Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Vereador Mávio reivindica poços tubulares e o piso salarial dos agentes

Publicado

em

O plenário da Câmara Municipal de Jaicós aprovou por unanimidade, na sessão ordinária desta segunda-feira (15), dois requerimentos do vereador oposicionista Mávio Silveira Carvalho, do PTB.

No primeiro, direcionado ao coordenador do Departamento Nacional de Obras de Combate à Seca (Dnocs) no Piauí, Antônio Djalma Bezerra Policarpo, o parlamentar solicita a perfuração de poços tubulares e a implantação de adutoras na zona rural do município.

Ao discutir o requerimento, o vereador enfatizou que o município tem sido castigado pela prolongada estiagem que assola toda a região do semiárido piauiense. “Apesar do inverno deste ano ter sido melhor que nos anos anteriores, o volume de chuva registrado não foi o suficiente para compensar os quatro anos de seca”, disse.

Segundo o vereador, o número de poços existentes no município é insuficiente para abastecer a população. “Além disso, os poucos poços que existem tiveram reduzido drasticamente a sua vazão. O abastecimento tem sido feito por meio de carros pipa, através do Exército, de forma deficiente, pois algumas famílias deixam de ser atendidas pela operação por estarem situadas próximas a adutoras e poços sem vazão suficiente para atender a toda a demanda”, pontuou.

Para o vereador, a perfuração de mais poços, a instalação de adutoras e o uso racional da água são medidas necessárias para resolver essa situação, oferecendo aos munícipes o que é garantido pela Constituição, que é o direito à água, garantindo dignidade de vida.

Publicidade
Plenário deputado Humberto Reis da Silveira

Plenário deputado Humberto Reis da Silveira

Em outro requerimento, o vereador petebista cobrou da prefeita municipal, Waldelina Sales de Moraes Soares Crisanto (PRP), o envio do Indicativo de Projeto de Lei que institua o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do município de Jaicós.

“O referente Indicativo é um anseio de toda a categoria, pois este fixa o piso de 1.014 reais no âmbito do município. A categoria hoje está recebendo apenas 788 reais, valor este muito abaixo do piso fixado por lei. Assim, encaminhamos o documento com vistas a fazer valer o Piso Nacional dos Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de nosso município”, disse.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS