Connect with us

DESTAQUES

Procissão e missa marcam início da Quaresma e lançamento da CF 2018 em Jaicós

Publicado

em

Dezenas de fiéis católicos da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, em Jaicós, reuniram-se no fim tarde desta quarta (14) para celebrar a “Quarta-feira de cinzas”, primeiro dia da Quaresma, que é o período de quarenta dias que antecede a principal celebração do cristianismo: a Páscoa.

Na cidade, a tradicional data foi marcada pela realização de uma procissão e missa, onde foi realizado também o  lançamento da campanha da fraternidade 2018, que este ano tem como tema “Fraternidade e superação da violência” e lema “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8).

A procissão teve como ponto de partida a Delegacia de Polícia Civil, no bairro Serranópolis, onde foi apresentado tema, lema e entoado o hino da Campanha.

No local também foi realizado o primeiro momento de reflexão, onde membros da Pastoral da Criança apresentaram os principais tipos de violência presentes na sociedade atual, como violência doméstica, violência contra a mulher e violência no trânsito.

Logo em seguida, os católicos seguiram em procissão, passando pela avenida Engenheiro Ribeiro Gonçalves, até chegar à Câmara municipal, local da 2° parada reflexiva, onde integrantes da Pastoral da Juventude realizaram uma encenação baseada na passagem que fala sobre a história de Abel e Caim.

Na terceira parada, que aconteceu em frente à sede do Conselho Tutelar, através de uma encenação coordenada pelos membros do Conselho Tutelar e o Encontro de Casais, os presentes refletiram sobre como agir no combate a violência, logo após, os católicos seguiram até a Igreja Matriz, onde foi encerrada a caminhada.

O evento religioso foi encerrado com a celebração da tradicional “Missa das cinzas”, celebrada pelo pároco local, Antônio Mendes. No ponto mais marcante da celebração, o padre realizou a benção das cinzas e em seguida, os católicos foram marcados na testa, em um ato simbólico que faz parte da tradição demonstrada na Bíblia, onde vários personagens jogavam cinzas nas suas cabeças como prova de arrependimento.

Mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS