Connect with us

Jaicós

Vereadores de Jaicós reivindicam melhorias; veja o que foi solicitado

Publicado

em

Cinco Requerimentos solicitando melhorias para o município de Jaicós foram aprovados pelo plenário da Câmara Municipal, em sessão ordinária realizada na última segunda-feira (9), no plenário deputado Humberto Reis da Silveira.

O vereador Benedito Alencar da Silveira (PMDB) foi autor de um dos Requerimentos, em que solicita do diretor presidente da Eletrobrás Distribuição Piauí, Marcelino da Cunha Machado Neto, do diretor de Planejamento Expansão da Eletrobrás Piauí, Pedro Mateus de Oliveira, e da gerente Geral Regional da Eletrobrás em Picos, Elizabeth Leal, providências urgentes no sentido melhorar a qualidade da energia elétrica na cidade de Jaicós.

bene alencar DSC_0947

Vereador Benedito (PMDB)

“Em nossa cidade a queda e oscilações de energia são constantes”, reclamou o vereador. Segundo ele, a potência da energia varia entre 140/180v durante o dia e noite. “Um problema que tem comprometido os trabalhos nos órgãos e instituições, queimado vários equipamentos. As centrais de ar não funcionam no horário de trabalho, computadores desligando, gerando situações constrangedoras a todos”, disse. A sugestão do vereador é a instalação de mais transformadores ou aumentar a potência dos existentes na cidade.

A solicitação do vereador Flávio José de Macedo Silveira, o Doutor (PT), teve como foco a área da Saúde. Em requerimento à prefeita municipal, Waldelina Sales de Moraes Soares Crisanto (PRP), o parlamentar solicitou o reinício da obra de construção da UBS – Unidade Básica de Saúde na localidade Gameleira, e questionou o motivo da mesma está parada.

Vereador Doutor - PT

Vereador Doutor – PT

O autor destacou a importância da obra. “O projeto é executado com recursos federais, através do convênio do Ministério da Saúde, e atenderá aos moradores da localidade com diversos procedimentos de atenção básica à saúde, onde poderão ser feitos com mais agilidade e conforto aos pacientes daquela comunidade”. Segundo ele, Unidades de Saúde de outros municípios que receberam os recursos no mesmo período já estão funcionando, enquanto em Jaicós está parada e sem previsão de término.

Publicidade

O vereador Antônio Robert Silveira Reis, o Robim (PSB), foi autor de dois dos Requerimentos, ambos direcionados ao ministro da Saúde, Marcelo Costa e Castro, solicitando a implantação de uma Academia Comunitária de Saúde e a a implantação do SAMU no município de Jaicós.

Vereador Robim (PSB)

Vereador Robim (PSB)

“A Academia comunitária ao ar livre estimula a prática de atividade física em todas as idades, com especial atenção às pessoas com mais de sessenta anos. O conjunto compreende atividades para fortalecer, alongar e relaxar, dar agilidade e promover a flexibilidade da maioria dos músculos do corpo humano. A grande vantagem é que os aparelhos usam o peso e a força do próprio usuário para movimentá-los, garantindo mais saúde sem exigir grande esforço. A instalação da academia acaba se tornando ponto de encontro para a comunidade, colaborando também para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes”, justificou.

Com relação ao SAMU, o vereador Robim salientou que não justifica uma cidade de aproximadamente 20 mil habitantes, em uma microrregião com seis cidades e aproximadamente 85 mil habitantes, às margens da BR – 407, não possuir serviço de urgência. “A importância do SAMU para Jaicós é indiscutível, certamente será uma das maiores conquistas do município, pois através do mesmo é possível atender prontamente as ocorrências no município”, disse. Ainda segundo o vereador, no município já existe uma casa alugada para receber o SAMU, mas até o momento não houve a implantação do serviço.

A vereadora vice-presidente da Câmara Municipal, Jozete Alves de Carvalho, a Pretinha (PP), direcionou sua reivindicação à área da segurança pública. A parlamentar solicitou do comandante-geral da Polícia Militar no Piauí, coronel Carlos Augusto Gomes de Souza, e do comandante da 3º CPMP de Jaicós, Lindomar Félix dos Santos, a realização de rondas policiais nos povoados e zona rural do município de Jaicós.

Vereadora Pretinha (PP)

Vereadora Pretinha (PP)

“O município de Jaicós recebeu mais vinte policiais militares na 3ª Companhia para atender toda sua extensão. Em nosso município, há povoados populosos que também necessitam de um policiamento ostensivo. Com mais policiais a ronda nos povoados e demais localidades da zona rural irá manter a ordem e a segurança toda a sua extensão, para atender de forma mais integrada à coibição de tráfico de drogas, furtos, roubos, bem como o estabelecimento efetivo de ações preventivas nas escolas”, justificou.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS