Connect with us

Jaicós

Jaicós sedia oficina do projeto Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; evento segue até esta quarta (24)

Publicado

em

O município de Jaicós está sediando uma Oficina de Planejamento do projeto Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O evento, que acontece no auditório da Assistência Social, teve início na manhã de hoje (23) e segue até esta quarta-feira (24).

Durante a oficina, que está sendo dirigida pelo Coordenador do escritório do PNUD, no Piauí, Maurilo Oliveira e pelo Geógrafo e consultor do PNUD para o projeto de integração entre os ODS e o PPAs municipais da região do Vale do Itaim, Marcelo Gonçalves, estão sendo apresentados os ODS e ações que se enquadrem na realidade do município, entre ouros pontos.

Maurilo Oliveira, Coordenador do escritório do PNUD, no Piauí, informou o que está sendo abordado na oficina. “Essa é uma oficina de planejamento que dura dois dias. O consultor especialista está apresentando os ODS e as ações que são mais relacionadas com a realidade do município. Os ODS formam uma ajuda global, que é genérica, então, precisa ser trazida para a realidade de cada contexto, para que isso se torne uma ferramenta efetiva de desenvolvimento. Utilizando os ODS, suas metas e indicadores, para que a gente possa ter parâmetros e saber como desenvolver o município” explicou.

Ele também falou do objetivo do projeto, destacando que o intuito é elevar o índice de desenvolvimento humano. “Esse evento faz parte do projeto ODS Piauí, que é uma parceria do PNUD, com o governo do estado, visando elevar o índice de desenvolvimento humano do estado, e para isso estamos implementando uma séria de ações, com o intuito de elevar a capacidade de planejamento dos municípios do Piauí, como forma deles também contribuírem para os indicadores do índice de desenvolvimento do estado” falou.

O coordenador ainda disse que o objetivo é estender o projeto para todos os territórios do estado. “O projeto iniciou pelo território do Vale do Itaim e pretende se estender por todos os territórios, à medida que conseguirmos mobilizar mais recursos. A princípio estamos trabalhando aqui, iniciamos no ano passado já com várias ações. Temos tanto ações de capacitação, como desenvolvimento de instrumentos por meio de implementação, para que a gente possa ir introduzindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para que a gene consiga solucionar ou dar uma reposta com mais eficácia para os desafios e demandas que os municípios tem hoje” disse.

O Projeto ODS Piauí, que representa a primeira iniciativa decorrente do acordo firmado em 2016, junto ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, possui pontos específicos alinhados à realidade local para criar mecanismos de planejamento e gestão eficiente, assegurando a participação social no contexto da Agenda 2030.

Publicidade

Os 17 ODS envolvem a erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem-estar, igualdade de gênero, água potável e saneamento, energia limpa e acessível, trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, ação contra a mudança global do clima; a vida na água, vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes, e as parcerias e meios de implementação.

Inicialmente, as ações do Projeto ODS serão executadas em três territórios: Serra da Capivara (18 municípios), Cocais (22 municípios) e Chapada Vale do Rio Itaim (16 municípios), que foram escolhidos por apresentarem os menores índices de desenvolvimento humano, apesar de terem potencial de crescimento econômico.

No momento, apenas o Vale do Rio Itaim está com o projeto em andamento; os demais aguardam o engajamento de novas parcerias e a mobilização de recursos.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS