Connect with us

Jaicós

Multidão participa da missa solene e procissão de Nossa Senhora das Mercês, em Jaicós; veja fotos

Publicado

em

Esta quarta-feira (24) foi dia de alimentar a fé na centenária cidade de Jaicós. Logo pela manhã, milhares de devotos de Nossa Senhora das Mercês enfrentaram o sol forte e participaram da missa solene da festa da padroeira, presidida pelo bispo da Diocese de Picos, dom Plínio José.

CLIQUE AQUI E VEJA FOTOS DA MISSA E PROCISSÃO!

DSC_0948

A santa missa foi concelebrada pelos padres Manoel Moura, vigário paroquial, o padre Wagner Carvalho, da Paróquia de Santo Antônio, e o padre César Retrão, que é filho de Jaicós e exerce o sacerdócio no estado do Ceará.

DSC_0969

Na homilia, o Bispo falou sobre a primeira imagem de nossa Senhora, chegada em 1723, pois era um tempo de escravidão e Ela veio para trazer libertação. “A festa de Nossa Senhora das Mercês marca a vida de muitas pessoas, pois vencem o cansaço e a preguiça para participarem. Maria é a defensora da vida. Para sermos devotos dela devemos servir aos outros. A rainha Ester se tornou rainha por bondade, não era gananciosa, pediu o rei para salvar sua vida e a vida do povo, a defesa de Ester pode ser a nossa”, disse.

Bispo Plínio José

Bispo Plínio José

Ainda na homilia, Dom Plínio José falou sobre a Lei da Ficha limpa, destacando a importância de não votar em uma pessoa que não faz nada pelo povo; ressaltou também sobre o sofrimento das famílias, relacionado à falta de políticos preocupados com o sofrimento dos mesmos, dando ênfase a seca que assola a região.

Publicidade

À tarde, aconteceu a tradicional procissão com a imagem da santa padroeira. A multidão formou filas quilométricas nas ruas do Centro da cidade. No retorno à Igreja Matriz, o padre Manoel Moura encerrou o festejo de Nossa Senhora das Mercês com a bênção do Santíssimo Sacramento.

DSC_1048

DSC_1096

Um dia marcado por demonstrações de fé e devoção. Uma das mais antigas tradições religiosas do Piauí – 291 anos, segundo conta a história – atrai não apenas devotos de Jaicós, mas de municípios da região e até de outros estados. Para os pagadores de promessa, em sua maioria vestidos de roupa branca ou com pés descalços, dia de agradecer pelas graças alcançadas. Para outros, um momento fazer pedidos à Virgem das Mercês.

pagadores de promessa

Em entrevista, o padre Manoel fez uma avaliação positiva do festejo, destacou a grande participação em todos os momentos do festejo, desde a organização até as celebrações. “É a primeira que participo como vigário. O meu papel foi mais de observador em todos os sentidos, tanto no campo da liturgia, quanto na convivência humana e no sentido social da festa. E depois de observados estes três pontos, teremos a possibilidade de trabalhar para que tenhamos um festejo ainda maior”, disse.

DSC_1013

Este ano, a festa teve como tema “Mãe das Mercês ajuda-nos a promover a vida com ardor missionário”. Para o vigário, o objetivo foi alcançado. “Quando a Igreja realiza a festa do seu padroeiro, o primeiro objetivo é esse relacionamento profundo com Deus. E isso nós constatamos durante o novenário de preparação, como também na missa solene da festa e procissão. É importante que a fé alimentada neste festejo permaneça vivo e forte no coração das pessoas ao longo de todo este ano, até o festejo de 2015”, disse. Ao final, o sacerdote agradeceu a todos as pessoas que participaram e que ajudaram a fazer desta uma grande festa religiosa.
[divider]
O portal Cidades na Net fez a maior cobertura do festejos de Nossa Senhora das Mercês. Clique nos links abaixo e veja como foi cada noite de novena.

– 1ª noite de novena
– 2ª noite de novena
– 3ª noite de novena
– 4ª noite de novena
– 5ª noite de novena
– 6ª noite de novena
– 7ª noite de novena
– 8ª noite de novena
– 9ª noite de novena
[divider]

Publicidade

Mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS