Connect with us

DESTAQUES

SAMU e PM fortalecem parceria para melhorar atendimentos a ocorrências em Jaicós

Publicado

em

Considerando a importância da união das duas instituições na missão de salvar vidas, o Serviço Móvel de Urgência (SAMU) e a Polícia Militar de Jaicós, realizaram na manhã desta quinta-feira (24) uma reunião com o objetivo de fortalecer a parceria no intuito de melhorar os atendimentos a ocorrências no município.

A reunião, que aconteceu na sede do SAMU, foi realizada com integrantes da equipe e a coordenadora do serviço, enfermeira Ludmila Barbosa, com o capitão Lindomar Félix dos Santos, comandante da 3° Companhia de Polícia Militar de Jaicós e o cabo Batista.

De acordo com Ludmila Barbosa, a ideia da reunião surgiu depois que a equipe do SAMU recebeu, nas primeiras ocorrências, o importante apoio da Polícia Militar. “No início, quando começamos a abrir o serviço, há dois meses, tivemos um apoio muito importante da Polícia Militar de Jaicós. Os acionamentos foram feitos por eles, que nos ajudaram, e a partir disso percebemos que tínhamos uma mão amiga, alguém para apoiar. Lembro que na primeira ocorrência, eles estavam lá nos ajudando.” destacou.

Segundo ela, a partir do apoio recebido, foi possível perceber a possibilidade de fortalecer a parceria entre as instituições. “Na ocorrência seguinte eles também estiveram com a gente, nos acompanharam e nos ajudaram na imobilização do paciente. A partir desse apoio, vi que podíamos fazer uma parceria e trabalharmos juntos, principalmente nos traumas, que é uma ocorrência que envolve muito a curiosidade da população, o que dificulta nosso trabalho, então, eles podem nos ajudar a fazer a contenção. Vamos fechar esse laço para que possamos a partir de agora trabalhar juntos e irmos longe com essa parceria” disse ela.

O capitão Lindomar Félix, ressaltou a importância do serviço para a cidade e disse que maior a missão das instituições é salvar vidas. “Uma das coisas mais gratificantes que fazemos na vida é ajudar o próximo, digo sempre, que temos a missão de aplicar a lei, mas acima de tudo, nossa missão é salvar vidas. Desde quando chegamos aqui eu sentia uma falta muito grande de um SAMU, pois é um órgão de suma importância dentro de um município. Já tivemos que fazer vários atendimentos, inclusive de conduzir uma pessoa com a perna quebrada, mesmo sem ter esse preparo, então, o SAMU é muito importante” relatou.

Publicidade

O comandante ainda se colocou à disposição para fortalecer a parceria. “No que depender de mim, vou conversar com os policias para que a gente possa estreitar ainda mais essa relação. A gente vai se fazer presente, vamos trabalhar em conjunto e fazermos de tudo para que não tenham problemas durante os atendimentos. É muito importante essa troca de informações e experiências e o que a equipe precisar com relação ao apoio da Polícia Militar a gente vai fazer, estamos aqui para dar esse apoio e tenho certeza que essa parceria vai funcionar muito bem. Esse compromisso que vocês tem com a população é o mesmo que nós da PM temos” falou.

Durante a reunião, ainda foi discutido sobre as dificuldades enfrentadas no momento dos atendimentos, quando foi destacada a contenção da população como um dos principais problemas enfrentados. Membros da equipe relataram vários casos de interferência da população na hora dos atendimentos, principalmente, em casos de acidentes de trânsito.

“Se formos sempre tentar conter a população nós vamos perder mais tempo e isso não pode acontecer, pois temos que realizar o atendimento o mais rápido possível. Então, quando acontecer algum trauma, acidente, vamos precisar de vocês para fazer a contenção e deixar um espaço de pelo menos 200 metros livre para realizarmos o trabalho e em casos de surto psicótico vamos também acionar vocês” ressaltou a coordenadora Ludmila.

O capitão Lindomar Félix falou que a PM também enfrenta dificuldades para isolar locais de acidentes. “Uma das coisas que tenho muita dificuldade aqui é no isolamento do local e a violação do local de uma ocorrência é crime, se a gente dá a determinação a pessoa tem que cumprir, senão, será crime de desobediência. As pessoas querem invadir o local, filmar, fotografar, socorrer a pessoa de modo errado e isso atrapalha muito” disse.

Diante disso, com o objetivo de orientar e conscientizar a população sobre o assunto, as duas instituições farão um trabalho preventivo e informativo, alertando a comunidade através da divulgação nos meios de comunicação, entre outras ações.

A enfermeira Ludmila, também informou sobre ações e projetos a serem desenvolvidos junto à comunidade, como palestra, blitz educativa e ações sociais. “Queremos fazer uma blitz informativa, vamos ver um tema e trabalharmos para isso. Estamos com um projeto, que inicialmente estamos chamando de “SAMU comunidade”, que tem intuito de ajudar a comunidade de Jaicós, em qualquer necessidade, inclusive social. Temos muitos projetos para Jaicós e vontade de fazer com que a cidade se desenvolva e que absorva daquilo que podemos oferecer e com o apoio da Polícia Militar, que é outra força na cidade, acredito que iremos conseguir” finalizou.

Fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS