Connect with us

DESTAQUES

JAICÓS | Vereador Bosquinho solicita perfuração de poços na zona rural e 100 mil alevinos para agricultores familiares

Publicado

em

Três requerimentos de autoria do vereador João Bosco Evangelista Lima, o Bosquinho (MDB), foram aprovados pela Câmara Municipal de Jaicós, durante sessão realizada na manhã desta sexta (20), no plenário Deputado Humberto Reis da Silveira.

No primeiro requerimento, o vereador solicita ao Diretor Geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS/PI), Ângelo Guerra, a construção de um poço, com adutora, na localidade Juremal, zona rural do município de Jaicós.

Na justificativa, o vereador afirmou que o  poço tubular, com a adutora, é a forma mais democrática de o estado levar água até o cidadão que habita áreas menos povoadas e desprovidas do importante e precioso líquido. “A perfuração do poço e instalação de adutora na localidade Juremal irá melhorar a qualidade de vida dessa população, sendo que atualmente a comunidade dispõe de cerca de 30 famílias e a mesmas vão em busca de água em outras localidade” ressaltou.

Em outro requerimento, direcionado à Secretária de Estado do Desenvolvimento Rural, Patrícia Vasconcelos Lima, o vereador solicita a aquisição de 100 mil alevinos para agricultores familiares do município de Jaicós.

De acordo com ele, a ação visa o pleno e efetivo desenvolvimento do município, no sentido de incentivar e incrementar a piscicultura local. “Com o excelente índice pluviométrico que a região recebeu durante o período chuvoso, enchendo todos os reservatórios públicos, que até tão pouco tempo estavam secos, os alevinos, servirão para repovoamento das lagoas, lagos, barragens, barreiros e açudes de todas as regiões, os peixes são uma das alternativas de alimento e renda para centenas de famílias que vivem nas áreas rurais, sendo um trabalho com importância ecológica e socioeconômica” disse.

Publicidade

No terceiro requerimento, João Bosco solicitou ao Prefeito Municipal de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos , Osmildo da Silva Oliveira e ao Secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Luvercy Aldemar de Carvalho, a construção de uma adutora na localidade Saco da Serra, também na zona rural do município de Jaicós.

“A construção da adutora, uma vez instalada, deverá resolver definitivamente o problema de abastecimento de água, sobretudo, para consumo humano,  na região do Saco da Serra. É de grande relevância uma obra deste porte, que com certeza irá beneficiar uma população atingida pela falta de recursos hídricos em uma região, como já sabemos, que acumula os menores índices pluviométricos. A partir da construção desta adutora, os moradores viverão uma nova realidade” justificou ele.

Mais fotos da sessão:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS