Connect with us

GERAL

Saúde de Jaicós realiza evento em alusão ao “Dezembro Vermelho”, com roda de conversa e testes de HIV e SÍFILIS

Publicado

em

Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), acontece durante este mês, a mobilização nacional denominada Dezembro Vermelho.

No município de Jaicós, a Unidade Básica de Saúde Amélia Crisanto, com apoio da Secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira (10), uma ação em alusão ao Dezembro Vermelho.

A programação contou com roda de conversa, entrega de preservativos, orientações repassadas por técnicas de enfermagem e realização de testes rápidos de HIV e SÍFILIS. De acordo com a enfermeira Rakel Monteiro, foram realizados 56 testes rápidos.

Além da presença de diversos técnicos em enfermagem, que auxiliaram na ação, também estiveram no evento a coordenadora da Estratégia Saúde da Família, Maria das Mercês Silva, enfermeira Rakel Monteiro e Coordenador da Atenção Básica, Vinicius Franklin.

O Teste Rápido de HIV é disponibilizado em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Em pelo menos 15 minutos, após fazê-lo, a pessoa poderá saber se está ou não com o vírus. Dando positivo, ela é imediatamente encaminhada para tratamento, também oferecido pelo SUS.

AIDS no Piauí

Publicidade

Somente no Piauí, neste ano de 2019, já são 752 novos casos registrados. Esse dado não está fechado, mas serve de alerta, pois, nos últimos dez anos, houve o crescente aumento de pessoas infectadas pela doença no Piauí, principalmente entre os homens.

De 2008 a 2018, o número saiu de 264 para 865 novos casos registrados. Em dez anos, o Piauí contabilizou 5.587 casos; lembrando que esse quantitativo é subnotificado, ou seja, mais pessoas podem estar com a doença, mas sem registro na Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). O primeiro caso de AIDS registrado no Piauí ocorreu em 1980, quando ocorreu uma epidemia no país.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS