Connect with us

GERAL

Encontro discute gravidez e DSTs com adolescentes em Massapê do Piauí

Publicado

em

A Prefeitura de Massapê do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Articulação local do Selo Unicef, promoveu um encontro com adolescentes na manhã desta quarta-feira, 27. Na pauta, a Prevenção à Gravidez na Adolescência, uma questão de saúde pública.

A temática foi abordada em uma palestra ministrada pela enfermeira Daniely Xavier, com o objetivo de desmitificar o assunto e, principalmente, orientar os adolescentes para a prevenção com foco no uso preservativo masculino e feminino para evitar a gravidez e uma série de infecções sexualmente transmissíveis, como HIV/Aids, sífilis, gonorréia, hepatites virais, dentre outros.

O encontro destacou, ainda, os riscos à saúde da gestantes e do bebê, como também, as consequências de uma gravidez não planejada nessa fase da vida, que muitas vezes leva os jovens a abandonarem os estudos, a ficarem dependentes dos pais, e dessa forma, anularem seus sonhos.

Enfermeiras Daniely e Claudete e a articuladora do Selo, Joelma Araújo – Foto: Danilo Bezerra

Ao final da palestra foi realizada uma dinâmica, onde os adolescentes puderam compartilhar um pouco do que aprenderam no encontro à cerca da temática.

A enfermeira Claudete Batista, que é coordenadora da Atenção Básica, salientou que o objetivo é disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas. “Estamos orientando sobre a gravidez na adolescência, a promoção e prevenção. Essa é uma ação importante, considerando a alta incidência de gravidez precoce com adolescentes nessa faixa etária, de 14 a 16 anos.”, disse.

Publicidade

A enfermeira salientou que existe um trabalho continuado na rede da Atenção Básica do município. “Quem não participou desse encontro pode procurar a Unidade Básica de Saúde e terá as informações que precisar.”, acrescentou.

 A articuladora do Selo Unicef em Massapê do Piauí, Joelma Araújo, também participou e destacou a importância do conhecimento para a prevenção.

    

Por Danilo Bezerra – Assessoria de Comunicação

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS