Connect with us

Jaicós

JAICÓS: Levantamento preliminar aponta que 371 casas não tem energia elétrica

Publicado

em

Levantamento inédito feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) junto às distribuidoras de energia apontou que o Brasil ainda possui um milhão de residências sem luz. O número é muito maior do que o estimado pelo governo federal, que indicava com base em dados do Censo de 2010, apenas 378 mil residências ainda sem energia elétrica. Com os novos números apresentados, as distribuidoras pediram prazos mais elásticos para universalizar o acesso no país, meta que a presidente Dilma Rousseff fixou para o fim de 2014. Algumas, como as de Mato Grosso e Tocantins, querem jogar a meta para 2027.

Em Jaicós, segundo levantamento preliminar feito pelos agentes comunitários de saúde a pedido da Prefeitura, entre outubro de 2013 e início do mês de fevereiro de 2014, foram constatadas 371 residências sem energia elétrica.

Foram identificadas casas sem energia elétrica nas ruas, Manoel da Cruz Coutinho, Avelino Teles Feitosa, Olegário Luz, Avenida Governador Chagas Rodrigues, nos bairros, João Melé I e João Melé II, todos na sede do município.

Na zona rural do município, segundo o levantamento, foram encontradas casas sem energia elétrica na Tiriquinha, Pau Ferrado, Poço do Pato, Lagoa do Cupim, Umbuzeiro das Pedras, Chapada dos Morros, Picada, Lagoa do Sabino, Serrota, Chapada do Barreiro,  Lagoa Achada, Pau do Inxuí, Pov. Santo Antônio, Gameleira, Esquisito, Barreiro e Morais. Como nem todos os agentes comunitários de saúde entregaram o relatório, acredita-se que o número de residências sem energia elétrica em Jaicós ultrapasse os 371 lares.

O Programa Luz para Todos ainda está longe de garantir a universalização do fornecimento de energia elétrica no Estado do Piauí. De acordo com levantamento realizado pela gerência do programa no Piauí, ainda são necessários recursos adicionais em torno de R$ 240 milhões para concluir todas as ligações. Pelo menos 19 mil famílias piauienses ainda não têm acesso ao serviço de energia elétrica no Estado.

Publicidade

 

Fonte: Portal Saiba Mais

Facebook

MAIS ACESSADAS