Connect with us

DESTAQUES

Prefeitura de Jaicós recebe caminhão para agricultura familiar

Publicado

em

Foi realizada na manhã deste domingo, 17, na  na sede da Prefeitura de Jaicós, a solenidade de entrega de um caminhão para agricultura familiar do município.

O caminhão no valor de 158 mil reais,  foi adquirido com um convênio do  Governo do Piauí, através  da  Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do Programa Federal Alimenta Aqui (PAA/Compra Direta), em parceria com a Prefeitura de Jaicós e beneficiará além dos agricultores familiares, o Sindicato dos Trabalhadores, e associações municipais.

O evento  contou com a presença do prefeito, Ogilvan da Silva Oliveira, o deputado estadual,  Francisco Limma, além de vereadores, secretários, representantes da Emater, ADAPI, Associações locais e população em geral.

O caminhão tem por objetivo  viabilizar o transporte eficiente na distribuição dos produtos da agricultura familiar, garantir a qualidade dos alimentos na comercialização e incrementar renda dos agricultores familiares, auxiliando na organização e integração de circuitos locais de produção e abastecimento e consumo de alimentos.

Após a entrega oficial das chaves do veículo, diversas autoridades se pronunciaram, onde destacaram a importância da aquisição para o setor. Ainda no ato, o prefeito Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, assinou o termo de doação do caminhão para o município.

Publicidade

A vereadora, Sirlene Lopes, fez um discurso de agradecimento. “É um momento de agradecer pela entrega do caminhão e  por tantas outras ações que o deputado Limma tem feito pelo nosso município, como projetos e distribuição de mudas de caju e sementes,  além do apoio dado pelo deputado e pela Prefeitura a feira da agricultura familiar da localidade Esquisito, que a cada ano cresce e se destaca”, disse ela, que finalizou reivindicando ao ex-secretário da SDR,  que lembre ao governador sobre a resolução do problema de água e do Hospital Florisa Silva.

O diretor técnico da Emater, Clébio Coutinho, o Dedinho, iniciou falando sobre sua atuação  em benefício do município de Jaicós. “Aqui em Jaicós conseguimos estruturar o escritório da Emater com veículo novo e mobiliário, e estamos buscando outras melhorias, como a reforma do prédio”, informou.

Ele ainda agradeceu ao governador Wellington Dias pelos esforços que tem feito para atender os pleitos da agricultura familiar  e ao deputado Limma que colocou  Jaicós como prioridade  nas suas ações,  destinando  projetos voltadas para o setor, quando citou, diversos  investimentos realizados no município, sendo o caminhão mais um.

O presidente  do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Aldenides Carvalho, o Maninho, destacou a importância do caminhão para a agricultura familiar. Segundo ele, muito vai contribuir com as atividades realizadas pelos produtores. Por fim, ele  agradeceu pela aquisição e se colocou à disposição para colaborar com as ações que venham beneficiar o homem do campo.

Zé Acelino, representando as Associações do município, e que gerencia o grupo que fornece e compra todos os produtos da agricultura familiar para merenda escolar de Jaicós, destacou os benefícios que o caminhão trará.  “O prefeito Neném de Edite compra todos os meses R$ 10 mil reais de produtos produzidos pela agricultura familiar. Por exemplo, a merendar escolar recebe em torno de 600 quilos de acerola, todo produzido nas comunidades de Jaicós, além de diversos outros produtos. As associações de Jaicós, produzem em torno de 20 mil quilos de mandioca,  então esse caminhão vem muito a contribuir  com nossa agricultura familiar”, pontuou.

Publicidade

O diretor do PAA,  Durval Gomes, reapresentando, a secretária de Desenvolvimento Rural, Patrícia Vasconcelos, ressaltou que já foram investidos mais de R$ 1 milhão de reais em Jaicós, com projetos como o Viva o Semiárido, PAA, e distribuição de sementes e mudas, e reafirmou o compromisso de manter a parceria com o município. “O caminhão é mais uma grande conquista, que vai dar suporte a agricultura familiar no escoamento de sua produção, por isso façam um bom uso”, frisou o diretor, que  informou que o município vai receber um kit para auxiliar  a agricultura familiar.

O deputado Francisco Limma, frisou  que o  caminhão e os equipamentos vão ajudar as famílias da agricultura familiar.  “O caminhão vai apoiar as atividades da agricultura familiar, sobretudo aquelas  ligadas a comercialização. Jaicós  tem uma das maiores feiras do estado, então o caminhão é para dar esse suporte, pensem num regimento de uso do caminhão para que todos se beneficiem”, frisou ele que informou que o veículo  ficará sob os cuidados da prefeitura e agricultores, que devem fazer bom uso.

Ele ainda agradeceu a votação que recebeu no município e reafirmou o compromisso de continuar com ações voltadas para Jaicós. E também  mencionou sobre o  trabalho que desenvolveu quando esteve à frente do SDR, sendo o projeto dos caminhões, fruto, também, de uma luta sua.

O prefeito de Jaicós, Neném de Edite, como é conhecido, agradeceu aos envolvidos na aquisição do caminhão, e disse  que o veículo  vem para dar um importante suporte tanto para os agricultores como para a Prefeitura. “Esse caminhão é uma grande conquista para Jaicós, pois além de permitir escoar a produção do agricultor, ele vai acabar com as despesas que tínhamos com fretes quando precisávamos  buscar sementes, mudas de caju e outros produtos.  Então será realmente um grande suporte para comercialização, contribuindo nesta parte que é tão desafiadora para as famílias do campo”, declarou.

O gestor informou, que com a chegada do caminhão o município soma 18 veículos adquiridos somente em sua gestão, onde os mesmos estão servindo a população em vários setores, como por exemplo, a  Secretaria de Saúde no transporte de pacientes para tratamento de saúde.

Posteriormente, Jaicós receberá um kit de equipamentos para estruturar um escritório da agricultura familiar,  composto por balanças,  freezer, armário, mesa, cadeiras, computador, impressora e caixas plásticas.

Publicidade

Jaicós e Padre Marcos, receberam o caminhão hoje. Outros 20 municípios, dentre eles, Caridade do Piauí, Picos  e Paulistana, receberão o veículo nesta segunda-feira,18, em Teresina.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS