Connect with us

DESTAQUES

Vereadores de Jaicós reivindicam melhorias para a cidade e o interior. Veja!

Publicado

em

A Câmara Municipal de Jaicós realizou, na manhã desta sexta-feira, 30 de agosto, no plenário deputado Humberto Reis da Silveira, a 75ª sessão ordinária da atual legislatura. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Márcio Crisanto (PROS) e contou com as presenças de outros sete vereadores.

O primeiro expediente foi marcado pela apresentação, discussão e votação de matérias. Dois Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo Municipal foram lidos na sessão, o PL n° 27/2019, que dispõe sobre a Educação Ambiental e institui a política municipal de educação ambiental; e o PL n° 28/2019, que dispõe sobre a instituição do Programa Agenda 21 Local e do Fórum da Agenda 21 no município de Jaicós.

Do Poder Legislativo, foram apresentados dois Projeto de Resolução, ambos de autoria do vereador Antônio Robert (PSB) e subscrito pelos demais vereadores, concedendo Títulos de Cidadania Jaicoense a Francisco Freire Júnior e Terezinha Ferreira de Morais.

Ambos os Projetos foram encaminhados para análise dos vereadores nas Comissões permanentes da Casa.

Na mesma sessão foi votado o Projeto de Lei n° 23/2019, de autoria do vereador Irmão Jessé – PSC, denominando de Vitorino José de Sousa a Avenida situada no povoado Esquisito, zona rural do município de Jaicós. A matéria retornou ao plenário depois de tramitar nas Comissões de Legislação, Justiça e Redação, e de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira, tendo como relator o vereador João Bosco, o Bosquinho – MDB. Em votação, o PL foi aprovado por unanimidade.

Publicidade

O plenário apreciou, também, cinco Requerimentos solicitando melhorias para o município de Jaicós. O primeiro foi proposto pela vereadora Maria Sirlene Lopes Silva Barros, do PPL, solicitando do governador Wellington Dias e do secretário de Administração e Previdência, Merlong Solano, a instalação do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC) no município de Jaicós.

Ao defender o Requerimento, a vereadora explicou sobre o CIAC. “É um espaço físico construído pelo Governo do Estado e gerido pela Secretaria de Administração e Previdência que visa reunir toda a estrutura e concentra a prestação dos serviços públicos oferecidos pelo Governo em um único espaço, com o objetivo de trazer melhorias no controle, geração de economia e padronização de estabelecimentos físicos, visando qualidade no atendimento, desburocratização, simplificado e racionalização dos processos e procedimentos.”, disse.

Em Jaicós, sugeriu Sirlene, o CIAC poderia reunir órgãos como Emater, ADAPI, Supervisão Estadual de Ensino, Detran, IAPEP, SEFAZ, oferecendo maior praticidade para os usuários dos respectivos serviços prestados por cada.

Outro Requerimento foi apresentado pelo vereador Divino Macedo de Carvalho, do PSB, solicitando do Governo Municipal o recolhimento do lixo domiciliar nas residências localizadas nos terrenos doados pelo município, entre os bairros Nossa Senhora das Mercês e João Melé.

“A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Através dela, todos os resíduos são devidamente descartados e evitam a poluição do solo e lençóis freáticos, além de evitar a poluição das ruas e esgotos que podem, grandes prejuízos aos cofres públicos e aos moradores das cidades. A área citada tem uma quantidade grande de residências e não há o recolhimento do lixo domiciliar, sendo que o lixo é jogado aleatoriamente no meio ambiente.”, argumentou o autor.

Publicidade

O vereador Jessé Gonçalo da Silva, do PSC, foi autor de dois dos Requerimentos votados na sessão, onde ele solicita melhorias para o populoso povoado Croazal, situado às margens da BR 407, distante cerca de 14 km da sede.

O parlamentar solicitou do Governo Municipal a construção de uma praça pública com academia de saúde. O Irmão Jessé salientou que a comunidade tem crescido em população. “O povoado tem um volume habitacional considerável, com crianças, jovens e idosos que necessitam de uma área aberta que ofereça, por exemplo, opções de lazer e prática de atividades físicas, proporcionando conforto e valorizando a região.”, disse. Ao falar sobre a academia de saúde, o autor salientou que a mesma contribui para a promoção da saúde da população a partir das práticas corporais e atividades físicas e de lazer, de modos de vida saudável.

Já a vereadora Dalvenisa da Conceição Nascimento, a Mocinha, do PSD, solicitou da presidência da Equatorial Energia Piauí e do escritório da CEPISA em Jaicós, a substituição do transformador de energia na localidade Santana de Alberto Gerônimo, zona rural do município de Jaicós, permitindo assim a equipagem de um poço na comunidade.

“O transformador que há na localidade Santana, próximo à casa de seu Alberto, é pequeno e não suporta o equipamento do poço tubular que existe na localidade. Portanto, se faz necessário à troca por um transformador de maior capacidade para equipar o poço e abastecer a comunidade que tanto sofre com a falta de água.”, argumentou a autora.

Ainda na sessão, foi apresentada uma Indicação de autoria do vereador Benedito Alencar da Silveira (MDB), direcionada ao Governo Municipal, pedindo o conserto do calçamento da Rua Manoel Antônio Eduardo, Travessa Vicente Ferreira de Sousa, Avenida Marechal Alves Filho, Rua José Alves Feitosa e Travessa José Luiz de Carvalho (ladeira do Paraíso). “O pedido justifica-se pelo fato de as pedras de calçamento estarem soltas e em alguns lugares já têm buracos, oferecendo riscos de acidentes e dificultando a trafegabilidade.”, disse.

Publicidade

Também foi apresentada uma Moção de Pesar aos familiares da senhora Leila Coelho Castelo Branco de Oliveira, a Irmã Leila, como era conhecida, falecida no último dia 23 de agosto.

A Irmã Leila foi casada com o pastor Vicente, também já falecido, que atuou como líder da Assembleia de Deus de Missão em Jaicós e em outras cidades do Piauí. O casal teve cinco filhos: Leida, Cleiton, Cleilton, Lucas (Lucão Cantor Gospel), e Viviane Keyla, que é supervisora Rede Estadual de Ensino em Jaicós.

O vereador Irmão Jessé, autor da Moção, salientou que em sua passagem terrena a senhora Leila se permitiu amar e ser amada, foi generosa e sempre estendeu a mão a quem precisasse, ensinou a sua família o valor do trabalho, honestidade e de uma amizade verdadeira, sendo uma mãe e esposa exemplar, mulher de fibra e religiosa. “Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares pela perda desta grande mulher que deixou um legado de carinho e amizade.”, diz a Moção.

Após a sessão, o presidente da Casa, vereador Márcio Crisanto, realizou a entrega de uniformes aos seis servidores do Poder Legislativo Municipal. De acordo com o presidente, o uniforme padroniza e contribui com a identificação dos servidores da Casa, além de proporcionar economicidade. Cada servidor recebeu duas camisas.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS