Secretário Estadual de Cultura visita Jaicós e confirma restauração da Igreja Matriz de N. S. das Mercês
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 13/07/19

Secretário Estadual de Cultura visita Jaicós e confirma restauração da Igreja Matriz de N. S. das Mercês

O Secretário Estadual de Cultura do Piauí, Fabio Novo, esteve na manhã deste sábado (13), no município de Jaicós, onde visitou a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Mercês e a Casa Paroquial.

Na visita à igreja, o secretário se reuniu com o padre Claudio Santana e integrantes do conselho, para discutir sobre a necessidade de obras de restauração da estrutura física do templo religioso, que é um dos mais importantes patrimônios históricos e arquitetônicos da centenária cidade.

A realização da obra foi solicitada pela paróquia através de ofício e também foram realizadas três visitas de representantes da igreja à Secretaria de Cultura do Estado, em busca de conseguir a restauração da igreja, que é tombada pela Fundação Cultural do Piauí.

Durante a reunião, o secretário confirmou a restauração da igreja e disse que ainda não havia sido iniciada por problemas de ordem financeira. “Eu sei que é obra muita esperada pela população. Informo a vocês que a obra já está licitada, só que nós tivemos problemas de ordem financeira no estado nesses últimos dois anos, muita crise econômica, agora é que estamos começando a respirar. Estávamos com uma dívida com a empresa de licitação e tínhamos que pagar para começar a obra da igreja. Agora nós pagamos e ela se comprometeu em começar a obra no período de 10 a 15 dias” disse.

Ele ainda informou que se reunirá na segunda com os representantes da empresa responsável pela obra. “Fiquem tranquilos, vou me reunir na segunda-feira com os responsáveis e cobrar pessoalmente que inicie imediatamente as obras. Essa obra ficou parada por causa de alguns problemas, mas quando o estado fez a licitação ainda na minha gestão é porque o estado tinha o interesse de ajudar a igreja, de manter esse patrimônio do povo do Piauí” falou.

O padre Claudio Santana, disse que a história do povo está na igreja e que a comunidade tem cobrado a restauração. “A comunidade cobra da gente, mas agora com sua visita levantamos nossa esperança. Toda a história do povo está nessa igreja e o povo de Jaicós tem um amor muito grande por essa igreja, ela é um ícone dessa cidade, a raiz da fé das pessoas de Jaicós é muito forte. Estamos muito esperançosos pela reforma” disse.

Sobre a igreja

A matriz de Jaicós, localizada na praça Padre Marcos, teve sua construção iniciada em 1833 e foi concluída em 1839. Passou durante estes anos, por várias descaracterizações, mas, foi restaurada em 1988, voltando sua volumetria à forma original. A igreja marca a paisagem daquela cidade com o seu bonito jogo de detalhes e seu frontispício que apesar de não ter sido construído na época do movimento barroco, possui características deste estilo” (Fundac).

A igreja não passa por uma grande reforma há 14 anos, tendo sido reformada completamente ainda no ano de 2005.

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Santana do Piauí

Representantes da SMAS de Santana participam de Fórum Regional do SUAS

Representantes da Secretaria de Assistência Social de Santana do Piauí estão participando nesta quarta-feira (04) e quinta-feira (05) do Fórum Regional do SUAS. O evento sediado em Picos é organizado

DESTAQUES

JAICÓS 184 anos | Competições esportivas terão premiação de R$ 2.950; confira

Através das secretarias municipais da Juventude, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, a Prefeitura Municipal de Jaicós, divulgou os valores das premiações das tradicionais competições esportivas que serão realizadas durante a programação

DESTAQUES

‘Ele disse que não era correspondido e matou ex-cunhada por amor’, diz delegado

Após confirmar autoria na morte da ex-cunhada, o jovem Iago Júnior Alves da Silva revelou a polícia a motivação do crime, enquadrado como feminicídio. Segundo a polícia, o acusado tinha