Connect with us

DESTAQUES

Com 106 anos, mulher mais idosa de Jaicós é homenageada pela Câmara

Publicado

em

A aposentada Ângela Maria da Conceição foi homenageada pela Câmara Municipal de Jaicós na sessão da última segunda-feira, 23. O vereador Flávio José de Macedo Silveira (PT) apresentou no plenário uma Moção de Congratulação e Aplausos à mulher mais idosa do município. Dona Ângela, como é conhecida, completou 106 anos de idade no último dia 20 de maio.

Na Moção, o vereador autor descreveu a homenageada.

Dona Ângela nasceu em 20/05/1910 em Jaicós e foi casada com Alípio Manoel do Nascimento (In Memoriam) com quem teve nove filhos: Clotildes Maria do Nascimento (Dona Tidinha), Maria do Nascimento,  Teresinha Maria do Nascimento, Maria das Mercês do Nascimento, Maria das Graças do Nascimento (Gracinha), Edmundo Alípio do Nascimento e José Arimatéia do Nascimento (Deim).

De estatura baixa, voz calma, dona Ângela transmite paz e tranquilidade e, não esconde no semblante a experiência de ter vivido mais de um século. Não é possível numerar a quantidade dos netos, bisnetos e tataranetos, pois a família é numerosa, e o último levantamento foi feito quando dona Ângela completou 100 anos.

Dona Ângela foi criada por Dona Celina e seu Benedito, de que tem grandes e boas recordações. Começou a trabalhar ainda cedo na vida e se casou aos 18 anos com seu Alípio.

Publicidade

Trabalhou na roça apanhando feijão e algodão, além de ser boa catadeira de algodão e feijão, dona Ângela trabalhou muito tempo também fazendo renda para colocar nas anáguas das moças da sociedade daquela época.

Outro trabalho, que lhe rendeu um bom dinheiro e ajudou na renda da família na época, foi à confecção de “surdão”, que ela fazia com suas próprias mãos, uma espécie de saco feito de croá que servia para armazenar e transportar, farinha, goma, feijão e outros alimentos para toda a região.

A história de vida da dona Ângela chama atenção não só pela longevidade dos seus anos, mas pela força e determinação de ter chegado até aqui, superando os medos interiores, as adversidades, sem perder a fé e a coragem de viver.

Foto: Portal Saiba Mais

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS