Connect with us

Jaicós

Sindicato inaugura amplo e moderno Centro Cultural em Jaicós; veja fotos

Publicado

em

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município de Jaicós inaugurou com festa na noite desta quinta-feira, 18, um amplo e moderno Centro Cultural. O evento reuniu a classe trabalhadora, autoridades do município e a sociedade em geral.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS DO EVENTO!

DSC_0292

O Centro Cultural foi denominado de Egídio José Veloso, um sindicalista já falecido que dedicou 37 anos da vida à instituição. O auditório, com capacidade para mais de 300 pessoas, foi denominado de Pedro José de Carvalho, sindicalista também falecido, pai do atual presidente da entidade, Aldenides de Sousa Carvalho, o Manim.

DSC_0314

O espaço é, atualmente, um dos maiores da classe em todo o Estado do Piauí. O espaço cultural foi construído numa área de 500 metros quadrados. Além do auditório, possui, ainda, uma sala de reunião, gabinete com banheiro, cozinha, bar, almoxarifado e dois banheiros – masculino e feminino, estacionamento interno e um poço tubular.

DSC_0354

Segundo o presidente da instituição, foram investidos aproximadamente 400 mil reais, recursos do próprio Sindicato. “É a concretização de um grande projeto arquitetado há vários anos”, disse Manim. Em novembro de 2010, o Sindicato adquiriu o terreno, no valor de R$ 24 mil, e em julho do ano seguinte, as obras foram iniciadas.

Publicidade

DSC_0358

“Hoje, o sentimento de nós que fazemos o Sindicato é de realização, por estarmos entregando essa grande benfeitoria para a classe trabalhadora e à população do município. Hoje, o Sindicato de Jaicós dispõe de uma grande estrutura para as reuniões, eventos e confraternização da classe, como também, para a realização de outros eventos sociais da nossa cidade”, disse o presidente Aldenides.

DSC_0370

O secretário de Finanças e Administração da FETAG-PI, Evandro Luz, participou da cerimônia de inauguração e parabenizou a diretoria do Sindicato e todos os trabalhadores rurais associados pela conquista. “É uma alegria para mim, que muito bem conheço a história e as dificuldades já enfrentadas pelo Sindicato de Jaicós, e hoje ver essa obra construída com recursos próprios, oriundo das mensalidades dos trabalhadores, que mesmo nesse período difícil de seca, quase sem produção, continuam unidos e fortalecidos, dando um verdadeiro exemplo. Muitos tem a vontade, mas poucos tem a coragem de fazer o que foi feito aqui”, disse.

Outras autoridades e representantes de entidades ligadas a agricultura familiar presentes ao evento também pronunciaram e parabenizaram aos trabalhadores rurais pela inauguração do Centro Cultural, e enfatizaram o belo trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual gestão do Sindicato.

centro 1 centro 2

Após a cerimônia, foi realizada uma festa de confraternização animada pelo sanfoneiro Alvino Luz e Banda.

DSC_0425

A diretoria Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais é composta pelo vice-presidente Aderson Nelson de Paiva, a secretária geral Eunice da Silva Costa, o tesoureiro Eliodório Manoel de Carvalho, a coordenadora do CMMTR Helena Donília de Sousa, o secretário do PAAMA Gilson José de Carvalho, e presidida por Aldenides de Sousa Carvalho.

Publicidade

Manim, como é popularmente conhecido, é o sexto presidente do Sindicato, foi eleito em abril de 2013 e empossado e maio do mesmo ano para um mandato de quatro anos.  Instituído há 42 anos, o Sindicato foi por muitos anos uma entidade de pouca funcionalidade em defesa dos benefícios aos trabalhadores rurais. No entanto, ao longo dos últimos anos, vem resgatando a credibilidade junto à classe. A construção do Centro Cultural é uma das conquistas do novo modelo de gestão.

DSC_0515

Ao final, em entrevista, o gestor da entidade afirmou que o STTR de Jaicós tem feito uma gestão em defesa da classe, procurando sempre fortalecer e valorizar o trabalhador, e finalizou deixando uma mensagem. “Nossa mensagem é de esperança por dias melhores. Tivemos três anos de dificuldades para o homem do campo, por causa da seca. Mas hoje, no dia em que inauguramos o Centro Cultural, já tivemos uma chuva boa em nosso município. Nós esperamos por um ano com inverno, com condições para o trabalhador rural. Desejo a todos um feliz Natal e um 2015 cheio de paz, saúde e felicidade”, pontuou.

DSC_0318

Participaram da mesa de honra do evento além do presidente do STTR/Jaicós, Aldenides de Sousa Carvalho “Manin”, o secretário de finaças da FETAG-PI, Evandro Luz, vice-prefeito de Jaicós, Ogilvan Silva o “Neném de Edite”, presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Robert (Robim), vice-presidente do STTR/Jaicós, Aderson Nelson de Paiva, secretária geral, Eunice Costa, tesoureiro, Eliodório Manoel de Carvalho, coordenadora do CMMTR, Helena Donília, secretário do PAAMA, Gilson José de Carvalho, vereadores: Márcio Crisanto, Oziana Silva, Divino Macêdo e Benedito Alencar, ex-prefeito de Massapê, Francisco de Sousa Coutinho (Sousinha), Chico Tauá (representando os comerciantes) de Jaicós, empresário Jusselino Silveira, Regina (representando o Banco do Brasil) Clébio Coutinho do EMATER-PI, José do Carmo, da Secretaria de Agricultura de Jaicós, ex-vereadores João de Edmundo e Francisco Lima (Branco); presidente do STTR de Belém do Piauí, Epifânio Olegário, presidente do STTR/Patos, Francisco Pedro; e advogada, Dra. Marilene Vera.

Veja mais fotos do evento:

DSC_0281

DSC_0491

DSC_0286

DSC_0287

DSC_0289

DSC_0320

DSC_0327

DSC_0327

DSC_0333

DSC_0352

DSC_0405

DSC_0416

DSC_0408

DSC_0411

DSC_0418

DSC_0422

DSC_0463

DSC_0466

 

Publicidade

DSC_0486

 

DSC_0488

 

DSC_0495

 

DSC_0496

DSC_0498

DSC_0500

 

DSC_0504

 

Publicidade

DSC_0510

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS