Connect with us

DESTAQUES

Massapê do Piauí forma a 1ª turma do programa de combate às drogas e à violência; veja fotos

Publicado

em

Em solenidade realizada na noite desta quarta-feira (20), a Prefeitura Municipal de Massapê do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação, e em parceria com a Polícia Militar, promoveu a formatura da primeira turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), no município.  O evento aconteceu na Praça Matias Costa e foi bastante prestigiado.

A primeira turma formada pelo PROERD, em Massapê do Piauí, é composta por 46 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal João Manoel da Costa, que durante dois meses foram acompanhados pelo sargento Tarciso Castro, em uma ação que visa a formatação de uma rede protetiva, que viabilize a potencialização de grupos sociais sadios, buscando a perspectiva do bem estar social e um futuro mais digno e objetiva também, o combate ao uso de drogas, a violência e a criminalidade na escola e na comunidade.

Durante a solenidade, a Major Elizete Lima, que é Coordenadora Estadual do PROERD, falou da importância do programa no combate às drogas e à violência. “O PROERD é esse programa belíssimo que faz com que as crianças levem para casa tudo que aprenderam em sala de aula com o nosso policial, e isso se torna uma multiplicação, vai se ampliando e a gente vai capacitando essa nova geração contra a droga e contra a violência. O programa é importante porque essas crianças estão capacitadas a dizerem não à droga e à violência. A Polícia Militar do Brasil tem essa ferramenta chamada PROERD que faz com que a gente trabalhe junto com os professores e com a família para que a nova geração não ingresse nesse mundo, que é um mundo sem volta” disse ela.

A Major também parabenizou a Prefeitura Municipal e as famílias pela parceria feita que possibilitou o desenvolvimento do programa. “É uma honra muito grande trazer o programa a essa cidade, e o PROERD só foi possível em Massapê do Piauí graças a uma parceria que a Polícia Militar do estado do Piauí fez com a Prefeitura Municipal. Massapê está de parabéns. Os pais compreenderam a missão que é nossa, da Polícia Militar, da escola e também da família. A família tem que estar perto dos filhos, porque se não estivermos perto, alguém estará e esse alguém pode não querer o bem dos nossos filhos” finalizou.

O Comandante da 3ª Companhia do 4º Batalhão de Polícia Militar, capitão Lindomar Félix dos Santos, também parabenizou a todos os envolvidos na realização do programa e disse que é um trabalho preventivo de grande relevância. “Agradeço de coração a todos os envolvidos, que fizeram de tudo para que esse evento se concretizasse, o prefeito, a secretária de Educação, o sargento Tarciso, que trabalha aqui comigo e a gente sabe muito bem o grau de responsabilidade, ele é altamente compromissado com nossa instituição. Parabéns aos professores, alunos, famílias, porque sabemos muito bem que, infelizmente, nossa sociedade está contaminada pelas drogas, mas esse trabalho preventivo é de fundamental importância e a gente fica muito feliz em ver essas crianças sendo formadas. Com certeza, vamos dar continuidade a esse serviço, porque é um trabalho muito importante e gratificante e toda a sociedade massapeense está de parabéns” ressaltou.

Publicidade

O prefeito Francisco Epifânio Carvalho Reis, o Chico Carvalho, parabenizou aos 46 alunos formados no Proerd e desejou que todo o aprendizado permaneça com eles para toda a vida. O gestor agradeceu ao apoio dos pais e dirigiu elogios a major Elizete pelo trabalho realizado através do Proerd no Piauí e manifestou total apoio ao programa. “Fica aqui o meu agradecimento e o meu compromisso de enquanto gestor, apoiar essa importante iniciativa da Polícia Militar em nosso município. Em 2018, vamos dar continuidade na Escola João Manoel da Costa e levar, também, ao povoado São Francisco. Esse programa é enriquecedor e veio para somar ao trabalho que é feito na escola e nas famílias”, disse.

O gestor fez um breve comparativo com tempos passados e atualidade e frisou que, muito embora os tempos tenham mudado, tornando a vida das pessoas mais fáceis em alguns aspectos, as famílias têm encontrado dificuldade em educarem seus filhos. “O acesso à educação melhorou, tem transporte e escolas na cidade e nas comunidades rurais, a tecnologia está ao alcance de todos, melhorando a vida da população, mas junto com tudo isso, chegou a perversa e nefasta droga, as lícitas e ilícitas, que está adentrando as cidades pequenas, o interior. É algo que preocupa os gestores e as famílias”, disse, conclamando pela união de todos. “E para combater esse mal, é importante que nós, escola, família e Polícia Militar, nos demos as mãos em defesa das nossas crianças e adolescentes, para que no futuro tenhamos cidadãos dignos e vencedores”, pontuou.

A Secretária Municipal de Educação, Bruna Maria Leal de Carvalho, agradeceu o empenho da equipe da Educação no desenvolvimento do programa, ao sargento Tarciso pelo trabalho e desejou que os alunos carreguem os ensinamentos para sempre com eles. “Parabenizo e agradeço a toda a equipe da Secretaria de Educação e da Escola municipal João Manoel da Costa por todo empenho, tanto no desenvolvimento do programa, quanto na realização dessa formatura. Agradeço e parabenizo o sargento Tarciso pelo importante trabalho que está desenvolvendo junto à Educação de Massapê do Piauí. Parabéns também aos alunos, que hoje são nossas estrelas. E que essas lições aprendidas durante o programa, vocês carreguem durante toda a vida e coloquem em prática em seus caminhos”.

Ela também ressaltou a importância das ações preventivas e orientativas junto às crianças e adolescentes e disse que o objetivo é dar continuidade ao trabalho no município. “Sabemos que hoje as drogas estão cada vez mais presentes na vida das nossas crianças e adolescentes, mais próximas das nossas famílias, amigos. A gente sabe que, muitas vezes, a família e a escola tem receio em tratar do assunto, mas na verdade precisamos conversar, orientar, educar nossas crianças, porque o caminho é prevenir, porque tratar sempre é mais difícil. Devemos prevenir com orientação de educação. Então, esse programa é de grande importância, veio muito a contribuir e deve continuar. Pretendemos, com o aval do prefeito, que também abraçou a causa, dar continuidade até abranger mais turmas, inclusive da zona rural.  Muito ainda vamos trabalhar, porque nossas crianças precisam desse cuidado, prevenção e orientação para que possamos ter um futuro melhor” disse.

A mãe de um dos formandos também falou sobre a importância do programa para a cidade de Massapê do Piauí. “Creio que para todos que estão aqui, este é um programa muito bom que chegou até a cidade. Esse trabalho chegou no momento certo, os alunos aprenderam bastante e esse programa ensinou esses adolescentes e crianças a dizerem não ás drogas. É muito bom ver o trabalho desses policiais que se interessaram em vir aqui e trazer o Proerd. Fiquei muito feliz em ver minha filha se interessar por esse trabalho, quando chegava em casa ela sempre falava sobre esse programa. Este programa chegou para abençoar muitas vidas e ensinar essas crianças á resistir ás drogas e violência” disse ela.

Publicidade

Foi realizado durante a solenidade a leitura de redações produzidas pelas alunas Ana Raweny Macêdo, Gabriela de Paiva e Suene da Conceição, que representaram os demais concludentes, sobre os conhecimentos adquiridos ao longo do programa; o juramento, que foi conduzido pela aluna Luna Costa, sendo repetido pelos demais formandos e a entrega dos certificados de conclusão.

Ainda durante o evento, integrantes do projeto “Descobrindo Talentos”, que é uma iniciativa da Prefeitura de Massapê do Piauí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizaram uma apresentação musical, coordenada pelo instrutor Marcos Rogério e uma apresentação de dança, feita com a orientação dos professores Emanuel Soares.

Na oportunidade, o prefeito Francisco Epifânio Carvalho, a vice-prefeita, Luiza Cecília de Carvalho, a primeira dama Verônica Cavalcante, madrinha do Proerd, Secretária Municipal de Educação, Bruna Maria Leal e o Capitão Lindomar Félix, e professores, foram homenageados com entrega do certificado “Amigos do Proerd”.

Também estiveram presentes durante a solenidade, a presidente do Conselho de Direito da Criança e do Adolescente, Joyce Lima Canuto, que representou a Secretária de Assistência Social, presidente da Câmara Municipal de vereadores, Rafael Carvalho, as diretoras geral e adjunta da Escola Municipal João Manoel da Costa, Eliveste Firmina da Conceição e Agardênia de Carvalho, coordenadora do Conselho Tutelar, em Massapê do Piauí, Maria do Amparo Reis, além de alunos, familiares e a sociedade civil.

Veja mais fotos: 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS