Connect with us

Jaicós

Vereador Divino solicita construção de aterro sanitário em Jaicós

Publicado

em

Na sessão realizada na manhã desta segunda-feira (25), no plenário Deputado Humberto Reis da Silveira, a Câmara Municipal de Jaicós aprovou um requerimento de autoria do vereador Divino Macedo de Carvalho (PSB).

Em petição direcionado ao Prefeito Municipal, Ogilvan da Silva Oliveira e ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Osmildo da Silva Oliveira, o vereador solicitou a construção de um aterro sanitário no município de Jaicós.

De acordo com ele, o município de Jaicós dispõe de um lixão sem nenhuma preparação anterior do solo, e não tem nenhum sistema de tratamento de efluentes líquidos, o chorume, que atrai substancias contaminantes para o solo e para o lençol freático.

“Moscas, pássaros e ratos convivem com o lixo livremente no lixão a céu aberto, e pior ainda, crianças, adolescentes e adultos catam comida e materiais recicláveis para vender. No lixão o lixo fica exposto sem nenhum procedimento que evite as consequências ambientais e sociais negativas” destacou.

Ele ressaltou ainda que com a construção do aterro dentro dos critérios, o lençol freático não será contaminado.  “Com a construção de um aterro sanitário que antes de iniciar a disposição do lixo teve o terreno preparado previamente com o nivelamento de terra e com o selamento da base com argila e mantas de PVC, este extremamente resistente. Desta forma, com essa impermeabilização do solo, o lençol freático não será contaminado pelo chorume” disse.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS