Connect with us

DESTAQUES

Vereador Mávio defende a regionalização do Hospital Florisa Silva; “Está cada dia pior e oferecendo menos serviços”, diz

Publicado

em

O vereador do município de Jaicós, Mávio Silveira Carvalho (PTB), defendeu na sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta segunda-feira (6), que o Hospital Florisa Silva seja regionalizado e volte a ser administrado pelo Governo do Estado.

O parlamentar apresentou Requerimento encaminhando a solicitação ao governador Wellingon Dias de Araújo Barros (PT) e ao secretário Estadual de Saúde, Francisco Costa. O plenário aprovou a matéria por unanimidade.

Segundo Mávio, em meados de 2007, o município de Jaicós assinou pacto com o Estado do Piauí, pacto este que previa que o gerenciamento dos recursos do SUS passaria a ser responsabilidade do município, com isso, o Hospital Florisa Silva foi municipalizado, passando a sua administração a ser responsabilidade do município.

“Ocorre que desde essa data, o hospital vem passando por uma série de dificuldades devido em sua maior parte a queda no repasse dos recursos, quando comparados ao tempo em que sua administração estava sob a responsabilidade do Estado”, disse. Segundo Mávio, apesar de o referido hospital possuir uma ampla estrutura, com inúmeros leitos e um bom centro cirúrgico, hoje se encontra mal aproveitado, ou melhor, sem uso, tendo em vista que não é realizado nenhum procedimento cirúrgico, nem mesmo cirurgias cesarianas, como também não há a oferta de consultas especializadas. “Está cada dia pior e oferecendo menos serviços. Não podemos deixar que um Hospital com aquela estrutura continue funcionando nos moldes de uma Unidade Básica de Saúde”, afirmou.

Mávio acrescentou que, com a precariedade do Hospital, muitas pessoas estão ficando desassistidas dos serviços de saúde. “Pessoas que não tem o mínimo de condições financeiras ter uma situação de urgência na gravidez, por exemplo, vai no hospital, mas o mesmo não realiza o parto, muitas vezes sequer tem médico, e as pessoas, mesmo sem recursos, são obrigadas a recorrerem a hospitais particulares, até tomando dinheiro emprestado para realizar esse procedimento. Enquanto isso, nós temos um hospital com uma boa estrutura e que pode ofertar todos esses serviços”, argumentou.

Publicidade

O vereador destacou que Jaicós é a cidade polo de uma microrregião que engloba municípios como Massapê, Patos do Piauí, Campo Grande e Padre Marcos, sendo o hospital Florisa Silva o único existente e com atendimento 24 horas. Por consequência, atende a população de toda essa região, mesmo sem receber recursos para atender toda esta demanda.

Mávio lembrou que o governador Wellington Dias, durante visita à cidade de Jaicós, no período de campanha eleitoral, prometeu publicamente a regionalização do referido Hospital. “Esse Requerimento é apenas a formalização de uma luta que iniciei há alguns meses. Luto e defendo para que o Hospital Florisa Silva volte a ser administrado pelo Estado, com o consequente aumento dos repasses e a volta dos atendimentos especializados e da realização de cirurgias de leve e média complexidade e de partos cesáreos”, disse. Mávio adiantou que deverá estar reunido com o governador nos próximos dias e solicitou o apoio dos demais parlamentares no Requerimento.

O Requerimento foi amplamente discutido pelos demais vereadores. Os vereadores Divino Macedo (PSB), presidente da Casa, Flávio Silveira (PT), Benedito Alencar (PMDB) e Olisabel Silveira (PSB), falaram sobre a situação do Hospital Florisa Silva e apoiaram o Requerimento.

No segundo expediente, o vereador Mávio Silveira ocupou a tribuna da Casa e voltou a repercutir a situação da saúde pública no município de Jaicós. Um dos pontos criticados pelo vereador foi a ausência de uma ambulância com condições de prestar socorro e atender a população. “Jaicós não pode depender exclusivamente do Estado. Vemos os casos dos municípios de Patos e Belém do Piauí, onde ambulâncias foram compradas com recursos do próprio município. Agora, quantas ambulâncias Jaicós já comprou com recursos próprios? Nenhuma”, disse.

Mávio afirmou que está ocorrendo má gestão dos recursos públicos. “Jaicós tem sim, como teve, e sempre terá condições, o que falta é colocar isso como prioridade em nosso município”, disse, citando que o município já gastou quase 70 mil reais por mês com aluguel de carros. “Isso é a metade do que se gasta para comprar uma ambulância. Já está com 60 ou 90 dias que aconteceu o acidente com a ambulância de Jaicós. Já houve tempo suficiente para o conserto da ambulância”, disse.

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS