Connect with us

Jaicós

Projeto Viva o Semiárido é lançado em Jaicós e vai beneficiar produtores agrícola

Publicado

em

Foi realizado na manhã desta sexta-feira, 15, o lançamento do Projeto Viva o Semiárido na cidade de Jaicós. O evento aconteceu no auditório da Assistência Social e reuniu diversos segmentos da sociedade e representantes de entidades governamentais e não governamentais.

O Viva o Semiárido é uma ação do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento das principais cadeias produtivas do município. Por este projeto, os produtores, através de associações, cooperativas ou grupos formalizados, devem apresentar seus projetos, que serão analisados, inicialmente, pelos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural, e serão submetidos à Unidade Regional para pré-análise. Depois, o projeto será encaminhado para o Conselho Gestor do Projeto Viva o Semiárido, em Teresina.

Em Jaicós, na apresentação do Projeto, o diretor técnico do Emater, o engenheiro agrônomo Clébio Coutinho, destacou o artesanato de palha, a cajucultura, apicultura, a criação de ovinos e caprinos e da galinha caipira como cadeias produtivas que podem ser melhor desenvolvidas. A feira livre do município também foi citado como um ponto positivo, que favorece a comercialização. “Além disso, existem as vocações locais que a gente jamais pode deixar de considerar. Inclusive, o programa trabalha isso. Nós vamos discutir com a comunidade para que ela aponte quais são as principais necessidades, e o Projeto vai apoiar”, disse.

Clébio Coutinho (Dedim), diretor técnico do Emater

Clébio Coutinho (Dedim), diretor técnico do Emater PI

Outro objetivo deste projeto é organizar os produtores familiares. “Esse será um dos nossos desafios em Jaicós, melhorar organização dos agricultores familiares”, disse. Nesse sentido, Clébio defendeu a criação de um força tarefa através do Emater e com a parceria de outras instituições e organizações do município. “Isso é essencial, pois só poderá acessar o recurso se a associação estiver adimplente”, disse. O diretor acrescentou, ainda, que o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Jaicós precisa ser reativado e qualificado, inserindo pessoas que realmente participem das reuniões e que possam contribuir.

As ações do projeto terão investimento do Governo do Estado do Piauí no valor de 106 milhões de reais, com có-financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário- FIDA, apoio de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e contrapartida dos beneficiários.

Publicidade

Segundo o coordenador regional do Projeto, o engenheiro agrônomo José Manoel de Oliveira, o Zezé, o Viva o Semiárido tem prazo de execução até 2020. No Piauí, 89 município serão beneficiados. Em 2015, o Projeto foi lançado em 12 municípios que compreendem a região do Vale do Guaribas. Esse ano, já foi lançado em Alagoinha do Piauí e hoje em Jaicós.

Zezé Oliveira, coordenador regional do Viva o Semiárido

Zezé Oliveira, coordenador regional do Viva o Semiárido

Zezé Oliveira salientou que o volume de recursos para Jaicós vai depender da eficiência e organização das associações, dos grupos que irão apoiar as associações. “A gente imagina algo em torno de 1 milhão de reais, recurso que será investido no desenvolvimento rural sustentável, no fortalecimento da agricultura familiar. Nós temos a intenção de que em Jaicós as associações estejam aptas e pleiteiem esse investimento”, disse.

Após a cerimônia de abertura, os técnicos representando a Emater e as Secretarias Estaduais de Educação e Cultura e de Trabalho e Empreendedorismo, explanaram o Projeto nos quatro eixos prioritários: Desenvolvimento Produtivo, Educação Contextualizada, Desenvolvimento Interinstitucional e Gestão de Projetos nos Territórios.

DSC_0284

Estiveram presentes no evento a prefeita Waldelina Crisanto, o vice-prefeito Ogilvan Oliveira (Neném de Edite), o vereador Flávio Silveira (Doutor), os secretários municipais João Bosco (de Desenvolvimento Rural), Dalva Feitosa (de Educação), o diretor da USAV Jaicós, Dr. Abdias Último, o presidente do CMDR, Edimar Gonçalves, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Aldenides Carvalho (Manim), os técnicos do Emater, Francisco Rodrigues (Branco) e José do Carmo, dentre outros.

Veja todas as fotos do evento:

Publicidade

 

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS