comunidade, das crianças, as exposições, enfim, o  Fórum foi lindo, realizado com muito sucesso”, avaliou.

A mediadora ainda  parabenizou o município pelos avanços na área da saúde. “O município de Jaicós está de parabéns nessa estratégia, por ter diminuído 88% dos casos de dengue e não ter registrado casos de microcefalia. Vale destacar que, dos municípios que estou sendo mediadora, Jaicós foi o único que já postou  a estratégia do mosquito, o que ainda não é obrigatório. Mais uma vez quero parabenizar o município”, concluiu.

Publicidade

DSC_6604

A plenária que aconteceu no auditório da Assistência Social e iniciou com entoação do Hino do Piauí, feita pelos adolescentes do NUCA. Em seguida, os  gestores  e representantes das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social e Obras apresentaram as ações realizadas no município. As três ações escolhidas  foram a ações de mobilização de combate ao mosquito da  dengue, Semana do Bebê e  Convivência como semiárido.

Ao término da plenária, a mediadora Lucineide Rodrigues realizou uma visita à sede do Conselho Tutela e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CDMDA, acompanhado da Articuladora do selo Unicef e a presidente do CMDCA, Aylane Luz e Arlete Dias, com o objetivo de avaliar o grau de funcionamento, dentre elas, estrutura e atendimento.

DSC_6738

Prestigiaram todo evento a Waldelina Crisanto Presidente do CMDA, Artele Dias, os secretários de Obras, Dr. Crisanto Neto, articuladora, Aylane Luz do Selo Educação, Dalva Feitosa, de Saúde, Luciane Silva,  de  Esportes, Elis Pereira, de Assistência Social, Francisco das Chagas (Kim), o vereador, Elias Pereira, adolescente do NUCA , Kaila, representado a igreja católica Ana, da igreja batista, pastor Edinaldo, representado o Capitão de policia de Jaicós, Capitão Félix, o cabo José Silva.

Mais fotos:

 

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS