Connect with us

DESTAQUES

Palestras marcam encerramento da campanha “Novembro Azul” em Jaicós

Publicado

em

Após a realização de diversas atividades voltadas à saúde do homem durante todo o mês, a campanha “Novembro Azul” no município de Jaicós foi encerrada na manhã desta terça-feira (28), com um evento realizado pela Prefeitura Municipal de Jaicós, através da Secretaria de Saúde.

O evento, que contou a ministração de palestras, desenvolvimento de atividades físicas, coleta de exames e um café da manhã para os homens do município, aconteceu no auditório da Assistência Social, no Centro da cidade, e contou com a participação vários profissionais da saúde e diversas pessoas da comunidade.

Abrindo o evento, o Dr. Francisco Policarpo falou sobre o tema “Cuidados necessários para evitar o Câncer de próstata. O médico explicou o que é próstata, qual sua função e falou sobre o câncer e a importância da realização do exame. “A Próstata é uma glândula que está localizada entre a bexiga e o reto, mede em média 15 a 2o g e tem a função de fabricar o líquido prostático que protege os espermatozoides para melhorar a fecundação do homem. O câncer de próstata é o que mais acomete o homem brasileiro e é o 6º câncer mundial. O estigma do câncer de próstata é que a gente não dá um diagnóstico precoce por causa do celeuma do homem não querer fazer o exame. É um exame rápido, com apenas um toque a gente consegue diagnosticar uma doença grave, então é preciso tirar essa barreira e procurar a gente para fazer o diagnóstico” disse o médico.

A segunda palestra foi ministrada pela nutricionista Eduarda Barbosa, que apresentando o tema “Alimentação preventiva do Câncer de Próstata”, ressaltou que uma alimentação natural é a chave para a prevenção do câncer. “Uma alimentação mais natural possível é a chave. Devemos evitar ao máximo os produtos industrializados, pois eles podem agir de forma direta no desenvolvimento do câncer. Então devemos preferir os alimentos naturais, aqueles que você realmente vai lá na horta e colhe. O suco ao invés do refrigerante e de preferência a fruta, ao invés do suco. Os alimentos que possuem antioxidantes são frutas verduras e legumes, então é esse tipo de alimentação que devemos preferir. Evitar os produtos industrializados que possuem muita gordura, sódio e corante, ou seja, calorias vazias que não trazem benefício nenhum à saúde” ressaltou ela.

O enfermeiro Kainã Mendes ministrou a terceira palestra, que teve como tema Tabagismo e Alcoolismo. O enfermeiro ressaltou sobre a importância de realizar não somente o exame de próstata, mas outros exames que possam diagnosticar outras doenças. “É muito importante a realização do exame para diagnosticar o câncer de próstata, mas não podemos esquecer dos demais exames que são necessários. Os homens em especial, pois geralmente são as pessoas que menos frequentam as unidades de saúde. Procurem fazer exames a cada 15 dias, se não puder, faça pelo menos uma vez ao mês para que a gente consiga fazer o acompanhamento. Falamos em câncer de próstata, mas muitas vezes esquecemos da pressão e colesterol altos, diabetes e vários outros fatores que vão influenciar no aparecimento de outras doenças”.

Publicidade

O enfermeiro também explicou sobre a coleta de exames e orientou os homens a fazerem o exame e darem um retorno na unidade de saúde. “Vocês receberão uma senha para estar realizando o exame de PSA, essa senha vocês levarão ao posto de saúde para o médico carimbar, após isso vocês devem levar à Policlínica na central de marcação de exames para fazer a coleta. E eu Peço, façam o exame, mas mostrem na unidade, deem um retorno, pois não adianta nada a gente fazer o exame e depois apenas guarda-lo. Repassem também essas informações. Quanto mais cedo as pessoas procurarem os profissionais de saúde, mais rápido e fácil será o diagnóstico e, consequentemente, o tratamento” finalizou.

A secretária de saúde, Omaciana Franca, que esteve coordenando e acompanhando todas as atividades da campanha, agradeceu a participação de todos e ressaltou a importância dos cuidados com a saúde do homem e disse que a secretaria está a disposição para ajudar. “Agradeço a todos que participaram, os que são da saúde e os que não são. Saúde também é coisa de homem e os homens precisam se cuidar. A gente não pode perder a oportunidade de falar para os homens da nossa comunidade a importância desse cuidado. E a Secretaria de Saúde está a disposição para quando precisar fazer orientação ou tirar alguma dúvida. Temos uma equipe excelente, todos muito comprometidos em fazer a saúde municipal dar certo”.

Finalizando a programação, de forma dinâmica e divertida, a fisioterapeuta Elimária Crisanto, realizou uma série de atividades físicas que ajudam na prevenção ao câncer.  Logo após, foi servido um café da manhã.

Veja fotos: 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS