Connect with us

DESTAQUES

MASSAPÊ 24 ANOS | Prefeito inaugura obras de mobilidade, saúde e abastecimento de água

Publicado

em

O município de Massapê do Piauí está comemorando seus 24 anos de emancipado. Uma diversificada programação foi preparada pelo Governo Municipal para celebrar e festejar a mais importante data do calendário local. Na última terça-feira, 10, segundo dia de atividades, o prefeito Chico Carvalho presenteou a população rural com a entrega de obras importantes nas áreas de mobilidade, abastecimento de água e saúde na região do povoado Abóbora, distante cerca de 18 km da sede.

A maratona de inaugurações teve início com a entrega da terraplanagem de seis quilômetros de estrada vicinal, uma obra realizada com recursos destinados pelo senador Ciro Nogueira e que beneficia a cerca de 150 famílias da região que utilizam a referida estrada para ter acesso à cidade, e que agora trafegam com mais segurança e conforto, reduzindo o tempo e os custos das viagens.

Em seguida, a comitiva liderada pelo prefeito Chico Carvalho e a vice-prefeita Luíza Cecília visitou residências onde residem famílias que foram beneficiadas por dois projetos que trouxeram melhorias significativas na qualidade de vida.

É o caso da dona de casa aposentada Eva de Sousa Retrão, de 80 anos, que foi contemplada pelos projetos. A casa onde ela mora há décadas agora tem um banheiro completo e água em uma torneira instalada no terreiro. “Aqui agora tá mais do que bom. Tenho água na frente de casa e um banheiro pra tomar banho. A gente quando fica velho precisa aquietar mais, de mais conforto. Só Deus sabe o tamanho do benefício”, disse ela, emocionada.

A dona de casa Josefa Cecília da Silva, de 53 anos, relatou o quanto sofreu em busca de água para beber e para o uso no lar. “Todo dia eu tinha que carregar água lá do rio no sol quente. Botava a cangalha no jumento e descia. Ave Maria, era ruim demais. Ficava de pescoço doendo de carregar lata de água na cabeça. Mas aí botaram água pra nós. É só abrir a torneira, colocar a mangueira e encher as vasilhas”, disse.

Publicidade

A casa onde ela mora com o esposo e filhos também foi contemplado com o projeto de melhorias sanitárias, que beneficiou 22 famílias da região do povoado Abóbora com a construção de banheiros com lavanderia. Para dona Josefa, esse foi outro grande benefício. “Aqui em casa não tinha banheiro. A gente improvisava uma cerquinha pra se esconder e tomar banho. As necessidades, a gente fazia no mato. Dava um jeito. Agora minha casa tem um banheiro todo bonito, arrumado e a gente banha de chuveiro”, disse, comemorando a construção do banheiro, uma intervenção que vai trazer mais dignidade, conforto e saúde para as famílias.

O abastecimento de água, segundo o prefeito Chico Carvalho, é parte de um grandioso projeto que está sendo executado na zona rural e que visa levar água para centenas de famílias em todo o município. “Aqui no povoado Abóbora, por exemplo, nós perfuramos e equipamos um poço tubular, e construímos um sistema de distribuição de água que está levando água para 43 unidades consumidoras, dentre residências, prédios públicos e estabelecimentos comerciais”, disse.

A obra é fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Massapê com o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), com o apoio do senador Ciro Nogueira e a deputada federal Iracema Portella. Ao todo, mais de 30 poços foram perfurados e parte desses já foram equipados.

As melhorias sanitárias domiciliares são frutos de outro convênio, este, firmado com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), com recursos também destinados pelo senador Ciro Nogueira. Além da comunidade Abóbora, outras também foram beneficiadas, como Fraga, Caraíbas e Baixio do Cesário, onde foram construídas outras 43 unidades.

_Cerimônia
Depois de visitar diversas residências, o prefeito Chico Carvalho, ladeado da vice-prefeita Luíza, secretários municipais, vereadores, lideranças políticas e da população, participou de uma cerimônia no Posto de Saúde Nelson Farias da Silva, no povoado Abóbora.

Publicidade

O evento marcou a reinauguração da unidade de saúde, que passou por reforma e foi ampliado, com o objetivo de promover melhorias na qualidade dos serviços de saúde que são prestados à população, como também, nas condições de acolhimento aos profissionais da saúde e aos usuários.

Na cerimônia, os oradores enalteceram o trabalho que vem sendo realizado pela gestão municipal nas mais diversas áreas, tanto na sede, como nas comunidades rurais, que tem desenvolvido o município e melhorado a vida das pessoas.

A secretária de Saúde, Deliany Cavalcanti, citou as conquistas da área e afirmou que o objetivo da gestão é descentralizar e qualificar os serviços de saúde, aproximando cada vez mais das pessoas onde elas residem. Dentro desse plano de descentralização, ela informou que em breve serão inauguradas mais duas Unidades Básicas de Saúde na zona rural, uma comunidade Poço Redondo e outra no povoado Porteiras.

A gestora também apresentou um novo profissional da Saúde, o médico Rodrigo Rocha, contratado para aumentar a capacidade de atendimento na Rede de Atenção Básica à Saúde no município de Massapê do Piauí.

Após os pronunciamentos, autoridades realizaram o desenlace da fita inaugural e adentraram no Posto de Saúde para conhecer a nova estrutura, que dispõe de recepção, consultórios médico, de enfermagem, banheiros, consultório odontológico, dentre outros espaços.

O prefeito Chico Carvalho fez um longo pronunciamento onde falou sobre as obras inauguradas na região de Abóbora e do seu sentimento de realização em promover melhorias na qualidade de vida da população. O gestor destacou os investimentos feitos em prol do abastecimento de água.

Publicidade

“Todas são importantes, mas essa é a que mais me emociona e me realiza como gestor, pois água é vida. É a obra que faço com maior prazer e alegria em Massapê do Piauí. Vi hoje a alegria estampada no rosto dessas pessoas, todos felizes. Pessoas chorando de alegria, como é o caso da dona Eva, emocionada por receber água na torneira em sua residência. A dona Fita, que lembrou os velhos tempos de sofrimento que doía o pescoço levando um balde de água na cabeça e hoje está feliz porque a água não está só na torneira na frente da casa, já está encanada para o banheiro. São esses relatos que nos dão cada dia mais estímulo para prosseguirmos com esse nosso projeto”, disse.

O gestor elencou comunidades que também estão sendo contempladas nessa etapa de equipagem. “No Deserto já equipamos e falta levar para mais casas. Também vamos equipar o Angico, aquela comunidade que tem esse sofrimento. Na Passagem, a caixa já está colocada, a adutora feita. Já está em andamento também lá no Poço Redondo e na Boa Vista. Juá e Morcego já estão funcionando. Aos poucos nós vamos equipando e entregando à população”, afirmou.

Em sua fala, o prefeito também anunciou novas conquistas para o município, como a aquisição de uma van com 16 lugares para o transporte de pacientes de Massapê para outros centros de saúde e afirmou que estão assegurados mais 300 mil reais para a terraplanagem de mais um trecho da estrada entre a cidade e o povoado Abóbora.

_Presenças
Além do prefeito e vice-prefeita, também estiveram presentes a primeira-dama Verônica Cavalcanti, os vereadores Rivaldo Carvalho, Antônio Augusto (Tontonho), José Marilson, Mariane Farias, José Juvaldi (Didi), Davi Felipe, Nonato Apolônio e José Duruteu (Filô), os secretários municipais Nivaldo Rodrigues (de Obras), Lucileide Carvalho (de Gestão), Robervan Silva (de Controladoria), Leonel Lopes (de Educação), Reinaldo Carvalho (de Fazenda), Francivaldo Reis (de Agricultura), Maria Lúcia (de Cultura), Roberto Carvalho (de Esportes), José Erenildo (de Gabinete), além de lideranças políticas como Daniel Xavier, Zé Mário, Rosolândia Farias, Augusto Xavier, dentre outros.

_Mais fotos

Publicidade

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS