Connect with us

DESTAQUES

Vice-prefeito Neném de Edite lidera pesquisa eleitoral em Jaicós; veja números

Publicado

em

Dados de uma pesquisa eleitoral divulgada nesta terça-feira, 28, pelo Instituto Census, apontou que, se as eleições municipais fossem hoje, o vice-prefeito do município de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, do PSD, seria eleito prefeito.

Na pesquisa estimulada, onde são citados os nomes dos quatro pré-candidatos, Neném de Edite, como é popularmente conhecido, aparece com 32% pontos. Em segundo e terceiro lugar, aparecem tecnicamente empatados a prefeita Waldelina Crisanto (PRP) e Mávio Silveira (PTB), ambos com 20% pontos. E em 4º lugar, com com 11% da intenções de votos, aparece o pré-candidato a prefeito pelo PSDB, o ex-vereador Francisco de Lima Rodrigues, o Branco, como é popularmente conhecido. Brancos e nulos somam 6% e não sabe ou não quiseram opinar 11%.

Em outro cenário, com apenas três candidatos, Neném de Edite também lidera a pesquisa com 36% de intenções de votos, seguido por Mávio Silveira, com 24%, e Waldelina Crisanto, com 21%. Brancos e nulos somam 8%, e não souberam ou não quiseram opinar, são 11%.

A pesquisa avaliou, também, o índice de rejeição dos quatro pré-candidatos. A prefeita Wadelina Crisanto aparece com o maior percentual, 40%, um número considerado elevado. O vereador Mávio Silveira aparece com 15%, o vice-prefeito Neném de Edite com 7% e Branco Rodrigues com 4%. Outros 18% não sabem ou não quiseram opinar e 16% disse não ter rejeição a nenhum dos pré-candidatos.

Outro quesito da pesquisa foi a avaliação da administração municipal. Do eleitorado entrevistado, 69% reprova, 23% aprova e outros 8% não sabem ou não opinaram.

Publicidade

O grau de confiança da pesquisa é de 95%, com uma margem de erro de 5% para mais ou para menos.

OUTROS DADOS
Essa foi uma das pesquisas mais amplas já feitas no município de Jaicós. Segundo os dados disponibilizados na página do Tribunal Superior Eleitoral, ao todo, foram realizadas 12 perguntas aos entrevistados, porém, não foram divulgados pelo contratante.

Clique aqui e veja o questionário completo!

Três das perguntas eram relacionadas a composição da chapa majoritária e sondavam quem seriam os melhores nomes para vice-prefeito nas chapas dos pré-candidatos. Na chapa de Waldelina, foram colocados como opções os ex-vereadores Branco e João de Edmundo. Na chapa de Neném, foram colocados como opção o ex-vereador Branco, o vereador Márcio Crisanto e o ex-vereador Zé Luís Coelho. E na chapa de Mávio, são dadas como opções as composições com Branco, o vereador Robim e o ex-vereador Zé Luís.

Faltam pouco mais de três meses para as eleições municipais, que acontecem no dia 02 de outubro, mas, até o momento, nenhum dos quatro pré-candidatos a prefeito de Jaicós ainda não definiram quem vai compor a chapa majoritária.

Publicidade

A PESQUISA
A pesquisa foi contratada por Clovenilson Coelho Pergentino, que é correligionário do grupo político do vice-prefeito, e registrada no dia 20 de junho Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, sob número PI-02857/2016.

O levantamento foi realizado entre os dias 08 e 10 de junho e entrevistou 400 pessoas com idade superior a 16 anos e eleitor do município de Jaicós, residentes nos bairros Alto de Adão, Coqueiro, Matadouro, Nova Olinda, Pedrinhas, Vila Barrão, Armínio José de Sousa, Boa Vista, Bom Sucesso, Centro, Francílio Almeida, João Melé, Cerâmica, Cohab, Nossa Senhora das Mercês, Rua José Mendes, Serranópolis, Vila Barrão, e nas comunidades rurais Baixio, Baliza, Capim, Esquisito, Gameleira, João Tubí, Lagoa do Sabino, Mulungu, Poço do Pato, Santo Antônio, Tanquinho, Angical, Croazal, Pau do Enxuí, Ponte Maria Preta, Saco da Serra, Santana, Sítio, Tanque dos Batistas, Vazante e Várzea Queimada.

OUTRAS PESQUISAS
As pesquisas eleitorais tem sido uma ferramenta muito utilizada pelos pré-candidatos a prefeito do município de Jaicós. Mas de dez levantamentos já foram realizados, mas, essa foi a primeira a ser registrada, requisito obrigatório para ser divulgada. As demais, nenhuma foi oficialmente divulgada, apesar de os números serem comentados nos bastidores da política.

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS