Connect with us

Massapê do Piauí

Casal celebra 70 anos de união matrimonial em Massapê do Piauí; veja fotos

Publicado

em

Uma missa em ação de graças realizada na tarde desta terça-feira, 1º de novembro, em Massapê do Piauí, celebrou os 70 anos de união matrimonial do casal Teodomiro Luiz de Carvalho, de 93 anos, e Raimunda Luíza de Carvalho, de 89 anos.

A celebração ocorreu em frente à residência do casal, presidida pelo padre Antônio Mendes, oportunidade em que, após sete décadas, renovaram os votos matrimoniais, fato que testemunhado e aplaudido por familiares e amigos.

Ao final, foi lida a história de vida dos dois. Teodomiro é filho de Luiz Benjamim de Carvalho e Ana Josefa de Carvalho. Raimunda, filha de João Francisco de Carvalho e Luíza Apolônia do Espírito Santo. Ela, viveu sua infância na localidade Angical; e ele, no município de Simões, e somente aos 19 anos passou a morar com a família na comunidade Baixio, na época, zona rural do município de Jaicós.

Teodomiro e Raimunda se uniram em matrimônio no dia 1º de novembro de 1947, com 24 e 19 anos, respectivamente, em uma cerimônia celebrada pelo padre Sabino, na igreja matriz de Nossa Senhora das Mercês, em Jaicós. Iniciaram a vida de casados na comunidade Angical, onde viveram por 13 anos. Nesse período, tiveram os três primeiros filhos, Constância, Zacarias e Epifânio. Após Teodomiro comprar uma propriedade e construir na comunidade Caraíbas, em setembro de 1960, a família se muda. Lá, viveram por 39 anos e tiveram mais um filho, Zezito.

Raimunda se dedicou mais ao lar e a criação e educação dos filhos. Apesar de não ter estudo, Teodomiro sabia ler escrever e fazer cálculos e se tornou o maior comprador de algodão da região. Ele tinha balança (pontos de negociação) em Caraíbas, Massapê, Riacho Seco e em Jaicós. O algodão e as peles de animais que comprava eram vendidas em Picos, Simões, Fronteiras e Araripina. Para isso, viajava muito e passava dias na estrada, a cavalo.

Publicidade

Além da vida de comerciante, Teodomiro também atuou na vida pública, sendo vice prefeito por um mandato e vereador por 16 anos no município de Jaicós. Com a emancipação de Massapê do Piauí, desmembrado de Jaicós, Teodomiro foi mais uma vez candidato e eleito vereador em 1997, e encerrou sua carreira política.

Em 1999, Teodomiro e Raimunda mudaram-se para a cidade de Massapê, onde residem até os dias atuais, há 18 anos.

Dos quatro filhos, o casal perdeu dois, Epifânio, falecido no ano de 2000, e Constância, que faleceu em 2008. Hoje, Teodomiro e Raimunda tem 17 netos, 10 bisnetos e 2 tataranetos.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS