Connect with us

DESTAQUES

Projeto “Semiárido Produtivo” beneficia famílias da zona rural de Jaicós

Publicado

em

Está em desenvolvimento nos estados do Sergipe, Alagoas, Bahia, Pernambuco e Piauí, o projeto Semiárido Produtivo, que é executado pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), com o objetivo de organizar e fortalecer a produção agropecuária individual e coletiva de agricultores familiares que trabalham diretamente com a atividade.

O projeto, que é financiado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), trabalha com ações voltadas para a convivência com o semiárido. O projeto tem duração de três anos, e os agricultores beneficiados recebem investimentos nas áreas de criação animal, avicultura, apicultura, sementes crioulas, fruticultura e horticultura.

No Piauí, as ações estão sendo realizadas em 13 comunidades rurais distribuídas nos municípios de Jaicós, Geminiano, Campo Grande do PI, Queimada Nova, Itainópolis e Francisco Santos. Ao todo, 100 agricultores serão beneficiados.

Na cidade de Jaicós, as atividades estão sendo desenvolvidas na comunidade Santo Antônio, atendendo a 7 agricultores familiares.  Os agricultores foram cadastrados de acordo com critérios estabelecidos pela instituição financiadora, o BNDES.

A Zootecnista, especialista em Gestão e Políticas Publicas no Semiárido e Mestre em Ciência Animal, Vanessa Neri, que é Assessora Produtiva no Núcleo de Execução do Piauí, explicou como se deu o início do projeto. “Vieram alguns profissionais do IRPAA aos municípios, que em parceria com o MPA, conheceram algumas comunidades e detectaram as que possuem potencial produtivo, sendo escolhidas as 13. Depois, foi realizado um encontro estadual com os 6 municípios, que aconteceu na cidade de Campo Grande do PI, e no evento, mostramos aos representantes o que será o projeto, como está sendo executado no Piauí e quais as parcerias que poderíamos contar. Depois disso, aconteceram nas 13 comunidades reuniões comunitárias e foram escolhidos os agricultores para serem os beneficiários diretos do projeto” informou.

Publicidade

Agora, o projeto está na segunda etapa, que é o diagnóstico da viabilidade de investimento, através do qual a equipe conhece a propriedade de cada agricultor selecionado. “Com os 7 agricultores que foram escolhidos em Jaicós, a equipe aplica um questionário para saber se realmente existe viabilidade de investimento para esses agricultores. Nessa fase, a gente conhece diretamente a propriedade da família cadastrada e analisa se existe viabilidade de organização, fortalecimento e investimento” disse ela.

Ainda segundo Vanessa, o projeto realiza investimentos coletivos e individuais. “Os investimentos coletivos são feitos de acordo com o potencial da comunidade, por exemplo, se a comunidade tem potencial para a apicultura, o projeto vai pensar coletivamente o que pode ser feito para envolver não somente o agricultor cadastrado, mas toda a comunidade e o município. A partir do diagnóstico é que podemos saber como os investimentos serão feitos. E o objetivo é fortalecer aquilo que o agricultor já tem e as associações e cooperativas que já existem nas comunidades” falou.

Durante os três anos de projeto, serão desenvolvidas diversas atividades, como capacitações, oficinas, encontros municipais e intercâmbios, através dos quais os agricultores poderão conhecer experiências produtivas desenvolvidas em outros estados, que tiveram um resultado positivo.

O IRPAA – Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, é uma Organização Não Governamental, sediada em Juazeiro, na Bahia. A Convivência com o Semiárido é a sua maior e mais importante meta. Soluções eficazes, que respeitam as características do povo e das terras desta região, são as alternativas que o instituto oferece através de seus diversos projetos.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS