Connect with us

Jaicós

Marcelo Rosenbaum anuncia novo projeto no povoado Várzea Queimada, em Jaicós

Publicado

em

http://scontent.cdninstagram.com/hphotos-xpa1/t51.2885-15/e15/10809610_1570623539880214_916064586_n.jpgO renomado designer Marcelo Rosenbaum usou as redes sociais para anunciar seu retorno ao povoado Várzea Queimada, zona rural do município de Jaicós. “Do dia 27 de março ao dia 5 de abril estaremos lá em um processo que revela aproximação dos saberes tradicionais e ancestrais de comunidades e pessoas que vivem nesse nosso Brasil profundo, distante de oportunidades e que carregam conhecimentos essenciais para o futuro do nosso país”, disse.

Rosenbaum visitará a comunidade acompanhado de outros cinco designers também brasileiros com o objetivo de criarem peças exclusivas para os colecionadores do Clube de Colecionadores de Design do MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo. “Os produtos não estarão à venda. Serão acessíveis apenas para aqueles que desejam ter uma coleção e fazer parte dessa história de união de saberes”, publicou.

“Será uma imersão no sertão do Piauí. […] Em Várzea Queimada, Jaicós. Uma comunidade que vive de bolsa família e aposentadoria, mas que com muita sabedoria sobrevivem na seca. […]Esse desafio me encheu de responsabilidade e vontade de levar para dentro de uma instituição que discute arte, a possibilidade de pôr em prática nosso pensamento sobre o Design Essencial”, disse Marcelo.

Rosenbaum definiu os moradores da comunidade como “um povo integrado com a natureza e rico na sua simplicidade de viver”.

AGT
Essa é a segunda temporada de Marcelo Rosenbaum no povoado Várzea Queimada. Em 2012, Rosenbaum permaneceu 15 dias na comunidade, onde desenvolveu o projeto o projeto “A gente Transforma – AGT”, que capacitou o grupo de artesãos da comunidade para a produção de novos objetos com a matéria-prima existente na região, como as borrachas de pneu e a palha da carnaúba, que resultou na Coleção Toca.

Clique aqui e veja mais sobre o AGT

Publicidade

O projeto ganhou repercussão internacional. As peças produzidas na comunidade são comercializadas no Brasil e no exterior.

Veja imagens dos produtos:

http://www.rosenbaum.com.br/wp-content/themes/rosenbaum/img/agt/edicao2/borracha/13.jpg

http://www.rosenbaum.com.br/wp-content/themes/rosenbaum/img/agt/edicao2/borracha/9.jpg

http://www.rosenbaum.com.br/wp-content/themes/rosenbaum/img/agt/edicao2/borracha/4.jpg

http://www.rosenbaum.com.br/wp-content/themes/rosenbaum/img/agt/edicao2/borracha/11.jpg

http://www.rosenbaum.com.br/wp-content/themes/rosenbaum/img/agt/edicao2/palha/3.jpg

http://www.rosenbaum.com.br/wp-content/themes/rosenbaum/img/agt/edicao2/palha/8.jpg

http://www.rosenbaum.com.br/wp-content/themes/rosenbaum/img/agt/edicao2/palha/7.jpg

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS