Connect with us

Belém do Piauí

Codevasf anuncia investimento de R$ 40 milhões em asfaltamento no Piauí; veja a lista dos municípios

Publicado

em

Até 2017, cerca de R$ 40 milhões serão aplicados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na pavimentação de acessos em diversos municípios do Piauí por meio de convênios com a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e Prefeituras Municipais. A ação objetiva facilitar a circulação de produtores rurais familiares e da população em geral em localidades afetadas pela estiagem prolongada. Os recursos são oriundos do Orçamento Geral da União, destinados à Codevasf por meio de emendas parlamentares.

Serão pavimentados cerca de 364 mil m² de acessos. A expectativa é de que sejam beneficiadas cerca de 121 mil pessoas que vivem nos municípios atendidos. “A pavimentação de áreas povoadas nas zonas urbana e rural dos municípios promove a melhoria do trânsito dentro dessas comunidades, favorecendo as relações comerciais e sociais”, afirma Clarissa Santos, gerente regional de Infraestrutura da Codevasf no Piauí.

Ao todo serão atendidos 67 municípios piauienses, entre eles, Belém do Piauí, Caridade, Curral Novo, Jacobina,  Massapê, Simões e Vera Mendes. Nesses municípios, a pavimentação irá facilitar a circulação e a comercialização da produção agrícola. Entre os principais produtos cultivados no Piauí estão milho, arroz, mandioca, feijão, cana-de-açúcar, banana, laranja, manga, alho e o algodão arbóreo. No sul do estado, com seus cerrados, destacam-se as culturas de soja e sorgo, colocando o estado na posição de terceiro maior produtor de grãos do Nordeste. Ainda merecem destaque como atividade econômica no estado a produção de mel, o cultivo de caju e o beneficiamento da castanha-de-caju.

Além de promover a estruturação urbanística do local, a pavimentação se torna uma importante aliada no combate às doenças causadas pelo acúmulo de água residual doméstica e da própria chuva nos períodos inversos. “A ação também reduz a incidência de doenças respiratórias provocadas pela poeira das vias decorrentes dos vários meses de estiagem e ventanias intensas”, acrescenta Clarissa Santos.

Os municípios  beneficiados são Agricolândia, Água Branca, Altos, Amarante, Antônio Almeida, Aroazes, Aroeiras do Itaim, Arraial, Avelino Lopes, Barras, Batalha, Belém do Piauí, Cabeceiras, Campo Alegre do Fidalgo, Campo Maior, Capitão Gervásio, Caracol, Caridade, Castelo, Conceição do Canindé, Corrente, Curral Novo, Curralinhos, Demerval Lobão, Elesbão Veloso, Floresta, Inhuma, Ipiranga, Isaías Coelho, Itaueira, Jacobina, Joca Marques, Manoel Emídio, Massapê, Miguel Alves, Milton Brandão, Monsenhor Gil, Novo Oriente, Novo Santo Antônio, Oeiras, Palmeirais, Parnaguá, Parnaíba, Paulistana, Pimenteiras, Santa Cruz, Santa Filomena, Santa Luz, Santa Rosa, Santo Inácio, São Gonçalo, São João da Varjota, São João do Piauí, São José do Divino, São Miguel do Tapuio, São Pedro, Sigefredo Pacheco, Simões, Simplício Mendes, Socorro, Tamboril, Tanque, União, Várzea Grande, Vera Mendes e Wall Ferraz.

Publicidade

Fonte: Acesse Piauí

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS