Connect with us

Massapê do Piauí

Estudante de Massapê do Piauí ganha medalha em Olimpíada Nacional

Publicado

em

O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) divulgou nesta terça-feira, dia 03 de dezembro, o resultado da 15ª edição da Olimpíada Brasileira Matemática (OBMEP), um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, para estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

Os candidatos de escolas públicas concorrem a 6,5 mil medalhas – 500 de ouro, 1,5 mil de prata e 4,5 mil de bronze, além de 46,2 mil certificados de menção honrosa. Já os alunos de escolas particulares receberão 975 medalhas – 75 de ouro, 225 de prata e 675 de bronze, além de 5,7 mil menções honrosas.

Veja os premiados no Piauí

O município de Massapê do Piauí teve, pela primeira vez na história, um aluno na relação dos premiados. Danilo Rodrigues Silva, de apenas 12 anos, que cursa o 6° ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal João Manoel da Costa, ganhou medalha de bronze.

O resultado foi comemorado pelo município. Em uma postagem nas redes sociais, o secretário de Educação, Leonel Lopes, parabenizou ao aluno e a todos os envolvidos.

Publicidade

“Parabéns ao Danilo e sua família pela brilhante conquista. Em 2019 foi o início de um trabalho de treinamento para a OBMEP, uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e o professor Francisco Raimundo Coutinho Júnior.  Meus parabéns ao professor Júnior pelo êxito no trabalho em tão pouco tempo. Suas habilidades de transmissão dos conhecimentos matemáticos foram de suma importância nessa conquista. Parabéns a Escola Municipal João Manoel da Costa e todos os professores de Matemática do Danilo que ajudaram nessa conquista”, disse.

Leonel Lopes, secretário de Educação de Massapê do PI

O resultado, representa uma conquista histórica. “Só quem conhece o nível de dificuldade da OBMEP sabe o tamanho da conquista do Danilo, que é um aluno exemplar, inteligente e focado. Essa disputa é em nível nacional. Milhões de alunos fazem a prova e só 5.500 são premiados. Ou seja, é motivo de alegria para todos nós de Massapê”, disse.

Professor Júnior Coutinho com o aluno Danilo Rodrigues

Leonel falou sobre o treinamento dos alunos para a OBMEP.  “É um projeto denominado OBMEP na Escola. Foram realizadas aulas de treinamento todos os sábados com alunos de todo o município, selecionados por meio de diagnóstico. Esse trabalho iniciou em abril e prosseguiu até conclusão da segunda fase, agora no final de setembro. A Secretaria de Educação de Educação dava ajuda de custo de combustível para os pais trazer os alunos até a sede e as aulas eram ministradas pelo professor Júnior”, explicou.

O gestor da Educação no município acredita que esse seja o início da colheita dos frutos de um trabalho planejado. “No início do ano letivo, durante as formações, nós anunciamos a OBMEP como um dos nossos focos em 2019. E esperamos muito mais nos resultados do Ideb”, pontuou.

    

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS