Connect with us

Massapê do Piauí

MASSAPÊ: Comunidade católica celebra a missa da festa de São João Batista, o maior profeta; veja fotos

Publicado

em

[ad#336×280] Fotos: Odaliana Carvalho.

Fieis lotaram a Igreja de Massapê do Piauí na manhã desta terça-feira (24), para celebrar o nascimento de um dos santos mais populares da tradição católica, São João Batista, padroeiro do município.

A missa solene foi presidida pelo padre Antônio Mendes, pároco da Paróquia de Jaicós, com a presença de centenas de pessoas. Um momento de fé e devoção, dia de agradecimento pelas graças alcançadas e renovação dos votos.

Clique aqui e veja todas as fotos do encerramento dos festejos!

Após a missa, a comunidade saiu em procissão pelas principais Ruas do Centro da cidade, conduzindo o andor com a nova imagem do padroeiro, doada pela comunidade. O percurso foi animado com muito louvores, e também, momentos de oração. O calor não impediu a participação dos fieis na caminhada.

Publicidade

De volta à Igreja, o sacerdote deu a bênção final, encerrando as festividades do maior evento religioso do município, que este ano teve como tema “João Batista clamou no deserto, a exemplo dele clamamos por paz e justiça”.

A homenagens continuaram mesmo após a Missa Solene. Animados pelo músico Marquinhos de Recife, que veio especialmente para animar os festejos do padroeiro, devotos cantaram louvores ao santo. No altar, a imagem de São João foi reverenciada pelo muitos fieis, que aproveitaram para registrar, com fotos, a participação na festa. Um momento marcado pela alegria e emoção.

A programação religiosa teve início no dia 03 de junho, com a peregrinação das três imagens nas famílias. De 15 a 23 de junho, foi celebrado o novenário em honra ao santo precursor, período em que os fiéis tiveram a oportunidade de mergulhar na história de vida de São João Batista. Um dos destaques do festejo deste ano foi a grande participação da comunidade.

Em entrevista, o padre Antônio falou sobre o padroeiro. “São João Batista é considerado pela Igreja como o maior dos profetas, uma vez que foi ele o enviado para preparar os caminhos do Senhor”, explicou. Segundo ele, a tradição de comemorar o São João no interior também tem relação com a vida do santo, que pregava longe dos centros das cidades. Ainda segundo o padre, o trabalho de João incomodou as autoridades romanas. “Ele foi preso e degolado pelo rei Herodes aos trinta anos, mas a Igreja celebra o seu nascimento”, disse.
[divider]
NOTÍCIAS RELACIONADAS: 

– Nondas é homenageado na 5ª noite dos festejos de São João Batista
– Festejos do padroeiro movimenta comunidade católica em Massapê
– Imagens voltam à igreja na abertura do novenário de São João Batista
[divider]

Publicidade

Mais fotos:

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS