Connect with us

Jaicós

Multidão de católicos acolhem os novos padres na Paróquia de Jaicós. Veja fotos!

Publicado

em

A centenária cidade de Jaicós viveu um momento especial na noite deste domingo (2). Uma multidão de católicos ocupou a frente da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Mercês para participarem da missa de acolhida dos novos padres.

Os tradicionais rituais canônicos tiveram início ainda na tarde, em Patos do Piauí, onde o padre Antônio Mendes foi apresentado à comunidade católica como administrador paroquial da Paróquia São Sebastião, que compreende também o município de Jacobina do Piauí.

DSC_0044 DSC_0009
[divider]
Clique aqui e veja fotos da missa de acolhida em Patos do Piauí.
[divider]
Ao chegar a terra do galo, o sacerdote recebeu simbolicamente a chave da cidade das mãos do capitão Lindomar Félix, comandante da Polícia Militar, que representou a prefeita Waldelina Crisanto. Em mensagem, o oficial deu as boas vindas aos padres. “A partir de hoje, entre nós, os senhores serão membros de cada família. Sejam muito bem vindos a Jaicós. Nossos votos é que possam nos ensinar, perdoar, consolar e abençoar. Nessa perspectiva de fé, queremos oferecer todo o nosso apoio e ajuda. Queremos somar e multiplicar, como convém ao podo de Deus”, disse.

DSC_0124
Capitão Félix dá boas vindas aos sacerdotes

A celebração religiosa solene teve início por volta das 19h e foi presidida pelo bispo diocesano, dom Plínio José, e concelebrada por vários padres da Diocese. O experiente padre Antônio Mendes Neto foi empossado como novo pároco. O padre Manoel Antônio de Moura assumiu a função de vigário paroquial.

DSC_1462[divider]
Clique aqui veja fotos da missa de acolhida e posse em Jaicós
[divider]
Na abertura, o bispo fez a entrega das chaves da Igreja Matriz ao novo pároco, que  abriu suas portas da Igreja Matriz e convidou os fiéis a adentrarem o templo sagrado. A celebração durou cerca de três horas. Durante o ritual, foi lida a provisão de pároco, que prevê a permanência do mesmo pelo período de seis anos na Paróquia, conforme legislação complementar da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

DSC_1430

O sacerdote também recebeu todos os utensílios utilizados em cerimonias pela igreja católica, livros com todas as informações da paróquia e conheceu o sacrário, o confessionário e o espaço de batismos. Dom Plínio explicou que o padre, ao assumir a missão, recebe também o poder, embora seja diferente do poder social, de mandar. “O padre Antônio está sendo instituído deste poder. O símbolo é a istola. A partir disso, ele passa a ser um servidor do povo de Deus”, frisou o bispo de Picos.

DSC_1435
Sacerdote recebe livros com informações da Paróquia

DSC_1415
Novo pároco conhece o sacrário da Igreja Matriz

DSC_1423
Padre visita área de batismos

DSC_1428
Padre visita o confecionário

Antes da benção final, o novo pároco foi homenageado pelos ex-paroquianos de Fronteiras, recebeu as boas vindas da comunidade jaicoense  e fez o seu primeiro pronunciamento como pároco. Ele falou aos fiéis da sua alegria em assumir a nova missão e agradeceu a participação de todos, inclusive dos padres, das religiosas e destacou a necessidade de dar uma atenção especial, em toda paróquia.

Publicidade

DSC_1398
Padre Antônio Mendes, novo pároco

Em entrevista, o sacerdote mencionou as cinco urgências na ação evangelizadora: 1ª, Igreja em estado permanente de missão; 2ª, Igreja, casa da iniciação à vida cristã; 3ª, Igreja, lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; 4ª, Igreja, comunidade de comunidades; 5ª, Igreja a serviço da vida plena para todos. “Queremos estar presentes nas comunidades junto ao povo”, destacou. Como início de suas atividades, anunciou que nesta segunda-feira (4) faria a primeira reunião com todas as comunidades.

DSC_1377
Padre Manoel Moura, novo vigário paroquial

O vigário, padre Manoel, assumir essa nova missão lhe traz muita alegria, mas ao mesmo tempo muitos desafios. “Estou feliz em exercer minhas funções ao lado do padre Antônio Mendes na paróquia Nossa Senhora das Mercês, neste momento precisamos de muitas orações para que continuemos firmes na fé”, disse.

Antônio Mendes Neto é o 27º pároco da Paróquia Nossa Senhora das Mercês. Ele substituiu no cargo ao padre Espedito Antônio de Oliveira, que permaneceu no cargo por seis anos e no próximo sábado, 09 de março, assume como novo pároco na Paróquia Santa Ana, em Monsenhor Hipólito.

Perfil
Piauiense natural de Picos, estudou no Seminário Menor em Teresina-PI e no Maior em Fortaelza-CE. Sua Ordenação Sacerdotal aconteceu em 1978, em Picos-PI, mas sua família reside na cidade de Coxim-MS. Padre Antônio Mendes tem 62 anos de idade, 36 de exercício do sacerdócio, trabalhou 18 anos em Paulistana-PI, 11 anos em Simões-PI e 06 anos em Fronteiras-PI.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS