Connect with us

Jaicós

Jaicós sedia II Encontro Estadual do Projeto Semiárido Produtivo

Publicado

em

O Projeto Semiárido Produtivo, promoveu na quinta (16) e sexta (17), no município de Jaicós, o II Encontro Estadual do projeto, que aconteceu no Salão Paroquial e reuniu representas do IRPAA e das comunidades beneficiadas.

Durante a programação, que teve início ás 10 horas da manhã, entre outras atividades, os participantes, em grupos, realizaram uma análise, apresentando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças das comunidades. Em seguida, as ideias foram apresentadas e discutidas.

No período da tarde, foi realizada uma oficina sobre organização social, abordando tipos de organização, a partir do cooperativismo e associativismo.

Na sexta (16), os agricultores tiveram a oportunidade de participar de um intercâmbio, na cidade de Padre Marcos. Eles visitaram a propriedade do senhor Antônio Neto, na comunidade Recanto, para troca de experiências entre os agricultores representantes de 10 comunidades dos municípios de Queimada Nova, Geminiano, Francisco Santos e Campo Grande.

De acordo com a Assessora Produtiva no Núcleo de Execução do Piauí, Vanessa Neri, a visita teve o objetivo de proporcionar a troca de experiências. “A visita foi para conhecer a suas experiências como agricultor, cursos de capacitação em diversas áreas, o que lhe proporcionou ainda mais conhecimento para desenvolver técnicas de produção apropriadas para o semiárido, além da unidade de beneficiamento de frutas presente na comunidade e financiada com recursos da Fundação Banco do Brasil” disse.

Em entrevista ao Cidades Na Net, Tiago Pereira, coordenador institucional do IRPA, disse que o encontro é um momento estratégico. “O Encontro Estadual é um momento estratégico, que após 8, 10 meses de diagnóstico, de levantamento feito pelo IRPA já chegamos a um panorama atual do estado a partir da nossa área de atuação, vamos apresentar ás famílias, as lideranças da comunidades, parceiros, e a partir disso vamos fazer o planejamento das atividades de produção aqui no Estado” explicou.

 

Publicidade

Tiago ainda explicou quais serão as próximas fases do projeto. “Após esse encontro vamos tratar juntos às comunidades de oficinas temáticas, realizar o Cadastro Ambiental Rural para as famílias que ainda não tem, e a partir de janeiro de 2019 a gente começa a fazer a implementação das atividades práticas nas comunidades, que são basicamente as atividades de produção, seja ele animal ou vegetal.  Depois disso, o projeto da sequência por mais quase dois anos fazendo os investimentos coletivos” informou ele.

Paulo César, que atua na coordenação do projeto, explicou como funciona o Semiárido Produtivo. “Estamos completando 28 anos de trabalho pela convivência com o semiárido, atuamos em 5 estados e um deles é o Piauí […]. Estamos levando para as famílias que moram no campo as técnicas de trabalho de convivência com o semiárido, comungando muito também do conhecimento que essas famílias já tem, vendo de que forma o projeto pode complementar com estruturas” falou.

Na cidade de Jaicós, as atividades estão sendo desenvolvidas na comunidade Santo Antônio. Paulo César explicou o que já foi realizado. “Aqui em Jaicós já aplicamos diagnóstico, teve algumas reuniões comunitárias e apontamos alguns investimentos familiares na questão de criação de pequenos animais como bode, galinha, algumas famílias com experiência de criação de abelhas, enfim. Mas é algo que ainda está sendo levantado, nada de concreto, pois ainda estamos na fase de estudo. Uma vez detectado o desejo da comunidade, o potencial, a gente faz o estudo de viabilidade para saber se é viável ou não, tem toda uma análise para a gente começar os investimentos” disse.

Sobre o Projeto

Está em desenvolvimento nos estados do Sergipe, Alagoas, Bahia, Pernambuco e Piauí, o projeto Semiárido Produtivo, que é executado pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), com o objetivo de organizar e fortalecer a produção agropecuária individual e coletiva de agricultores familiares que trabalham diretamente com a atividade.

Publicidade

O projeto, que é financiado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), trabalha com ações voltadas para a convivência com o semiárido. O projeto tem duração de três anos, e os agricultores beneficiados recebem investimentos nas áreas de criação animal, avicultura, apicultura, sementes crioulas, fruticultura e horticultura.

No Piauí, as ações estão sendo realizadas em 13 comunidades rurais distribuídas nos municípios de Jaicós, Geminiano, Campo Grande do PI, Queimada Nova, Itainópolis e Francisco Santos. Ao todo, 100 agricultores serão beneficiados.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS