Connect with us

DESTAQUES

Jaicós terá manifestação em apoio à vaquejada neste sábado. Veja!

Publicado

em

A centenária cidade de Jaicós sedia neste sábado, 22, uma grande manifestação em apoio à vaquejada. O ato está sendo organizado por vaqueiros, criadores de cavalo e simpatizantes da vaquejada, importante atividade desportiva e cultural do Piauí.

A manifestação terá início às 7h, no Parque dos Vaqueiros, situado na saída para Massapê, com um café da manhã de acolhida dos participantes. Conforme a programação divulgada pela organização, às 8h tem início a cavalgada, que percorrerá as principais ruas da cidade.

No percurso, estão previstas, pelo menos, duas paradas, sendo uma em frente à Câmara Municipal, e outra em frente a Prefeitura Municipal, onde serão coletadas assinaturas para um abaixo assinado, e realizados pronunciamentos.

Saindo da Prefeitura, a cavalgada seguirá pela Avenida Engenheiro Ribeiro Gonçalves e pela Avenida Deputado Humberto Reis da Silveira, no trecho da BR 407, retornando ao Parque dos Vaqueiros.

cartaz-manifesto-vaquejada

Segundo a organização, a manifestação denominado #JaicosApoiaVaquejada reunirá cerca de 100 cavaleiros de Jaicós, das cidades da região e até dos Estados do Ceará e Pernambuco. Motoristas e motociclistas também irão participar da manifestação.

Publicidade

A manifestação é contrária a uma recente decisão do Supremo Tribunal Federal, de considerar a prática da vaquejada ilegal, a partir de uma ação direta de inconstitucionalidade proposta pela Procuradoria Geral da República a uma lei do Estado do Ceará. A decisão, porém, abriu caminho para que a prática seja banida em todo o país, se forem julgadas ações de amplitude nacional.

No Piauí, um projeto de lei foi apresentado na última terça-feira (18) na Assembleia Legislativa, regulamentando a vaquejada como atividade desportiva e cultural do Piauí. De autoria do deputado estadual João Mádison (PMDB), a proposta visa unificar as regras da Vaquejada e Cavalgada no Estado do Piauí, estabelecendo normas de realização dos eventos, do bem-estar animal, além de definir procedimentos e estabelecer diretrizes que garantam o bom andamento do esporte, através do controle e prevenção sanitário-ambientais, higiênico-sanitárias e de segurança em geral.

Em Jaicós, o plenário da Câmara Municipal aprovou, em sessão ordinária realizada na manhã desta sexta-feira (21) dois Requerimentos de autoria do vereador Benedito Alencar (PMDB), em que o parlamentar solicita a mobilização dos deputados estaduais e federais, no sentido de legalizar a vaquejada no Piauí.

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS