Connect with us

Jaicós

Reunião discute retomada de atendimento com numerário na agência do Banco do Brasil em Jaicós

Publicado

em

Continuando os esforços em busca de resolver um problema que tem afetado a população de Jaicós e cidades vizinhas, a Câmara Municipal, realizou nesta quinta-feira (27), uma reunião com o intuito de discutir e buscar soluções para que a agência do Banco do Brasil do município volte a realizar transações financeiras com dinheiro em espécie.

A agência, desde que foi alvo de criminosos, em 31 de janeiro de 2017, atende sem numerário, o que tem afetado social e economicamente a cidade de Jaicós e municípios vizinhos.

A reunião contou com a presença de vereadores, secretários, comerciantes, da gerente da Agência do Banco do Brasil de Jaicós, Regina Silva, comandante da 3º Companhia de Polícia Militar de Jaicós, tenente Edivan Martins e do sargento Tarciso.

A reunião foi proposta através pela vereadora Jozete Alves de Carvalho, a Pretinha. Em entrevista ao Cidades na net, ela disse que tem visto as cobranças da população. “Vimos a cobrança da população e daqueles mais necessitados, que são os que mais sofrem, e os comerciantes. Eu também como profissional atuante na cidade também senti o forte impacto. Então, conversando com nossa deputada, ela se comprometeu de se empenhar ao máximo possível para sentar com a bancada do Piauí e juntamente com o banco, ver essa possibilidade de voltar o atendimento com numerário” disse.

O comandante da 3ª CIA da PM, Edivan Martins, falou da importância da colaboração de todos para a segurança. “É dever e responsabilidade do estado garantir a segurança pública, mas também é obrigação de todos nós, como sociedade, colaborar, seja denunciando, ajudando de forma empresarial ou o município ajudando com um combustível. Ou fazermos alguma coisa ou não se faz nada e fica todo mundo de braços cruzados e permanece o que está acontecendo” falou.

Publicidade

O tenente apresentou como sugestão a instalação de um sistema de monitoramento na cidade. “O que se pode fazer é o “Guardião”, que são câmeras que são posicionadas em pontos estratégicos e vão ajudar o sistema de segurança pública. O sistema pode até ser caro, mas é eficiente e traz um resultado muito grande. Os próprios empresários podem doar câmeras que vão monitorar tanto seu estabelecimento, quanto a área em que ele está. As imagens serão vistas na companhia, onde o policial, se ver alguma tentativa de crime, a viatura já é acionada sem denúncia, pois já teremos as imagens” disse.

Edivan Martins ainda sugeriu a criação do Conselho de Segurança Pública Municipal. “Já estive conversando com alguns empresários, e eles acolheram a ideia muito bem, para a gente criar o Conselho de Segurança Pública Municipal, que vai ter um fundo para ser investido em questão de segurança pública. Vamos fazer nossa parte, é uma forma de mostrar as autoridades que os empresários estão preocupados também. Vamos nos unir para tomar essas medidas de segurança, proteger as unidades financeiras e mostrar que estamos firmando parcerias para evitar esses eventos. Acolham esse projeto” falou.

A gerente da agência do BB de Jaicós, Regina Silva, disse que a decisão de atender com numerário ou não, só pode ser tomada com base em dados. “Queria parabenizar a vereadora Pretinha pela inciativa, é muito bom ver que os vereadores estão interessados no retorno do numerário no banco. Para um banco do porte do banco do Brasil, que está em quase todos os município do país, uma decisão dessa de movimentar ou não com numerário, é tomada com base em dados, porque o banco tem uma missão de ser socialmente justo, de atender o aposentado, gerar crédito ao agricultor, ao comerciante, mas ele precisa ser economicamente viável. Por isso uma decisão dessa é tomada com base em dados, se calcula a viabilidade, porque se eu corro o risco de perder mais dinheiro do que o que ganho, aquele negócio passa a ser inviável” disse.

Ela ainda disse que a agência também sofreu com a mudança e que há o interesse em retornar ao atendimento com numerário. “Eu como cidadã e representante do banco em Jaicós tenho todo interesse que volte a movimentar com numerário, porque é fato que a falta de numerário na cidade potencializou a crise, foi um baque para o município. A agência também sofreu com essa falta de numerário, inclusive perdemos a folha de pagamento de Jaicós, que é nosso principal cliente. Então, temos todo interesse que volte, mas deixo claro que essa é uma decisão de uma diretoria executiva lá em Brasília” falou.

Francisco Martins de Oliveira o “Chico Tauá”, representante dos comerciantes, falou da necessidade da elaboração de um documento. “É preciso dados, tem que ir até os prefeitos, outros vereadores e procurar fazer um documento embasado no que nós perdemos. Jaicós hoje é de se lamentar ouvir da maioria dos representantes que vem aqui dizer “o que aconteceu com Jaicós, antes todo mundo corria para vender em Jaicós e hoje a gente chega aqui e vê que as vendas diminuíram”. E isso é porque a base fundamental nossa era o Banco do Brasil. Hoje cada um vai para um lado, para Picos, para onde tem banco e a gente fica nessa situação. Peço apoio dos prefeitos, vereadores e vamos sentar, elaborar um documento baseado no que a Regina falou aqui” disse.

Publicidade

Mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS