Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Show com Forró da Monarquia encerra a XI Festa do Vaqueiro em Várzea Queimada; veja fotos

Publicado

em

Show com a banda Forró da Monarquia encerrou na noite deste domingo, 23, a XI Festa do Vaqueiro do povoado Várzea Queimada, município de Jaicós. A quadra de eventos da comunidade reuniu, por mais um ano, um grande público, consolidando o sucesso do evento cultural.

Clique aqui e veja a cobertura fotográfica da Festa do Vaqueiro!

A Festa teve início na tarde do sábado, 23, com a final do Campeonato de Futebol Amador, evento esportivo que há três anos integra a programação do evento. Os times Força Jovem, de Várzea Queimada, e Flamengo, de Jaicós, disputaram o título. Flamengo foi melhor e sagrou-se campeão 2015. A competição oferecia uma premiação de 1.300 reais para o campeão e 600 para o vice, além de troféus. Clique aqui e veja mais sobre o Campeonato!

Premiação dos vencedores do Campeonato de Futebol

Premiação dos vencedores do Campeonato de Futebol

Ainda no sábado, à noite, o evento teve um momento de beleza com a escolha da Rainha, Princesa e Madrinha dos Vaqueiros. Dez candidatas, todas da comunidade, participaram do concurso. Letícia Hillary obteve a preferência do júri e foi eleita com 84 pontos a Rainha dos Vaqueiros 2015. Em segundo lugar ficou a candidata Déssica Barbosa, sendo premiada como a Princesa dos Vaqueiros. E em terceiro, foi premiada como Marinha dos Vaqueiros, a jovem Márcia Martina.

Vencedoras do concurso

Vencedoras do concurso

Antes do desfile principal, foi realizada uma participação especial de crianças da comunidade e dos puxadores da cavalgada. Ao final, além das vencedoras do desfile concurso, todos os demais foram premiados. O primeiro dia da programação encerrou com festa na quadra de eventos, embalado por um paredão de som automotivo.

Publicidade

Clique aqui e veja fotos dos desfiles!

No domingo, 24, antes mesmo do nascer do sol, os vaqueiros começaram a se preparar para o longo dia de apresentações. Às 5h, a alvorada anunciou o segundo dia da programação e convidou os vaqueiros ao café da manhã comunitário. Em seguida, vestidos com os acessórios como gibão, luvas, protetor de peito, perneiras e o chapéu, os vaqueiros montaram em seus cavalos, inseparáveis companheiros de luta, e participaram da cavalgada. O grupo formado por 47 vaqueiros percorreu a comunidade e foi saudado pelo povo. Em meio aos valentes e guerreiros vaqueiros, a Rainha, a Princesa e a Madrinha dos Vaqueiros, que conduziam as bandeiras do Brasil, do Piauí e do município de Jaicós.

DSC_0544

A cavalgada encerrou em frente a Igreja do povoado, dedicada a São Sebastião, onde o padre Manoel Moura presidiu a missa solene da festa, um momento de homenagear aos vaqueiros, de agradecer e rogar por proteção no exercício da profissão, considerada de risco. No início da celebração, dois vaqueiros, idealizadores do evento, entraram no templo religioso levando a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e santa protetora dos vaqueiros.

DSC_0556

Após a missa foi servido o almoço comunitário, seguido dos aboios em versos, um canto típico do Nordeste brasileiro entoados pelos aboiadores Calixto, Galego e Agenilson, e outros convidados, como o repentista e ex-prefeito de Jaicós, Zé Reis.  Durante os aboios, foram distribuídos prêmios entre todos os vaqueiros.

premios vaq

À noite, a comunidade recebeu um grande público, que ocupou a quadra de eventos. Era grande a movimentação no povoado, que recebeu visitantes de Jaicós e várias cidades da região. Além do fator cultural, a festa se destaca também no setor econômico, com a geração de renda.

Publicidade

DSC_0836

O evento recebeu a visita de diversas autoridades, dentre estes políticos, como a prefeita de Jaicós, Waldelina Crisanto, o ex-prefeito Crisanto Neto, o prefeito de Massapê, Chico Carvalho, vereadores e secretários municipais de Jaicós, e o deputado estadual Firmino Paulo.

DSC_0722

Tradição que ultrapassa gerações
Organizada pelos vaqueiros Edmundo Ricardo, João da Cruz e Zezé de Frutuoso, com o apoio da comunidade, o evento tem, dentre outros, o objetivo valorizar e manter viva a cultura popular e homenagear o vaqueiro, uma das figuras mais representativas do Nordeste. O ex-vereador João de Edmundo, a vereadora Jozete Carvalho (Pretinha) e o secretário de Assistência Social, Francisco das Chagas Carvalho (Kim), também estiveram dentre os envolvidos na organização.

João da Cruz, filho e neto na cavalgada

João da Cruz, filho e neto na cavalgada

No povoado que ganhou visibilidade nacional através do artesanato da Toca das Descobertas, sendo alvo de dois projetos do renomado design Marcelo Rosenbaum, a paixão vaqueiro é muito forte e se mantém viva mesmo entre as novas gerações. Exemplo disso é a família do agricultor aposentado, João da Cruz, um dos idealizadores do evento. Ele participou da cavalgada ao lado do filho, Eusébio da Cruz, de 35 anos, e do neto, o pequeno Edson Ribeiro, de apenas 8 anos, que apesar da pouca idade, conduz o cavalo com maestria.

Mais fotos:

DSC_0879 DSC_0869 DSC_0830 DSC_0816 DSC_0831 DSC_0813 DSC_0809 DSC_0738 DSC_0732 DSC_0728 DSC_0719 DSC_0711 DSC_0677 DSC_0676 DSC_0670 DSC_0667 DSC_0663 DSC_0658 DSC_0659 DSC_0655 DSC_0643 DSC_0640 DSC_0630 DSC_0635 DSC_0621 DSC_0617 DSC_0626 DSC_0607 DSC_0611 DSC_0609 DSC_0595 DSC_0591 DSC_0587 DSC_0573 DSC_0578 DSC_0572 DSC_0562 DSC_0542 DSC_0546 DSC_0527 DSC_0521 DSC_0514 DSC_0511

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS