Connect with us

DESTAQUES

CALDEIRÃO GRANDE | ExpoCaboclos reúne mais de 10 mil pessoas, animais de alto nível e movimenta cerca de R$ 500 mil; fotos

Publicado

em

A Fazenda Algaroba, localizada no Sítio Caboclos, zona rural de Caldeirão Grande do Piauí, sediou de 18 a 20 de novembro a tradicional feira de caprinos e ovinos do município, denominada ExpoCaboclos, evento promovido pela Prefeitura Municipal e pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do município, com o apoio de empresas públicas e privadas.

Este ano, a ExpoCaboclos chegou à sua 7ª edição, se consolidando anualmente como uma das maiores feiras do segmento no interior do Piauí. O evento envolveu a cadeia produtiva caprinos e ovinos do município, além de criadores, compradores e empresários do ramo, inclusive, dos estados do Pernambuco, Paraíba, Ceará e Bahia, proporcionando um grande intercâmbio de experiências.

CLIQUE AQUI E VEJA FOTOS DA FEIRA!

Segundo dados da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), parceira do evento, 368 animais das raças Santa Inês, Dorper, Boer e Anglo Nubiana, foram colocados no espaço de exposição e comercialização.

_dsc0629

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Glauber Ramon, o município de Caldeirão Grande do Piauí acumula bons resultados no setor, a partir do o melhoramento genético dos animais, associado aos incentivos econômicos e assistência técnica. “Hoje, a Associação local tem um grande rebanho, com animais de qualidade. A ovinocaprinocultura é um dos setores em desenvolvimento em nosso município. Prova disso é o crescimento desta feira, que tem se destacado em todos os ângulos, graças ao apoio do prefeito Vianney”, disse.

Publicidade

A ExpoCaboclos conta com vasta programação. Este ano, com o objetivo de incentivar o crescimento da ovinocaprinocultura, em parceria com o Sebrae, foi realizado um curso de culinária à base de carnes de ovinos e caprinos.  As participantes aprenderam várias receitas diferentes para fazerem pratos saborosos e com qualidade, utilizando alimentos saudáveis como a carne de bode, que tem baixo teor calórico. O resultado foi apresentação de 20 pratos diferentes.  “O treinamento vai incentivar o consumo de alimentos à base da carne de caprinos e ovinos, tanto em restaurantes quanto também na merenda escolar”, disse Ana Mary, coordenadora regional do Sebrae.

_dsc0774

Outro destaque do evento são os shows de forró. A 7ª edição da feira teve como atração principal o renomado cantor Flávio José, compositor e intérprete de músicas tradicionais do forró nordestino. Também se apresentaram no palco cultural Ranieri e Banda, Jorge do Acordeon e Zé Estrela e Forró Luminado e Forró Novo Stilo. Nas duas noites, um grande público lotou o espaço festa.

CLIQUE AQUI E VEJA FOTOS DO SHOW!

Flávio José, principal atração artística do evento

Flávio José, principal atração artística do evento

No sábado e domingo, foi realizado o concurso para escolha dos melhores animais nas respectivas raças. Os animais foram avaliados pelos conceituados médicos veterinários Domingos Ribeiro e Ricardo Teixeira, de Teresina, conhecidos pela capacidade técnica em julgar concursos de ovinos e caprinos. Ao todo, foram distribuídos 6 mil reais em prêmios para os campeões.

_dsc1056

Em entrevista ao final do evento, o prefeito João Vianney falou sobre o evento e disse estar feliz com os resultados. “A ExpoCaboclos foi um sucesso em todos aspectos. Vamos começar avaliando pelo nível dos animais aqui expostos. Posso dizer que foi o melhor de todas as edições. Tivemos animais avaliados em mais de 25 mil reais. Vale destacar a participação de criadores do nosso município, da região, mas, também, de pelo menos outros quatros Estados”, disse.

Publicidade
Prefeito Vianney comemora sucesso da ExpoCaboclos

Prefeito Vianney comemora sucesso da ExpoCaboclos

Outro destaque o evento é o fortalecimento da economia. Segundo o prefeito, nos três dias, o evento movimentou cerca de R$ 500 mil, dentre a comercialização de animais, como também, de alimentos, bebidas e outros produtos. Vianney disse ter conversado com os expositores e proprietários de barracas, e ouvido depoimentos em que todos manifestaram satisfação com o evento. “A nossa avaliação é mais que positiva. A 7ª edição da nossa feira de ovinos e caprinos foi um sucesso em todos os aspectos, em participação do público, dos expositores e em vendas, e tudo isso, em perfeita tranquilidade. Nos resta agradecer a todos os envolvidos na organização e os que vieram prestigiar esta grande festa. E a partir do 1º de janeiro nós já estaremos nos planejando para a realização da 8ª edição”, pontuou.

_dsc0893

Segundo a Polícia Militar, mais de 10 mil pessoas passaram pela ExpoCaboclos nesses dias do evento. Dentre os presentes, personalidades como o ex-governador Wilson Martins, o deputado federal Átila Lira, o deputado estadual Rubem Martins, Arinaldo Leal, presidente da APPM e prefeito de Vila Nova do Piauí, os prefeitos Renato Pio (São Luís do PI), Eudes Ribeiro (Fronteiras), Márcio Alencar (Alegrete), Danilo Martins (Wall Ferraz), e o prefeito eleito em São Julião, Dr. Jonas Alencar, dentre outros.

_dsc1058 _dsc1045 _dsc1017 _dsc0785 _dsc0746 _dsc0719 _dsc0715 _dsc0734 _dsc0704 _dsc0689 _dsc0681 _dsc0673 _dsc0679 _dsc0661 dji_0018 _dsc0634 dji_0007 _dsc0617 _dsc0601 _dsc0593 _dsc0580 _dsc0589 _dsc0945 _dsc0937 _dsc0935 _dsc0931 _dsc0926 _dsc0928 _dsc0907 _dsc0897 _dsc0893
_dsc0863 _dsc0859 _dsc0852 _dsc0850 _dsc0838 _dsc0828

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS