Connect with us

Jaicós

Vereador solicita construção de aterro sanitário em Jaicós

Publicado

em

O plenário da Câmara Municipal de Jaicós aprovou, em sessão ordinária realizada na noite desta sexta-feira, 29, o Requerimento de autoria do vereador Divino Macedo de Carvalho (PSB) solicitando do Governo Municipal a construção de um aterro sanitário no município.

Segundo o autor, o lixão, onde hoje são despejados os resíduos recolhidos na cidade não tem preparação anterior do solo e nenhum sistema de tratamento de efluentes líquidos, o chorume, que atrai substâncias contaminantes para o solo e para o lençol freático.

“Moscas, pássaros e ratos convivem com o lixo livremente no lixão a céu aberto, e pior ainda, crianças, adolescentes e adultos catam comida e materiais recicláveis para vender. No lixão o lixo fica exposto sem nenhum procedimento que evite as consequências ambientais e sociais negativas.”, argumentou.

De acordo com o vereador Divino, com a construção de um aterro sanitário, antes de iniciar a disposição do lixo, o terreno foi preparado previamente com o nivelamento de terra e com o selamento da base com argila e mantas de PVC, este extremamente resistente. “Desta forma, com essa impermeabilização do solo, o lençol freático não será contaminado pelo chorume.”, disse.

A sessão foi presidida pelo vereador Márcio Crisanto (PROS) e secretariada pelos vereadores Benedito Alencar (MDB) e Sirlene Lopes (PPL). Também estiveram presentes os vereadores Divino Macedo (PSB) e Dalvenisa Sousa (PSD).

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS