Connect with us

Legislativo em Foco

Câmara aprova Títulos de Cidadania e denomina ruas em Massapê do Piauí

Publicado

em

A última sessão ordinária da Câmara Municipal de Massapê do Piauí, realizada no sábado (11), presidida pelo vereador Davi Felipe Alves (PP), foi marcada pela aprovação de várias matérias que homenagearam várias personalidades com a denominação de ruas da cidade e com Títulos de Cidadania.

Projetos denominam ruas

O vereador Rivaldo de Carvalho Costa, do PP, foi autor de dois dos Projetos de Lei que denominaram ruas da cidade. No primeiro PL, a rua que se inicia no Bairro Areia Branca, ligando ao Centro da cidade, cruzando as ruas João Esmério, Raimundo Antônio de Carvalho, dando acesso ao Cemitério Municipal, foi denominada de Avenida Anatália Francisca de Carvalho. Em outro Projeto, o parlamentar denominou de Epaminondas Coutinho Feitosa a rua número 22, no sentido Norte a Sul, cruzando a rua Aristides Mendes.

O vereador Elder José de Morais (DEM) foi autor de outros quatro Projetos de denominação de ruas. A rua Projetada 20, localizada no Centro, onde atualmente mora a senhora Silvina, foi denominada de Rosilda Maria da Costa; a rua Projetada 15, onde atualmente reside o senhor Valentim, foi denominada de Antônio Lucindo Coutinho; a rua Projetada 08, onde reside Franklande, foi denominada de Pedrina Maria Coutinho; a rua Projetada 04, onde reside Chico de Nena, foi denominada de José Martins Santana, o ‘Chico de Zuza’.

Títulos

Publicidade

Na sessão, o plenário aprovou, também, Projetos de Decreto Legislativo concedendo Títulos de Cidadão Honorário de Massapê do Piauí a diversas personalidades.

O vereador Rivaldo de Carvalho Costa (PP) foi autor de dois Projetos, que tiveram como homenageados a primeira dama do município, Verônica Raimunda Cavalcante Macedo Carvalho, a deputada federal Iracema Portella Nunes Nogueira Lima, e ao empresário e ex-vereador do município de Jaicós, Francisco Martins de Oliveira, o Chico Tauá.

O vereador Andeni Gilson de Carvalho, o Nanan (PT), também foi autor de dois Projetos concedendo Títulos de Cidadania Massapeense. Os homenageados nas propostas foram o deputado federal Merlong Solano (PT), e o ex-deputado federal Jesus Rodrigues.

O vereador Antônio Augusto da Costa Xavier (PP) também apresentou dois Projetos, através dos quais propôs homenagens com a entrega de Títulos de Honraria à deputada estadual Tazmânia Gomes de Medeiros (Belê – PP).

Segundo expediente

Publicidade

No segundo expediente, os vereadores ocuparam a tribuna da Casa. O primeiro a se pronunciar foi o vereador Libânio Gomes (PT). Em breves palavras, o parlamentar elogiou o trabalho de reforma da passagem molhada do Rio Boa Esperança, na localidade Angical. “O serviço lá vai ficar bonito e resolver de vez aquele problema”.

20160611_102806

Elogiou, também, a realização do Festival Desportivo de Férias, realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes nas margens do Rio Boa Esperança, também no Angical. E concluiu comentando sobre os festejos religiosos do município. “Estamos nos aproximando também das festas de São João Batista, em Massapê. E vamos pedir a Deus, fazer penitência ao nosso padroeiro para que tudo ocorra em paz”.

O vereador Aldeni Gilson, Nanan (PT), como é conhecido, iniciou seu pronunciamento agradecendo aos colegas pela aprovação do Projeto que concedeu o Título ao deputado Merlong Solano e ao ex-deputado Jesus Rodrigues, políticos, que segundo ele, são merecedores da honraria, tendo em vista que os ambos contribuíram com o desenvolvimento do município de Massapê do Piauí, destinando recursos para a realização de importantes obras, como a perfuração de cinco poços tubulares e a construção da academia de saúde, cujo uma parte dos recursos já foram liberados e as obras serão iniciadas em breve.

20160611_102912

Nanan trouxe à tribuna a informação de que o governador Wellington Dias (PT) autorizou a liberação de recursos para a construção de 5 mil metros de calçamento no povoado São Francisco. “Irei novamente a Teresina, juntamente com a vice-prefeita Luiza, tratar sobre a construção de uma passagem molhada para o povoado São Francisco” disse, acrescentando que o recurso será liberado através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, com o deputado Francisco Limma. “São muitas e muitas obras em nosso município para a melhoria de vida do nosso povo, como a praça Isabel Coutinho, que está ficando linda, as estradas que estão sendo recuperadas. “Já foi melhorado o trecho que ligas as localidades Cabaceira, Peixe, Vilão e povoado São Francisco, já foi todo recuperado. As obras vão dar continuidade e todas as estradas vão ser recuperadas, melhorando o tráfego de veículos, como carro e moto, beneficiando a população. Massapê está de parabéns”, finalizou.

Elder Morais (DEM) também agradeceu ao apoio dos colegas vereadores na aprovação das matérias de sua autoria. Projeto que segundo o parlamentar, além de homenagear pessoas ilustres, vai facilitar a vida dos moradores com a identificação das ruas. O vereador manifestou sua preocupação com a veiculação de informações nos vários meios de comunicação, nas redes sociais, onde segundo ele, muitas vezes são veiculadas informações não verdadeiras. Ele fez um alerta. “Quem tem esses mecanismos, tem que ter essa preocupação maior. É claro que nós, ao falarmos, também estamos fazendo comunicação, mas em proporção menor, mas nos meios de comunicação essa informação tem uma abrangência maior, vai expandir por todo o município, estado e etc”, disse. Ele citou como exemplo uma informação política que circulou em grupos do aplicativo whatsapp, citando de deputados e partidos que nem existem mais. “Nós temos que ter cuidado para não informar mal a sociedade. Os meios de comunicação são muito bons, mas requer mais cuidado para que não seja prejudicial”, disse.

Publicidade

20160611_103513

Ao finalizar, Elder falou dos festejos do município. “Quero aqui reiterar, divulgar os festejos do padroeiro de nossa cidade, São João Batista. Não vamos levar em conta que o ápice dos festejos são as festas, mas a programação religiosa, que já se iniciou com as peregrinações, e dia 15, quarta-feira, começa o novenário, seguindo as celebrações até o dia 24. Convido a todos a participarem das festas, mas, também, irem à igreja rezar um pouco para nos proteger as coisas ruins”.

20160611_103835

Em seguida, ocupou a tribuna o vereador José Juvaldi Feitosa, o Didi (PSB). O parlamentar foi breve. Ele também reforçou a importância das festividades religiosas do município. “Que seja um festejo com muita paz e tranquilidade, que não haja transtornos e problemas e que Deus e São João Batista abençoe Massapê”. O vereador falou da necessidade de realizar melhorias na rodovia estadual PI 461, que interliga as cidades de Massapê e Jaicós, que está novamente cheia de buracos.

 Antônio Augusto da Costa Xavier, o Tontonho (PP), agradeceu pela aprovação do Projeto que concedeu Título de Cidadania à deputada Belê Medeiros. “Belê é uma pessoa que tem compromisso com Massapê, que é presente em nosso município e, portanto, é merecedora dessa homenagem, como também, os demais, a primeira dama Verônica, os deputados Merlong e Jesus Rodrigues, e a deputada Iracema Portella, a pessoa que mais contribuiu para o desenvolvimento de Massapê comparado a todos os deputados federais que foram votados em Massapê. Hoje vemos obras e mais obras, algo nunca visto, e uma das principais responsáveis por isso e o prefeito Chico Carvalho, com o apoio da deputada Iracema”.

20160611_104029

O parlamentar falou do início de mais uma obra no município, desta vez, na localidade Baixio, onde está sendo construído mais um sistema de abastecimento de água, que beneficiará onze famílias com água em suas casas. “O povo daquela região está de parabéns”. Segundo ele, Caldeirãozinho também será beneficiado com adutora e água em todas as residências. “Isso é progresso, é o trabalho do prefeito Chico Carvalho. Até o final do ano, tanto na cidade, como na zona rural, vamos ficar aí com 70% abastecido com água”.

Outras duas obras foram citadas pelo vereador, a passagem molhada do Angical, que muito foi criticada pelos oposicionistas, mas que hoje está em pleno andamento, e a praça Isabel Coutinho, que está em fase de conclusão. “Vai ser o cartão postal, vai valorizar e embelezar muito a nossa cidade de Massapê”.

Publicidade

Tontonho repercutiu o sucesso do Festival de Futebol de Areia da comunidade Angical. “Estão de parabéns todos os envolvidos na organização daquela grande festa, um dos maiores eventos do nosso município, e sem dúvidas, o mais bem organizado”. E falou dos festejos de Massapê. “Os festejos da nossa cidade está se aproximando. Como bem disse o colega Elder, não vamos apenas lembrar das festas na praça, mas, também, das novenas, da programação religiosa. Reforço a todos o convite a virem participar”.

O vereador Rivaldo de Carvalho Costa (PP) agradeceu aos vereadores pelo apoio na votação dos Projetos de sua autoria e destacou as figuras dos homenageados com Títulos de Cidadania. Ele enalteceu a deputada Iracema Portella. “Uma deputada que tem compromisso com o povo de Massapê. Ela veio aqui receber o voto e tem correspondido, destinando recursos, várias emendas parlamentares para pavimentação de ruas na cidade e no povoado São Francisco, a reforma do Mercado Público. É mais do que justa essa homenagem”. Sobre a primeira dama Verônica Cavalcante, Rivaldo destacou que ela tem estado ao lado do prefeito Chico Carvalho, dando suporte, sempre alegre e preocupada com o bem estar das pessoas de Massapê.  “Chico Tauá é um grande amigo do povo de Massapê. Como vereador desta região, quando Massapê ainda pertencia a Jaicós, contribuiu com seu trabalho, denominou a Avenida Pedro Martins, a Praça Matias Costa”, disse.

Rivaldo também falou sobre os festejos do município. “Estamos nos aproximando dos festejos de São João Batista. Vamos participar desse momento importante, das missas novenas, das quermesses, do leilão, e das festas”.

20160611_104704

O parlamentar também destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual gestão em Massapê, citando, dentre outras, a construção da praça Isabel Coutinho, que segundo ele, ficará pronta até o final desta semana, além das ruas que estão sendo pavimentadas. Ele também citou o início das obras de obras de abastecimento de água na comunidade Baixio do Deca. “São obras que o prefeito Chico Carvalho, com apoio do governo, dos deputados, senadores, tem realizado para melhorar as condições de vida da população de Massapê. É isso que um prefeito precisa fazer, correr atrás de projeto para melhorar a cidade e as comunidades rurais, e isso ele tem feito, pois ele tem carinho e compromisso com o povo de Massapê”.

Rivaldo também fez elogios ao Festival de Futebol de Areia, destacando a grandiosidade e a importância do evento para o município, tanto por promover o esporte e lazer à população, como também, por gerar renda. “Estão de parabéns todos os que contribuíram, que trabalharam para o sucesso daquele evento”.

Publicidade

20160611_105656

O presidente da Casa, vereador Davi Felipe Alves (PP), foi o último a se pronunciar. Em breve discurso, ele também falou dos festejos do município e das obras que estão em andamento no município. “Massapê tem um prefeito diferente de outros lugares, pois mesmo nesse tempo de crise, tem conseguido muitas obras. Chico Carvalho é um lutador. Ele não para. Toda semana está em Teresina buscando mais obras e ao mesmo tempo está perto da população, conversando com as pessoas. Tiro meu chapéu para o prefeito. Só tenho a elogiar e agradecer a Deus”, disse. O vereador trouxe a informação de que dois técnicos enviados pelo município estiveram região de Lagoa Grande e Porteiras, onde dois poços foram perfurados, mas não deram vazão. “Ele está insistido, procurando outra forma de resolver esse problema, e com certeza vai dá certo”, pontuou.

20160611_100418

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS