Connect with us

Jaicós

Pastoral da Pessoa Idosa e Assistência Social realizam evento em comemoração ao Dia do Idoso em Jaicós

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Jaicós, em parceria com a Pastoral da Pessoa Idosa, da paróquia de Nossa Senhora das Mercês e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizou na tarde desta quarta-feira (24), um evento em alusão ao Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro.

O evento teve início com uma palestra ministrada pela psicóloga do CREAS, Débora Sá, que falou sobre os direitos do idoso. Entre outros pontos, ela citou os crimes contra os idosos que são sujeitos à penas, como a negligência, desrespeito, atos de violência como puxões de cabelo, beliscões e abusos sexuais, ameaças de punição e abandono e agressões verbais.

Em seguida, a contramestre e coordenadora do grupo de capoeira Cordão de Ouro, Maria José Dias, a Mazé, incentivou os idosos a praticarem atividades físicas e realizou um momento interativo com música, dança e movimento simples.

Encerrando o evento, que aconteceu no Centro de Convivência dos Idosos (CCI) Maria de Moura Carvalho, foi realizado o sorteio de brindes entre os idosos e servido um lanche.

Maria Auzenir Pereira, coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa, disse que o evento integra a Semana da Pastoral, que é realizada anualmente. “Todo ano fazemos a Semana da Pastoral da Pessoa Idosa e esse ano realizamos esse evento junto com o CREAS. Estamos falando sobre os direitos dos idosos, porque muitos deles sabem os deveres, mas não sabem os direitos. Trouxemos a profissional para dar a palestra a eles informando quais são os direitos e deveres, porque tem muitos idosos que são bem cuidados, mas também tem os que não são” destacou ela.

A secretária de Assistência Social, Ana Karoline Meneses, disse que o evento também foi pensado devido à demanda do CREAS. “Foi organizada essa palestra devido à demanda que tem do CREAS, que é a negligência, a violência com o idoso. Baseado na produção do CREAS, na maior quantidade de casos que elas atendem, elas fizeram a palestra voltada para esse tema. E estamos também comemorando o dia do idoso, junto com a pastoral do idoso” disse ela.

Fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS