Com 106 anos, mulher mais idosa de Jaicós é homenageada pela Câmara
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 26/05/16
Comments 0

Com 106 anos, mulher mais idosa de Jaicós é homenageada pela Câmara

A aposentada Ângela Maria da Conceição foi homenageada pela Câmara Municipal de Jaicós na sessão da última segunda-feira, 23. O vereador Flávio José de Macedo Silveira (PT) apresentou no plenário uma Moção de Congratulação e Aplausos à mulher mais idosa do município. Dona Ângela, como é conhecida, completou 106 anos de idade no último dia 20 de maio.

Na Moção, o vereador autor descreveu a homenageada.

Dona Ângela nasceu em 20/05/1910 em Jaicós e foi casada com Alípio Manoel do Nascimento (In Memoriam) com quem teve nove filhos: Clotildes Maria do Nascimento (Dona Tidinha), Maria do Nascimento,  Teresinha Maria do Nascimento, Maria das Mercês do Nascimento, Maria das Graças do Nascimento (Gracinha), Edmundo Alípio do Nascimento e José Arimatéia do Nascimento (Deim).

De estatura baixa, voz calma, dona Ângela transmite paz e tranquilidade e, não esconde no semblante a experiência de ter vivido mais de um século. Não é possível numerar a quantidade dos netos, bisnetos e tataranetos, pois a família é numerosa, e o último levantamento foi feito quando dona Ângela completou 100 anos.

Dona Ângela foi criada por Dona Celina e seu Benedito, de que tem grandes e boas recordações. Começou a trabalhar ainda cedo na vida e se casou aos 18 anos com seu Alípio.

Trabalhou na roça apanhando feijão e algodão, além de ser boa catadeira de algodão e feijão, dona Ângela trabalhou muito tempo também fazendo renda para colocar nas anáguas das moças da sociedade daquela época.

Outro trabalho, que lhe rendeu um bom dinheiro e ajudou na renda da família na época, foi à confecção de “surdão”, que ela fazia com suas próprias mãos, uma espécie de saco feito de croá que servia para armazenar e transportar, farinha, goma, feijão e outros alimentos para toda a região.

A história de vida da dona Ângela chama atenção não só pela longevidade dos seus anos, mas pela força e determinação de ter chegado até aqui, superando os medos interiores, as adversidades, sem perder a fé e a coragem de viver.

Foto: Portal Saiba Mais

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

DESTAQUES

Piauiense morre após torre de transmissão cair na Bahia

O piauiense, identificado apenas como Isael, morreu em um grave acidente de trabalho na manhã desta quinta-feira (25), em Caetité, município do Centro Sul da Bahia. Isael e um outro homem,

Jaicós

Nova composição do Conselho Tutelar de Jaicós é empossada; fotos

Escolhidos através de uma eleição realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em outubro do ano passado, a nova composição do Conselho Tutelar do município de