Connect with us

Jaicós

Lançado o programa de rastreio do câncer de mama em Jaicós; mães foram homenageadas

Publicado

em

[ad#336×280] Foi lançado oficialmente na manhã desta segunda-feira (12/05) no Centro de Convivência dos Idosos (CCI) em Jaicós, o  “Programa de Rastreio do Câncer de Mama” fruto de uma parceria da Prefeitura de Jaicós e a Clínica Biodiagnóstico em Picos, cujo objetivo é chamar a atenção da comunidade para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença nas mulheres acima dos 40 anos. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo.

A solenidade de lançamento do programa contou com a presença da prefeita Waldelina Crisanto, do secretário municipal de Saúde, Dr. Crisanto Neto, do coordenador da Atenção Básica de Sáude, enfermeiro Nero Francisco, secretária da Educação, Dalva Feitosa, secretário de Assistênca Social, Francisco das Chagas “Kim”, coordenadora do NASF, Katiúcia Dantas, coordenadora da Vigilância Sanitária, Kaline Sousa, enfermeira Raquel Monteiro, vereadores Elias Pereira e Olisabel Silveira; ex-vereador João de Edmundo, palestrante Dra. Sara Jane, demais representantes dos diversos segmentos da comunidade, incluindo várias mães.

Ao abrir o evento o secretário de Saúde, Dr. Crisanto Neto disse que além da garantia da mamografia, a Prefeitura disponibilizará o transporte para todas as mulheres de Jaicós se deslocarem até a Clínica Biodiagnóstico em Picos, onde será realizado o procedimento “toda semana, na segunda-feira, estaremos enviando as mulheres que fizeram o agendamento na Secretaria de Saúde para Picos”, explicou.

As mulheres interessadas em fazer o diagnóstico devem procurar a Secretaria de Saúde, o ACS ou a UBS do seu bairro ou povoado, apresentando o cartão do SUS para o devido encaminhamento.

“Para as mulheres que apresentarem suspeitas identificadas, o programa também garante todos os exames diagnósticos e caso seja confirmado o câncer, as mulheres realizarão o tratamento, no Hospital São Marcos, em Teresina. A prefeitura dará todo o suporte ao paciente, inclusive o transporte”, informou Dr. Crisanto.

Publicidade

O enfermeiro Nero Francisco, coordenador da Atenção Básica de Saúde, convidou todas as mulheres para que participem do programa: “Hoje, sabe-se que a cada hora, seis brasileiras recebem o diagnóstico de câncer de mama. Assim, o diagnóstico precoce torna-se essencial e esta campanha, este programa vem para alertar as mulheres a terem um dia para realização do exame de diagnóstico precoce do câncer de mama”.

A Dra. Sara Jane, médica radiologista que ministrou palestra sobre o câncer de mama, explicou “Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor é a capacidade de resposta ao tratamento. Além dos exames, queremos que esse seja um trabalho educativo que conscientize as mulheres sobre a importância da prevenção”, disse.

Após o lançamento do Programa de Rastreio do Câncer de Mama, a Secretaria de Saúde fez a entrega de enxovais para as mães gestantes.

Recebem os enxovais as gestantes que realizam o acompanhamento pré-natal de maneira correta, pela rede pública de saúde, e já realizaram pelo menos sete exames. A entrega desse material funciona como incentivo para que as grávidas cuidem corretamente de sua saúde e de seus bebês.

O NASF, coordenado por Katiúcia Dantas, realizou uma homenagem a todas as mães presentes com o sorteio de 60 brindes.

Publicidade

A homenagem as mães foi finalizada com os parabéns e o corte do bolo, que foi servido a todos os presentes.

Fonte: Ascom/SaibaMais

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS