Connect with us

GERAL

Em Massapê, palestra e roda de conversa debate sobre inclusão digital e uso seguro da internet

Publicado

em

A inclusão digital e o uso seguro da internet. Essa foi a temática abordada em um evento realizado pela Prefeitura de Massapê do Piauí na noite desta segunda-feira, 26, na Unidade Escolar Rafael Manoel da Costa, da rede pública estadual de ensino.

Para subsidiar o debate entre alunos e adolescentes do NUCA em uma roda de conversa, o tema foi explanado pela mobilizadora do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), Lúcia Sousa, e pela articuladora do Selo Unicef em Massapê, Joelma Araújo.

Na abertura, Lúcia fez explicou sobre as atividades que vêm sendo realizadas pelo município de acordo com o Guia do Unicef. “Este encontro é parte das ações do Desafio 4, que visa promover o direito à inclusão digital e ao uso seguro da internet.”, disse.

A mobilizadora salientou que, com o processo de universalização do acesso, a internet passou fazer parte de quase todos os momentos da vida dos adolescentes e tem sido uma ferramenta utilizada para fins diversos, desde estudar, fazer pesquisas e, principalmente, para se comunicar e manter relações pessoais através das redes sociais. Parte das atividades dos adolescentes está associado ao uso das tecnologias. “O celular hoje parece até mesmo uma extensão do nosso próprio corpo.”, pontuou, conscientizando para a importância do bom uso.

Lúcia Sousa afirmou que a internet é como um espaço público, a exemplo das ruas e praças, onde estão muitas pessoas, tanto amigos, como pessoas desconhecidas. “Isso requer de todos nós muita atenção e cuidado.”

Publicidade

Em sua palestra, Joelma Araújo explicou sobre a rede mundial de computadores, quais as principais utilidades da internet e, também, alertou os adolescentes e jovens para os riscos inerentes do uso desta, orientando e conscientizando aos presentes para o uso saudável e seguro.

A articuladora citou os jogos online, que podem influenciar o desenvolvimento de comportamento violento em jovens, os perfis falsos nas redes sociais, a existência de conteúdos com apelo sexual, violento e até ilegal, considerados impróprios para determinada idade, dentre outras situações como bullying.

Após as palestras, os adolescentes do NUCA conduziram uma roda de conversa com os alunos acerca da temática. Dentre os questionamentos, se os participantes conhecem ou já tiveram a privacidade invadida na internet? Se já teve que lidar com situações desconfortáveis por causa de um relacionamento ou uma amizade na rede? Se já viram casos de intolerância religiosa, preconceito, desrespeito? Quando situações desagradáveis na internet acontecem, a quem você costuma pedir apoio? Qual seria o papel da escola para que as pessoas adquiram o conhecimento necessário para usar a internet de maneira saudável, sem correr riscos nem ofender ninguém?

Durante o evento, foram exibidos vídeos da Campanha #InternetSemVacilo, que mostram situações que fazem parte do cotidiano de quem usa a internet. Ao final, os adolescentes do NUCA realizaram dramatizações de situações que são comuns da internet, como o compartilhamento de informações falsas.

   

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS