Connect with us

Jaicós

PSDB promove grande evento e oficializa pré-candidatura de Branco a prefeito de Jaicós

Publicado

em

O PSDB, Partido da Social Democracia Brasileira, promoveu um grande evento político partidário na noite do último sábado, 19, e oficializou a pré-candidatura a prefeito do município de Jaicós do engenheiro agrônomo e ex-vereador Francisco de Lima Rodrigues, o Branco, como é popularmente conhecido.

O evento aconteceu no Espaço Cultural do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e reuniu um grande número de pessoas, numa expressiva manifestação de apoio à pré-candidatura do jovem líder político, que se apresenta como uma opção de renovação na política da centenária cidade conhecida como a ‘Terra do Galo’.

Na abertura, um vídeo documentário apresentou a história de vida do jovem de 33 anos. Branco é técnico agrícola pela Escola Técnica Agrícola do Crato-CE e formado em engenharia agronômica pela Universidade Estadual do Piauí. Iniciou sua vida pública muito cedo. Foi secretário de Agricultura nos municípios de Massapê do Piauí e Jaicós. Diante do bom trabalho desenvolvido, foi candidato a vereador e eleito como o mais bem votado em Jaicós. Nas eleições de 2012, foi candidato a vice-prefeito, não obtendo êxito. Sua representação na Câmara, no entanto, se manteve, através de sua irmã, a vereadora Francisca de Lima Rodrigues. Agora, Branco pretende disputar o mais alto cargo eletivo do município, de prefeito, uma decisão que segundo ele, tem o amparo e o apoio popular, do partido e de sua família.

DSC_1748

Grande público prestigia o evento do PSDB

No evento, a personalidade e a capacidade intelectual e política de Branco foram evidenciadas. Dentre outros, se pronunciaram o deputado estadual Firmino Paulo (PSDB), que manifestou apoio à pré-candidatura do Branco a prefeito de Jaicós.

Deputado Firmino Paulo

Deputado Firmino Paulo

“Estamos aqui para manifestar todo o nosso apoio ao amigo Branco, esse jovem que tem uma brilhante carreira na vida pública, como foi mostrado no vídeo, e que se mostra preparado para governar este município. É um estudioso que veio da base, da humildade, que vivenciou várias experiências como secretário e vereador e conhece a verdadeira necessidade do povo de Jaicós. E por isso estamos aqui, dando força ao Branco, para que tenhamos uma pessoa de compromisso governando Jaicós. Estamos com você nessa noite, e no ano que vem, estaremos aqui várias outras vezes caminhando junto com você”, disse.

Publicidade

O deputado federal Heráclito Fortes (PSD) também esteve presente no evento. Em seu pronunciamento, ele elogiou o perfil do pré-candidato Branco e o comparou com Eduardo Campos, definindo o mesmo como uma “chama de esperança de renovação”.

Deputado Heráclito Fortes

Deputado Heráclito Fortes

“O Branco tem uma maneira muito interessante de se pôr, de querer as coisas, algo que se parece muito com o estilo de um grande amigo, o Eduardo Campos, um político firme, mas afetuoso, determinado, mas objetivo. E é de pessoas assim que a política está precisando”. Ele manifestou apoio à pré-candidatura do ex-vereador a prefeito de Jaicós. “Por nada eu deixaria de vir aqui esta noite. Quando precisei do Branco, num momento muito importante, ele esteve comigo. E hoje eu vim aqui para me juntar a vocês para apoiar essa enxurrada de homes e mulheres cansados de serem castigados pela miséria, pela falta de água e de energia, que irão se unir numa só voz para dizer que isso vai se acabar”.

O ex-vereador Francisco de Lima Rodrigues, o Branco, fez um longo pronunciamento, onde em vários momentos, deixou claro o seu projeto político de disputar as eleições para prefeito do município de Jaicós. “A nossa decisão está tomada: vamos disputar as próximas eleições para o cargo de prefeito. É uma decisão muito bem analisada, bem pensada e comungada no ceio familiar, na comunidade e no partido. Construímos um projeto político, e hoje, o PSDB, o nosso nome, representa esse projeto, que não é de Branco, particularmente, mas sim, do povo e do município de Jaicós, que precisa de um governante que tenha compromisso com a comunidade, com o povo, com a municipalidade. O nosso lado é o lado do povo”

Branco, pré-candidato a vereador

Branco, pré-candidato a vereador

Branco afirmou estar preparado para administrar o município, e enfatizou sua vida pública, já tendo sido secretário municipal e vereador, tendo sido eleito como o mais bem votado. “Ser prefeito de Jaicós exige uma certa preparação. Se colocarmos qualquer pessoa na Prefeitura de Jaicós, poderá ficar pior do que hoje se encontra. Precisamos de alguém preparado, e é para isso que estamos trabalhando, andando com nossas próprias pernas. É fundamental que um postulante ao cargo de prefeito de Jaicós tenha essa vivência, que tenha passado por uma Secretaria, pela Câmara, para se conhecer a sua importância e atuação. Além disso, já disputei uma campanha majoritária, como candidato a vice-prefeito, o que me serviu muito de ensinamento, nos amadureceu e contribuiu para tomar as melhores decisões”.

DSC_1889

Branco salientou que a necessidade de um político conhecer o seu município. “É necessário que ele conheça o povo do município, que conheça as pessoas, que possa ir na casa de cada um cidadão sozinho, sem ter que ser levado por outros, que conheça a realidade de cada comunidade. Se não conhecermos as comunidades, certamente, nenhuma obra será levada para a mesma, por não conhecer suas necessidades, seus anseios. Acredito que, para administrar bem o município de Jaicós, é preciso ter essas qualidades. É necessário, também, que um bom gestor, se proponha a residir no município. Jaicós tem sido entregue a outras pessoas para administrar, e não entendo que isso seja correto. Se o povo votou em mim, serei eu que irei administrar”.

Publicidade

O pré-candidato a prefeito dirigiu críticas ao governo municipal. “Jaicós hoje vivencia uma situação de dificuldade. Nas últimas décadas, tem tido gestores que não tem correspondido as expectativas do povo. Falta água na zona rural, na zona urbana. Falta estrada, falta saúde, não se consegue marcar um exame. Será essa a administração que nós sonhamos, que buscamos? A Educação é de péssima qualidade. Temos bons professores, mas falta gerência. Não recebem incentivo. Nós estamos abandonados, sobretudo, nós pobres”.

Em seu pronunciamento, ele defendeu o fim da oligarquia política existente no município. “Não compreendo que uma pessoa, por ser pobre ou humilde, não tenha capacidade de administrar bem o município. Jamais vou entender que, para ser prefeito de Jaicós, tenha que ser descendente de uma família de tradição. O que Jaicós precisa é de alguém jovem, que esteja preparado, que tenha pulso próprio e o compromisso de fazer diferente. E me disponho a isso. Para que eu sirva, para ser amigo, não preciso ser político, mas, para construir algo diferente para o nosso município, eu preciso do apoio da população”, disse, confiante de que povo de Jaicós saberá escolher o melhor nome para governar. “Faremos uma gestão de pessoas humildes, competentes e comprometidas e que saibam respeitar as pessoas, sobretudo, as que se encontram em vulnerabilidade, precisando do apoio do poder público”.

Branco se emocionou ao lembrar do pai, já falecido

Branco se emocionou ao lembrar do pai, já falecido

Branco se emocionou ao falar do pai, José Valdeci Coelho Rodrigues, que faleceu em fevereiro do ano passado. “Não estaria eu de consciência tranquila se não tivesse dito ao meu pai, ainda em vida, que eu seria candidato a prefeito de Jaicós. Ele era a pessoa em que eu me espelhava, a quem eu admirava. Meu pai nunca fez um compromisso para não honrar, que falava pouco para não desgostar as pessoas. Sei que eles está no céu, pela pessoa que era, pelo coração que tinha, não tenho dúvidas que está em um bom lugar, mas queria muito que ele estivesse aqui comigo, ao meu lado nesse momento tão importante”.

Branco finalizou agradecendo a todos que aceitaram o seu convite e prestigiaram o evento, como também, aos demais que não participaram, mas que tem manifestado apoio durante suas visitas ao interior. Agradeceu ao apoio do Partido, da família, dos correligionários políticos e amigos, e encerrou afirmando que Jaicós precisa de mudança. “Jaicós, essa causa é nossa. É hora de mudar”.

Convite
No início do pronunciamento, Branco dirigiu elogios ao também pré-candidato a prefeito, vereador Mávio Silveira (PTB), e manifestou a vontade de tê-lo como companheiro de chapa. “Quero aqui dizer da nossa relação de amizade, da nossa admiração, do nosso desejo de formar uma composição, para que juntos possamos trabalhar em defesa do povo do município de Jaicós. Em 2012, fui candidato a vice-prefeito do Partido de Vossa Excelência, e entendo que esse é o momento é oportuno para Vossa Excelência compor nossa chapa como vice-prefeito. Não teremos nenhuma rejeição. Nós dois nos apresentamos como dois políticos de boa índole e preparados para administrar o município de Jaicós”.

Publicidade

Presenças
Várias lideranças políticas estiveram presentes, dentre estes, os deputados Firmino Paulo e Heráclito Fortes, a vereadora Francisca Rodrigues, o suplente de vereador Francisquinho de André, o médico Gutemberg Rocha, pré-candidato a prefeito de Picos pelo PSDB, o ex-prefeito de Jaicós, Ozanam Barros, os vereadores de Teresina, Samuel Silveira e Luís Humberto (Sebinho), os vereadores de Jaicós, Mávio Silveira, Divino Macedo e Robim Silveira, o presidente do STTR, Aldenides Carvalho (Manim), os empresários André e Jusselino Silveira, o ex-vereador José Acelino, o vereador de Massapê, Tontonho Xavier e o suplente Fantico Ciriaco.

Veja fotos:

CSC_1764 CSC_1765  CSC_1856 CSC_1871 CSC_1915 CSC_1925 DSC_1728 DSC_1732 DSC_1737 DSC_1739 DSC_1740 DSC_1743 DSC_1746 DSC_1748 DSC_1752 DSC_1761 DSC_1763

CSC_1828 DSC_1772 DSC_1776 DSC_1777 DSC_1778 DSC_1779 DSC_1780 DSC_1782 DSC_1783 DSC_1784 DSC_1787 DSC_1789 DSC_1790 DSC_1791 DSC_1792 DSC_1793 DSC_1794 DSC_1795 DSC_1796 DSC_1798 DSC_1800 DSC_1801 DSC_1802 DSC_1804 DSC_1805 DSC_1806 DSC_1807 DSC_1808 DSC_1809 DSC_1811 DSC_1812 DSC_1813 DSC_1814 DSC_1815 DSC_1816 DSC_1817 DSC_1818 DSC_1820 DSC_1823 DSC_1830 DSC_1832 DSC_1834 DSC_1837 DSC_1840 DSC_1842 DSC_1843 DSC_1846 DSC_1853 DSC_1855 DSC_1861 DSC_1870 DSC_1874 DSC_1878 DSC_1882 DSC_1886 DSC_1887 DSC_1889 DSC_1902 DSC_1909 DSC_1929 DSC_1930 DSC_1933 DSC_1938 DSC_1940 DSC_1942 DSC_1944 DSC_1945 DSC_1948 DSC_1951 DSC_1956 DSC_1958 DSC_1959 DSC_1962 DSC_1964 DSC_1966 DSC_1968 DSC_1969 DSC_1971 DSC_1973 DSC_1974 DSC_1976 DSC_1978 DSC_1979 DSC_1982 DSC_1985 DSC_1986 DSC_1987 DSC_1990 DSC_1991 DSC_1994 DSC_2003 DSC_2005 DSC_2008 DSC_2009 DSC_2010 DSC_2012 DSC_2015 DSC_2016 DSC_2018 DSC_2021 DSC_2023 DSC_2026 DSC_2027 DSC_2028 DSC_2030 DSC_2032 DSC_2033


Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS