Connect with us

Jaicós

Vereador Bosquinho quer que Câmara de Jaicós realize Sessão Solene em alusão ao Dia da Consciência Negra

Publicado

em

Um requerimento solicitando a realização de Sessão Solene em alusão ao dia da Consciência Negra, que é comemorado em 20 de novembro, foi aprovado pela Câmara Municipal de Jaicós, na sessão desta sexta-feira (01).

A solicitação, de autoria do vereador João Bosco Evangelista Lima, o Bosquinho, foi direcionada ao Presidente da Mesa Diretora, vereador Márcio Wander Freitas Crisanto.

De acordo com o vereador, o dia da consciência negra surgiu para lembrar o quanto os negros sofreram, desde a colonização do Brasil, suas lutas, suas conquistas, e para homenagear àqueles que lutaram pelos direitos da raça e seus principais feitos.

Segundo Bosquinho, a data também marca a busca pela promoção da igualdade racial. “A data também é considerada como uma ação afirmativa de promoção da igualdade racial e uma referência para a população afrodescendente dedicada à reflexão sobre as consequências do racismo. Assim sendo, a data tem uma orientação comemorativa, mas também está voltada à afirmação da consciência política, da pertença étnico-racial e da reivindicação dos direitos da população afro-brasileira”.

Ainda segundo o proponente,  a sessão é em alusão às ações voltadas para a promoção da igualdade racial na cidade, justamente por ocasião da comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS