Connect with us

DESTAQUES

João da Cruz Barbosa, um dos fundadores do Pov. Várzea Queimada, receberá Título de cidadão Honorário

Publicado

em

O senhor João da Cruz, que é um dos fundadores do Povoado Várzea Queimada, localizado na zona rural de Jaicós, e um dos mais antigos vaqueiros da comunidade, será agraciado com o Título de Cidadão Honorário.

A entrega da honraria foi aprovada na sessão realizada nesta sexta-feira (24), através do Projeto de Resolução Nº 05/2017, de autoria da vereadora Jozete Alves de Carvalho.

De acordo com a autora do projeto, João é merecedor do título devido a sua contribuição para o povoado Várzea Queimada. “O Sr. João da Cruz Barbosa merece receber o título de cidadão honorário do município de Jaicós, pois aqui criou sua família, e foi um dos fundadores do Povoado Várzea Queimada, fazendo benefícios, como também fortalecendo a cultura tradicional do Vaqueiro Nordestino” justificou a vereadora.

O homenageado João da Cruz Barbosa, nasceu em 24 de março de 1940 no Povoado Várzea, filho de Manoel Sebastião Barbosa e Maria Rosa da Paixão; casou-se em 11 de setembro de 1960 aos 19 anos de idade com Isabel Maria de Jesus, com quem teve 15 filhos, formando uma das primeiras famílias do povoado, onde todos possuem o mesmo sobrenome Carvalho ou Barbosa.

Projeto A Gente Transforma – Chapada do Araripe – Piauí.
Povoado Várzea Queimada, Município de Jaicós, Estado do Piauí. Fevereiro, 2012.
Foto: Tatiana Cardeal.

Segundo a vereadora, João da Cruz foi também um dos idealizadores da festa dos Vaqueiros, visando manter à tradição do vaqueiro nordestino, que hoje é reconhecida como profissão. A festa entrou para o calendário cultural do município de Jaicós através da Lei n° 1.000/2016. A festa foi idealizada com João da Cruz, Edmundo Ricardo e José Teixeira, com o intuito de promover o fortalecimento cultural e econômico do Povoado.

Publicidade

O vaqueiro João da Cruz também teve sua história narrada no livro e no documentário “Várzea Queimada, Espírito, Matéria e Inspiração” produzidos através do projeto “A Gente Transforma”, que começou a ser desenvolvido na comunidade no ano de 2012. O projeto é coordenador pelo designer Marcelo Rosenbaum e fez com que o povoado passasse a ser conhecido nacional e internacionalmente.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS