Connect with us

DESTAQUES

Via-Sacra encenada pela Pastoral da Juventude relembra crucificação e morte de Jesus e emociona fiéis em Jaicós

Publicado

em

Em um momento marcado por muita emoção e fé, a Pastoral da Juventude da paróquia de Nossa Senhora das Mercês, em Jaicós, realizou por mais uma ano, a encenação da Via-Sacra, uma das celebrações mais fortes da Semana Santa.

Na encenação, que foi acompanhada pelos olhares atentos e emocionados de diversos fiéis católicos, os últimos momentos de Jesus Cristo, como a condenação, o encontro com Maria e a sua crucificação, foram relembrados.

A primeira estação, que narrou o momento em que Cristo foi condenado, aconteceu no patamar da Igreja Matriz e em seguida, o grupo percorreu várias ruas da cidade, simbolizando o trajeto seguido por Jesus até o Calvário.

A caminhada foi encerrada no Alto da Santa Cruz, onde foram encenadas as últimas estações, crucificação, morte e ressurreição de Cristo Jesus. Logo em seguida, o pároco local, padre Antônio Mendes, presidiu a santa missa, que foi concelebra pelo diácono Cláudio Santana.

Em sua fala, o diácono Cláudio Santana disse que a Semana Santa é uma oportunidade de fazer uma reflexão de vida. “Quando percorremos da igreja matriz até aqui nós também caminhamos com Jesus. E celebrar a semana santa é uma oportunidade que Deus nos dá para fazermos uma reflexão de vida. E o evangelho de hoje nos fala da angústia que Jesus sentiu pela traição de Judas e devemos também perceber em nossa vida quais são os pontos em que estamos traindo Jesus, o que faço que está me distanciando de Deus. Que possamos celebrar uma santa semana santa, na oração e deixando de lado tudo aquilo que nos afasta de Deus para nos aproximamos de Jesus” falou.

O jovem Gleison Bispo, integrante da pastoral, que fez o papel de Jesus na encenação pelo segundo ano, disse que o intuito é mostrar um pouco do que Cristo sofreu. “A importância desse momento é que a gente consegue passar para as pessoas um pouquinho do que Jesus passou, no mínimo, porque as dores que Jesus passou foram imensas. Eu tento demonstrar para a atualidade o que Jesus passou por nós para que eles vejam o sofrimento que Cristo vivenciou. E é muito especial para mim poder, pela segunda vez, representar o papel de Jesus Cristo na via-sacra em Jaicós” disse.

Em entrevista ao Cidades na Net, Marcelo Teles, que acompanhou emocionado a encenação, disse que o momento relembra o que Jesus sofreu, sem merecer. “Essa passagem relembra o quanto Jesus sofreu por nós na cruz sem merecer, o quanto ele nos ama. Me emocionei porque aquelas surras que Jesus estava levando recebia como se eu estivesse apanhando no lugar dele, a cena me emociona muito porque Jesus não tinha pecado nenhum, ele só veio para salvar a cada um que estava em pecado, sem esperança de vida, veio para curar os doentes, salvar os que estavam sofrendo” disse.

Publicidade

Ele também disse que devemos crer em Cristo e que a cruz maior foi carregada por Ele.“Esse momento faz a gente relembrar o quanto Jesus sofreu por nós para que não sofrêssemos mais, a cruz maior ele já carregou e agora ele nos diz que devemos acreditar nele porque seu fardo é leve, não é pesado igual ao que ele carregou por todos nós. Então, temos que ter fé em Jesus Cristo, acreditar que ele é o único e verdadeiro Deus, confiar primeiramente nele. E mesmo nós o crucificando ele disse ‘Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem”, falou.

Por fim, Marcelo deu seu testemunho, relatando que carrega também uma cruz, mas crê que alcançará a vitória, assim como Jesus alcançou. “Eu consegui inúmeras graças através do nosso Senhor Jesus Cristo porque me apego muito com ele. Hoje estou passando por uma cruz pesada, que é um problema nos meus rins, mas eu tenho que carregar essa cruz em sinal de fé, pois se tenho como carregar é porque Jesus está comigo, se Ele me deu eu carrego com amor e sei que um dia virá minha vitória. Me emocionei também porque assim como Jesus ressuscitou, venceu a morte, eu creio que também vencerei essa cruz pesada que tenho enfrentado e em nome de Jesus minha vitória chegará assim como ele prometeu para cada um de nós” finalizou.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS