Connect with us

Jaicós

Wellington Dias acusa Zé Filho de trocar água por voto em Jaicós e Francisco Santos

Publicado

em

A assessoria jurídica da coligação “A vitória com a Força do Povo”, encabeçada por Wellington Dias, impetrou Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), contra o candidato Zé Filho (PMDB), no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. O governador é acusado ter praticado os crimes de abuso de poder político por supostamente estar trocando água por votos no interior do Estado.

Os advogados de Wellington Dias afirmam que o crime teria sido praticado nos municípios de Francisco Santos e Jaicós, na região do semiárido. Nestas cidades, o abastecimento de água é feito por meio de carros-pipa. O Governo do Estado assumiu o programa de distribuição de água depois que o Governo Federal deixou de repassar os recursos diretamente para Defesa Civil e repassou a responsabilidade para o Exército.

De acordo com os advogados da coligação adversária, a denúncia é do Conselho Municipal de Defesa Civil do município de Francisco Santos. Segundo a ação, a Secretaria Estadual de Defesa Civil do Piauí só estaria distribuindo água às famílias apoiadoras da campanha à reeleição de Zé Filho.

O advogado da coligação “A Vitória com a Força do Povo”, Daniel Oliveira, afirmou que a denúncia deve ser apurada com rigor pela Justiça Eleitoral. “Pedimos a inelegibilidade do candidato por oito anos, bem como a cassação do seu registro. Tal prática, além de criminosa, coloca os candidatos em situação desigual na disputa do pleito”, destacou.

Daniel Oliveira afirma que a ação tem por objetivo impedir e apurar a prática de atos que possam afetar a igualdade dos candidatos em uma eleição nos casos de abuso do poder econômico. “Nas casas que possuem cartazes do candidato Wellington Dias não ocorre distribuição de água”, declarou. O advogado de Zé Filho, Valdílio Falcão, afirmou que só irá se pronunciar sobre o caso quando for notificado. “A única coisa que podemos falar é que essa denúncia é absurda”, declarou.

Publicidade

Fonte: Portal O Dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS