Connect with us

GERAL

Massapê do Piauí abre a campanha ‘Dezembro Vermelho’ na prevenção à AIDS e HIV

Publicado

em

1º de dezembro foi o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Em alusão à data, o município de Massapê do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na manhã desta quinta-feira (5) a campanha Dezembro Vermelho, uma ação de prevenção ao HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.

A primeira atividade da campanha aconteceu na Unidade Básica de Saúde José Joaquim de Morais, na sede do município, e teve como público alvo adolescentes e jovens com idade entre 12 e 29 anos.

O evento foi aberto pela coordenadora da Rede de Atenção Básica à Saúde, a enfermeira Claudete Batista, e prosseguiu com uma palestra ministrada pela médica da Estratégia de Saúde na Família, Giovana Maia, com o objetivo de conscientizar e sensibilizar o público alvo sobre a importância da prevenção e o tratamento precoce.

Em sua fala, a médica falou sobre a campanha Dezembro Vermelho, seus objetivos e apresentou dados da evolução da síndrome no Brasil em 10 anos, entre 2007 e 2017. A palestrante também explanou sobre a diferença entre HIV e AIDS, sobre as fases da AIDS, formas de transmissão – sexo sem camisinha, compartilhamento de seringas, da mãe infectada para o filho durante a gravidez, parto ou amamentação sem controle, no uso de instrumentos contaminados e que não foram esterilizados.

Giovana deu ênfase, também, a importância do diagnóstico precoce e o tratamento. Segundo a médica, quanto mais precoce for o diagnóstico e adequado o tratamento, a carga viral, que é a quantidade de HIV no organismo, será menor, podendo ser até indetectável. A médica encerrou com uma dinâmica em grupo, onde abordou outro ponto importante, o preconceito com as pessoas portadoras do vírus.

Publicidade

Além das orientações sobre a prevenção e tratamento da doença, no encontro também houve a distribuição de preservativos e a realização de testes rápidos para a detecção de doenças como hepatite B e C, HIV e Sífilis, realizados pela enfermeira Daniely Xavier.

As ações do Dezembro Vermelho buscam sensibilizar a população quanto à importância do acesso à informação adequada sobre HIV, sobre a evolução dos métodos de prevenção e de tratamento.

_Mais imagens

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS