Connect with us

DESTAQUES

Secretário Estadual de Cultura visita Jaicós e confirma restauração da Igreja Matriz de N. S. das Mercês

Publicado

em

O Secretário Estadual de Cultura do Piauí, Fabio Novo, esteve na manhã deste sábado (13), no município de Jaicós, onde visitou a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Mercês e a Casa Paroquial.

Na visita à igreja, o secretário se reuniu com o padre Claudio Santana e integrantes do conselho, para discutir sobre a necessidade de obras de restauração da estrutura física do templo religioso, que é um dos mais importantes patrimônios históricos e arquitetônicos da centenária cidade.

A realização da obra foi solicitada pela paróquia através de ofício e também foram realizadas três visitas de representantes da igreja à Secretaria de Cultura do Estado, em busca de conseguir a restauração da igreja, que é tombada pela Fundação Cultural do Piauí.

Durante a reunião, o secretário confirmou a restauração da igreja e disse que ainda não havia sido iniciada por problemas de ordem financeira. “Eu sei que é obra muita esperada pela população. Informo a vocês que a obra já está licitada, só que nós tivemos problemas de ordem financeira no estado nesses últimos dois anos, muita crise econômica, agora é que estamos começando a respirar. Estávamos com uma dívida com a empresa de licitação e tínhamos que pagar para começar a obra da igreja. Agora nós pagamos e ela se comprometeu em começar a obra no período de 10 a 15 dias” disse.

Ele ainda informou que se reunirá na segunda com os representantes da empresa responsável pela obra. “Fiquem tranquilos, vou me reunir na segunda-feira com os responsáveis e cobrar pessoalmente que inicie imediatamente as obras. Essa obra ficou parada por causa de alguns problemas, mas quando o estado fez a licitação ainda na minha gestão é porque o estado tinha o interesse de ajudar a igreja, de manter esse patrimônio do povo do Piauí” falou.

Publicidade

O padre Claudio Santana, disse que a história do povo está na igreja e que a comunidade tem cobrado a restauração. “A comunidade cobra da gente, mas agora com sua visita levantamos nossa esperança. Toda a história do povo está nessa igreja e o povo de Jaicós tem um amor muito grande por essa igreja, ela é um ícone dessa cidade, a raiz da fé das pessoas de Jaicós é muito forte. Estamos muito esperançosos pela reforma” disse.

Sobre a igreja

A matriz de Jaicós, localizada na praça Padre Marcos, teve sua construção iniciada em 1833 e foi concluída em 1839. Passou durante estes anos, por várias descaracterizações, mas, foi restaurada em 1988, voltando sua volumetria à forma original. A igreja marca a paisagem daquela cidade com o seu bonito jogo de detalhes e seu frontispício que apesar de não ter sido construído na época do movimento barroco, possui características deste estilo” (Fundac).

A igreja não passa por uma grande reforma há 14 anos, tendo sido reformada completamente ainda no ano de 2005.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS